sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Mais de 680 pessoas ficam sem moradia após a chuva no RS

15/11/2013 
Do G1 RS
Temporal atingiu Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/RBS TV)

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou um relatório na noite desta sexta-feira (15) com os prejuízos após o temporal desta sexta-feira (15) no estado. São 684 pessoas sem moradia. Em São Gabriel, na Região da Campanha, 240 pessoas ficaram desalojadas e precisaram ir para casa de parentes ou amigos. Em São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, 110 pessoas ficaram desabrigadas e foram para abrigos oferecidos pela prefeitura.

O relatório cita casas e uma escola destelhada em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo. Em Lajeado, no Vale do Taquari, houve chuva de granizo e 136 pessoas foram atingidas diretamente. Em Anta Gorda, também no Vale do Taquari, 400 pessoas foram atingidas pela chuva.

Em Santa Maria, o vento chegou a 76 km/h. A queda de uma árvore interrompeu o trânsito na ERS-509, e o tráfego foi liberado por volta das 15h30. Também houve registro de queda de árvores no centro da cidade. Em Santa Cruz do Sul, algumas residências foram destelhadas com a força do vento. O município de Bagé também relatou danos em função da chuva, além de Ijuí e Santa Rosa.

O hospital do município de Vera Cruz ficou destelhado por causa da chuva. Nove pacientes que estavam internados no segundo andar do prédio foram transferidos para o primeiro andar. A maioria dos bairros da cidade também relataram estragos com o vento forte.

O temporal atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre por volta das 17h. O sistema Metroclima, da prefeitura da capital, emitiu alerta para a possibilidade de granizo e vento forte.
Vento forte derrubou árvore em cima de uma casa em Charqueadas (Foto: Vanessa Felippe/RBS TV)

Em São Borja, na Fronteira Oeste, algumas casas também foram destelhadas com a força do vento na Vila Jaguari. O temporal começou por volta das 15h e provocou queda de árvores, postes e fios da rede elétrica. Mais de 8,5 mil consumidores ficaram sem luz.

O temporal destelhou mais de 20 casas em Charqueadas, na Região Carbonífera. De acordo com a Defesa Civil, a situação mais grave ocorreu depois que uma árvore caiu em cima de uma casa. Um homem estava dentro da residência, mas não se feriu.

Depois do temporal que causou prejuízos em praticamente todas as regiões do Rio Grande do Sul, o tempo seco deve predominar neste sábado (16) em todo o estado. O dia começa com tempo instável, mas o sol deve aparecer no período da tarde. As temperaturas devem baixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário