quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Balanço da ação 'Legalidade II' na Zona da Mata é apresentado

27/11/2013 
Do G1 Zona da Mata
Operação apreendeu munições e materiais para refino de drogas (Foto: Nathalie Guimarães/G1)

Dez pessoas foram presas na regional da Polícia Civil em Leopoldina, três em Ubá, três em Muriaé e uma em Juiz de Fora nesta quarta-feira (27) durante a ação “Legalidade II” na Zona da Mata. Os dados foram divulgados pelo chefe do 4º Departamento da Polícia Civil, Rogério de Melo Franco Assis Araújo, à imprensa no início desta tarde. Em Juiz de Fora, ninguém foi preso até o momento. Foram realizados nove mandados de busca e apreensão e 36 mandados de prisão. Drogas, quatro armas, um caminhão, duas motocicletas e três celulares, entre outros itens, foram apreendidos. Na Zona da Mata, a operação contou com 100 policiais e 40 viaturas. A Legalidade II faz parte da "Operação Mais Segurança" da Polícia Civil, que começou no dia 18 de novembro e vai até 31 de dezembro em todo o território mineiro.

Em Juiz de Fora, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em um sítio no Bairro Náutico, em uma loja de alinhamento e venda de peças de automóveis no Bairro São Pedro e em uma casa no Bairro Benfica. Na loja foram apreendidos 2,5 quilos de pasta de cocaína, dois galões com líquido utilizado para o refino da droga, 25 munições calibre 12, uma munição calibre 38, uma balança e uma motoaquática. De acordo com a assessoria de imrpensa da Polícia Civil de Minas Gerais, foi preso um traficante de Rondônia.

Segundo a delegada regional da Polícia Civil em Juiz de Fora, Sheila Oliveira, o estabelecimento comercial funcionava como fachada para o tráfico. "O local seria o depósito para fazer a mistura de materiais entorpecentes, já que foram materiais utilizados no refino de droga", explicou. Ela ainda informou que todos os imóveis são de um mesmo proprietário e todos relacionados a uma mesma quadrilha.

A delegada explicou que o objetivo da operação é aprimorar os trabalhos de investigação policial, além de desarticular quadrilhas de tráfico de drogas. Participaram da operação em Juiz de Fora 27 policiais em dez viaturas.

A operação contou com a atuação da Coordenadoria de Operações Policiais de Inteligência (COPI), implantada desde que Sheila Oliveira assumiu a delegacia regional, no início de novembro. De acordo com ela, a coordenadoria recebe informações privilegiadas e são instaurados inquéritos policiais, operacionalizando posteriormente os resultados das investigações.

Para Rogério de Melo Franco Assis Araújo, a operação vai contribuir para que o fim de ano seja mais tranquilo para a população. Ele ainda elogiou a participação da COPI na operação. "Já está apresentando um resultado prático com rapidez. Certamente iremos passar para outras cidades. Faz diferença porque evita a difusão de informação", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário