Em 08 de outubro é comemorado o Dia do Nordestino
Vamos falar um pouco da comida dessa região, famosa por seus temperos fortes e característicos. A comida nordestina vem de influência europeia, como os cozidos e doces como o sequilho, a baba de moça e o papo de anjo. Também há influência africana que podemos sentir no preparo de iguarias com azeite de dendê e leite de coco. Sem contar também a influência indígena, marcante nas receitas com milho, mandioca e abóbora.
Por se tratar de uma região onde todos os estados são litorâneos,peixes e frutos do mar como camarão, lulas, lagostas e mariscos também ganham espaço na culinária nordestina. Os caranguejos também são bastante consumidos em regiões próximas a mangues.
No interior, as carnes de bode e de carneiro ganham destaque. Na maioria das vezes, essas carnes são consumidas como carne de sol ou carne seca. Ambas se diferenciam pelo teor do sal presente e a carne seca é a mais salgada.
A agricultura da região é abundante em frutas como abacaxi, acerola, cajá, caju, carambola, seriguela, coco, goiaba, graviola, jaca, maracujá, manga, mangaba, pitanga e sapoti.
Os pratos típicos famosos são a feijoada, a caldeirada de frutos do mar, a moqueca, a rapadura, a tapioca e muito mais.
Vale lembrar que, apesar de deliciosa, a culinária nordestina é bastante calórica e deve ser apreciada com moderação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário