segunda-feira, 20 de outubro de 2014

21 de outubro: Dia do Ecumenismo

21/10/2014
21 de outubro, é o “Dia do Ecumenismo”, que nada mais é do que o processo que busca a unidade, da promoção da paz e da confraternização entre pessoas de todas as raças e religiões do universo.

Ecumenismo, num sentido mais amplo, é o respeito às diferenças e a busca do entendimento harmonioso.

Segundo o Aurélio (Dicionário) o Ecumenismo é o “movimento que visa à unificação das igrejas cristãs (Católica, Ortodoxa e Protestante)”. Mas, entendemos que deve ser bem mais ampla essa definição de busca do consenso e da unidade.

Quem busca unir também está disposto a despir-se dos preconceitos; quem quer unir, quer irmanar-se, tratar e ser tratado como Irmão, como semelhantes e iguais.

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (At 2.42).

Através de esforços e manobras políticas visando unir todas as organizações e denominações jamais surgirá o que a Bíblia chama de “assembléia dos santos”, a união dos “separados”. 

A “Igreja de Deus” é um organismo espiritual, separado e chamado para fora do mundo pelo próprio Deus por meio da obra salvadora de Jesus Cristo na cruz, com a finalidade de ser algo especial para o louvor da graça de Deus: “Depois de fazer sair todas as (ovelhas) que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz... Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim... Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor” (Jo 10.4,14,16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário