quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Inaugurada a Farmácia Central na Rua Espírito Santo em JF

JUIZ DE FORA - 21/10/2013 - 18:06

Prefeitura inaugura Farmácia Central nesta quarta-feira

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inaugura nesta quarta-feira, 23, às 8h30, a Farmácia Central, na Rua Espírito Santo, 1.064. O espaço, que antes abrigava a Farmácia Popular, passou por reformas, garantindo uma nova estrutura, que proporcionará o devido conforto e assistência mais humanizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Além do ambiente mais amplo, o quandro de funcionários da nova Farmácia Central é 50% maior, com o proposito de agilizar o atendimento. Nesta nova estrutura passa a funcionar toda a farmácia que antes ocupava parte do terceiro andar do Posto de Atendimento Médico (PAM Marechal). 

O secretário de Saúde, José Laerte Barbosa, acredita que a Farmácia Central, em seu novo espaço, dará maior acessibilidade e assistência, de forma mais digna, à população. 

Segundo o subsecretário de Gestão da Execução Instrumental, Mariano Miranda, o local terá, além de mais atendentes, melhor estrutura de organização, através do sistema de senhas para o atendimento. “A Farmácia Central vai otimizar o controle da dispensação, através de sistemas informatizados, e será disponibilizado maior número de medicamentos”, explicou. 

A Farmácia Central irá disponibilizar, além dos produtos previstos na Cesta Básica de Medicamentos do Governo federal, insulina Glargina e medicamentos psicotrópicos. Serão 127 medicamentos oferecidos à população cadastrada. 

Para os novos usuários, basta apresentar o documentos de identidade, CPF, o cartão SUS e um comprovante de residencia, para realizar o cadastro. Estima-se que, de início, serão atendidos mais de mil usuários por dia. A área de abrangência para dispensação de medicamentos da Farmácia Central contempla o Programa Saúde Mental, disponível a toda a cidade, os medicamentos do Programa de Hipertensão de Diabetes, para pacientes cadastrados no Serviço de Controle da Hipertensão, Diabetes e Obesidade (SCHDO) e os demais medicamentos distribuídos na Região Central, hoje referenciada para a Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) Centro Sul.

O objetivo da administração é, além dessa unidade, criar outras 12, que funcionarão nos distritos sanitários que compõem a cidade, oferecendo tratamento adequado, principalmente para os pacientes crônicos, como diabéticos e cardiopatas. As farmácias regionalizadas serão responsáveis pela distribuição gratuita dos medicamentos atualmente disponibilizados nas Uaps. A próxima região a ser contemplada com uma unidade da Farmácia Regional será a Zona Norte. 

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelo 3690-7123 / 7389
SECRETARIA DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário