sexta-feira, 12 de julho de 2013

Droga achada em canavial de Ipeúna 'caiu' de avião que errou alvo, diz PF

12/07/2013 
Do G1 Piracicaba e Região
A pasta base de cocaína encontrada por funcionários de uma usina, em um canavial de Ipeúna (SP), na manhã desta sexta-feira (12) foi jogada por um avião de traficantes que pode ter errado o alvo para entrega, segundo o delegado Polícia Federal (PF) Florisvaldo das Neves.

Os 116,9 quilos de pasta base de cocaína foram encontrados em uma plantação de cana próxima à divisa da cidade com Charqueada (SP). O produto foi achado por volta das 5h30 desta sexta por trabalhadores que faziam a colheita da cana com maquinário. Ao perceber que algo havia ficado enroscado no equipamento, os funcionários da empresa encontraram a droga, que estava em sacolas e prensado em forma de tabletes.

Desde o final de abril que a PF realizava buscas no local, de acordo com o delegado. “Na época recebemos denúncia e fomos ao local indicado, mas encontramos apenas resquícios das drogas. Uma perícia foi feita e comprovou que o entorpecente foi arremessado por um avião. Essa droga provavelmente vem do exterior, do Paraguai ou da Bolívia", disse Neves.

Localização da droga
De acordo com o delegado, funcionários da usina foram avisados da possibilidade de ainda haver mais drogas no canavial. As investigações da Polícia Federal indicam que os traficantes esperavam que a carga caísse a 800 metros do local onde foi encontrado nesta sexta, mas um erro fez com que a droga caísse na área errada e de difícil localização devido à cana.
Pasta de cocaína foi encontrada em canavial de Ipeúna (Foto: Fernanda Zanetti/G1)

“A gente sabia que o entorpecente estava perdido no canavial, mas não sabia exatamente onde. Na época utilizamos guindaste e até o helicóptero Águia da Polícia Militar sobrevoou a área, mas nada foi encontrado. Semana passada também foram feitas operações, mas nada foi encontrado", disse Neves.

Investigação
Um inquérito foi aberto e a Polícia Federal trabalha com a hipótese de os criminosos serem da região de Campinas (SP).

O delegado informou ainda que tem sido comum no interior de São Paulo a prática de despejar drogas com aviões. “Foram feitas várias apreensões de aeronaves e entorpecentes. Normalmente o entorpecente é arremessado e um grupo no chão passa e coleta. Há casos também em que o avião aterrissa para entregar a droga", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário