21 de Outubro de 2013 - Juiz de Fora
Em continuidade à operação contra o transporte irregular de passageiros, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) fez nesta segunda-feira (21) a apreensão de outros 22 veículos da Frotanobre em Juiz de Fora. No último dia 15, sete coletivos da empresa haviam sido interceptados, todos da linha entre Matias Barbosa e Juiz de Fora. A ação, determinada pelo Ministério Público Estadual (MPE) após comprovação de que a empresa realizava o serviço sem concessão pública, teve continuidade na última sexta-feira, de forma sigilosa, e foi finalizada na tarde desta segunda. De forma gradativa, os ônibus apreendidos eram recolhidos para o pátio da Polícia Civil. Todas as linhas, conforme o DER, estavam em situação irregular.
Segundo informações preliminares da assessoria de comunicação do DER, com o término da operação, todos os veículos da empresa teriam sido recolhidos. As linhas realizavam o transporte de passageiros para cidades como Lima Duarte, Andrelândia, Lima Duarte, Bias Fortes, Matias Barbosa, Bicas, Argirita, Cataguases, Miraí, Chácara, entre outras. A informação do DER é que, caso exista ainda algum ônibus em circulação, ele será interceptado.
Ao longo dos quatro dias de operação, à medida em que os ônibus eram apreendidos, empresas em situação regular eram convocadas pelo DER, e os veículos começavam a circular nas linhas em questão, de forma a garantir o transporte dos passageiros. Ainda de acordo com a assessoria do departamento, a aceitação de passagens que seriam utilizadas nas linhas da Frotanobre não é obrigatória, tendo em vista que, pela irregularidade da empresa, os vales são inválidos.
Segundo o DER, a companhia estava operando uma prática conhecida como "concorrência ruinosa", medida que prejudica a empresa autorizada a operar o trecho. Sua concessão pública estava vencida desde o dia 31 de março deste ano, e não foi renovada porque a Frotanobre não estaria em dia com os pagamentos de impostos. O relatório da operação será encaminhado ao Ministério Público, que tomará as providências necessárias. A proposta é de que uma nova licitação das linhas ocorra em 2014. Para amanhã está programada a divulgação de um balanço com detalhes de toda a operação. Durante toda a tarde desta segunda, a Tribuna tentou contato com a Frotanobre, mas ninguém foi localizado para comentar o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário