17/10/2018
Dia da Agricultura
Dia do Eletricista
Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
Dia Nacional da MPB (Musica Popular Brasileira)
Dia Nacional do Profissional de Propaganda
Santo Inácio de Antioquia
Dia do Maquinista
Dia Nacional da MPB (Musica Popular Brasileira)
Dia Nacional do Profissional de Propaganda
Santo Inácio de Antioquia
Dia do Maquinista
No início do século XIX, a máquina a vapor revolucionou o mundo como um todo e a propulsão naval, em particular. A navegação foi virtualmente reinventada por essa nova tecnologia, em especial pelos aprimoramentos na propulsão naval. Essa nova forma de propulsão viria a alterar não só a maneira de impulsionar os navios, como também a sua fisionomia, com a incorporação, à época, de enormes e imponentes chaminés, bem como as características “rodas de pás”. A Marinha do Brasil, em sua busca constante pelo aprimoramento, viu-se na necessidade de adequar a propulsão de seus meios e, por conseguinte, aprimorar a formação de seu pessoal. Com esse intuito, em 1857, criou o Corpo de Maquinistas para o Serviço de Vapores da Armada, com o propósito de formar os recursos humanos necessários à operação e manutenção dos navios que surgiam dessa nova conquista tecnológica. Nessa busca diuturna pelo aprimoramento da máquina alternativa até as turbinas a gás, os motores diesel, os hélices de passo controlado e os sistemas eletrônicos e informatizados de automação e controle, as inovações sucedem-se em um ritmo vertiginoso, num processo dinâmico, onde são cada vez mais amplos os campos do conhecimento técnico necessários à condução e manutenção das instalações de máquinas.
Ao homenagearmos hoje todos os marinheiros que, ao longo do tempo, dedicaram-se a operar e manter esses equipamentos a bordo dos nossos navios, o fazemos reverenciando a pessoa do seu patrono, o Vice-Almirante ARY PARREIRAS, nascido em 17 de outubro de 1890, na Cidade de Niterói, que tendo ingressado na Escola Naval em 1907, como Sub-Maquinista Aluno, destacou-se pelo entusiasmo e dedicação aos estudos da mecânica e da eletricidade, empregadas nos sistemas de máquinas dos navios.
Maquinista e líder nato, exerceu vários cargos e funções, das quais destacam-se a Chefia do Departamento de Máquinas do Encouraçado "Minas Gerais", a Instrutoria do Curso Especial de Aperfeiçoamento de Máquinas para Oficiais, a de Oficial do Arsenal de Marinha da Ilha das Cobras e a Chefia da Divisão de Serviços de Máquinas da Diretoria de Engenharia Naval.Foi, entretanto, durante a Segunda Guerra Mundial que demonstrou toda a sua capacidade de administrador quando, chefiando a Comissão de Instalação da Base Naval de Natal e, posteriormente como seu primeiro Diretor-Geral, contribuiu de maneira fundamental, para que o país participasse do esforço aliado no Teatro de Operações do Atlântico Sul. Sua dedicação e espírito realizador foram responsáveis pelo apoio daquela Base à Força Naval do Nordeste, imprescindível para manter no mar os navios com propulsão a diesel, desconhecidos para muitos marinheiros brasileiros àquela época.
Fonte:http://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/ccsm/Dia do maquinista.
1903 - Instalada a prefeitura de Cruzeiro do Sul.
1979 - Madre Teresa de Calcutá -Prêmio Nobel da Paz.
1991 - Visita Oficial do Papa João Paulo II a Mato Grosso.
2001 - Criada a lista de discussão da wikipedia em português
2001 - Criada a lista de discussão da wikipedia em português
Nascimentos
1847 - Chiquinha Gonzaga, compositora brasileira (m. 1935).
1912 - João Paulo I, papa da igreja católica (m. 1978).
1922 - Luiz Bonfá, músico brasileiro (m. 2001).
1931 - José Alencar, político e empresário brasileiro (m. 2011).
1940 - Fausto Wolff, jornalista e escritor brasileiro (m. 2008).
Castrinho, ator e humorista brasileiro.
1947 - Nuno Leal Maia, ator brasileiro.
1954 - Fafy Siqueira, atriz brasileira.
Falecimentos
1849 - Frédéric Chopin, compositor polaco (n. 1810)
1983 - Raymond Aron, filósofo e sociólogo francês (n. 1905).
1999 - Hilton Gomes, ex-apresentador do Jornal Nacional.
Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário