sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Guarda Municipal acompanha alunos da UFJF em aula nas trilhas do Morro do Cristo

JUIZ DE FORA - 02/08/2013 - 17:34
Uma aula diferente. Essa foi a motivação que levou cerca de 50 alunos do curso de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) às trilhas do Morro do Cristo nesta sexta-feira, 2. Eles foram guiados pela Guarda Municipal, departamento da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH), realizando os percursos de subida e descida por dentro da mata, onde a professora Cássia de Castro Martins Ferreira fez várias paradas para abordagem do tema climatologia. 

Durante o trajeto, que durou cerca de três horas, foi possível sentir o que são os microclimas existentes num mesmo município. Na área urbana há uma temperatura; ao entrar na mata de bambuzal, outra sensação térmica; e ao descer, em meio à vegetação mais densa, com árvores de maior porte, nova mudança. "Vocês perceberam que, quando subíamos, entre a mata de bambus, havia radiação solar, com menos umidade, e estava bem mais quente que aqui, onde se percebe bastante umidade", demonstrou a docente em um dos pontos da trilha com mata. Detalhes de vegetação também foram apontados, como a presença de arbustos rasteiros, característicos de mata secundária.

Além da bela vista da cidade, na parte superior do morro, os universitários tiveram uma lição ao ar livre. A professora aproveitou para falar das características topográficas da cidade, usando os exemplos à sua frente, no grande cenário de montanhas ocupadas por moradias. Sobre a região central, ela destacou a pouca presença de áreas verdes, o que leva a um desconforto térmico nos períodos de calor. Também levou ao conhecimento de todos o fato de o Rio Paraibuna ter tido seu curso retificado no passado, e a área original de seu leito aterrada, dando lugar ao vale onde se assenta o Centro da cidade.

Desde 2010, a Guarda Municipal realiza vistorias preventivas no Morro do Cristo, com o objetivo de minimizar a prática de ilícitos, proteger este importante patrimônio natural e paisagístico do município e prevenir a ocorrência de incêndios. O apoio da Guarda à incursão dos estudantes foi solicitado com base neste trabalho. 

* Informações com Assessoria de Comunicação da SARH pelo telefone 3690-8552.

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário