sábado, 5 de novembro de 2016

05/11- Dia do Escrivão/ Dia da Ciência e Cultura (Rui Barbosa) / Dia do Cinema/ Dia do Rádio Amador / Dia do Técnico em Eletrônica

05/11/2016

Escrivão de Polícia. Quem é esse profissional?

Na Delegacia o mesmo trabalha na Seção de Cartório.
1º - É aquele encarregado de confeccionar todas as peças inerentes aos Inquéritos da Polícia;
2º - É o responsável pela guarda dos objetos relacionados com os Inquéritos Policiais, Termos Circunstanciados de Ocorrências (T.C.Os) e demais procedimentos Cartorários;
3º - É aquele que cuida da guarda e organização cronológica dos Inquéritos e T.C.Os.;
4º - É aquele que registra com paciência a tomada dos depoimentos, presididos pelo Delegado:
5º - É aquele que tem "fé de ofício" para certificar atos inerentes aos procedimentos policiais, e, auxilia a Autoridade Policial, confeccionando todas as peças, bem como é aquele que agenda as ouvidas para conclusão dos respectivos autos de inquéritos;
6º - Não é de sua competência a gerência (Administração da Delegacia);
7º - Ainda não somos suficientes para preencher todos os cargos nas Delegacias de Polícia, com o objetivo de atender melhor a população.

Colega Escrivão valorize-se, pois, o que aparentemente para os outros parece ser pouco em matéria de atribuição, as suas são as que mais requerem atenção e profissionalismo, além das inúmeras etapas a ser seguidas dentro dos respectivos autos, e, os detalhes dos detalhes é quem o torna cada dia mais imprescindível na atuação da Polícia Judiciária.

PARABÉNS A TODOS OS ESCRIVÃES DE POLÍCIA.

Por Divanildo Gonçalves
Dir. Administrativo – UNEPPE

Postado por Gilvan Vanderlei
Diretor de Inativos – UNEPPE

Dia da Ciência e Cultura

Hoje (05 de novembro) inspirando-se no nascimento do abolicionista Rui Barbosa, o Brasil comemora o Dia da Ciência e Cultura. A data foi institucionalizada em 15 de maio de 1970 com a Lei nº 5.579 e tem como objetivo estimular a produção de conhecimento científico e expressões culturais em todo o país.


Ciência (do latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Refere-se ainda à investigação, estudo e descoberta de novos conhecimentos.

Cultura é o conjunto de costumes, tradições, conhecimentos, instituições e valores partilhados por determinado grupo social que seguem um padrão. São as manifestações intelectuais, sociais e artísticas que caracterizam determinada sociedade.

Escolas, Faculdades, Instituições e Centros de Cultura em todo o mundo percebem que para se construir uma cultura consolidada e um saber científico valorizado é necessário se investir em educação. A educação deve se pautar em práticas que envolvam ciência e cultura desde os anos inciais.

Rui Barbosa (Salvador/BA, 1849 – Petrópolis/RJ, 1923)
Um dos mais importantes personagens da história do Brasil, deixou exemplos brilhantes no Jornalismo, na diplomacia, na política e no Direito.

Seu comportamento sempre revelou sólidos princípios éticos e independência política. Participou de todas as grandes questões de sua época, dentre as quais o abolicionismo, a defesa da Federação e a fundação da República. Orador imbatível e estudioso da língua portuguesa, foi presidente da Academia Brasileira de Letras em substituição a Machado de Assis.

A casa onde viveu a partir de 1895, no Rio de Janeiro, foi comprada pelo governo brasileiro um ano após sua morte, juntamente com a biblioteca, os arquivos e a propriedade intelectual de suas obras. Em 1930, foi aberta ao público como museu e hoje sedia a Fundação Casa de Rui Barbosa, responsável pela preservação e difusão deste acervo.

O busto de Rui Barbosa que está na entrada da Fundação foi esculpido pelo português Rodolfo Pinto do Couto.

Dia do Cinema Brasileiro
Sete meses depois de os irmãos Lumière inaugurarem o cinema, em Paris, com a primeira projeção do que viria a ser a sétima arte, a cidade do Rio de Janeiro pôde assistir à primeira sessão de cinema do Brasil, mais exatamente no dia 8 de julho de 1896. Em 1897, Paschoal Segreto e José Roberto Cunha Salles abriram, na rua do Ouvidor, a primeira sala de cinema, "Salão Novidades de Paris", ficando, para o ano seguinte, a projeção do filme inaugural do cinema brasileiro, rodado por Afonso Segreto, com imagens da Baía de Guanabara.

Dia do Radioamador e Técnico Eletrônica

O radioamadorismo é um hobby científico com diversas modalidades. O radioamador é a pessoa que procura manter funcionando uma estação de radiocomunicação, ora para comunicados e conversas informais bem como para concursos e competições nacionais e internacionais.

Além dos “bate-papos” e contestes, o radioamador pode auxiliar as autoridades de Defesa Civil nas situações de risco e calamidades públicas, levando as comunicações aos mais longínquos rincões, por exemplo, no interior da Amazônia ou da Savana Africana.

Algumas dessas modalidades utilizam-se do Código Fonético Internacional e do Código Q em sua comunicação que é muito utilizada por radioamadores no mundo inteiro em troca de informações e mensagens, tanto em curtas quanto em longas distâncias.

#Rádioamador 
Radioamador ou radioamadora, é a pessoa habilitada pelo governo brasileiro para operar uma estação de rádio comunicações amadora. O órgão responsável pela regulação do serviço de radioamador no Brasil é a Agência Nacional de Telecomunicações. (ANATEL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário