segunda-feira, 15 de julho de 2013

Doodle do Google celebra o 407º aniversário do pintor Rembrandt van Rijn

15/07/2013

dt van Rijn
Autorretrato (1660)
Nome completoRembrant Harmenszoon van Rijn
Nascimento15 de Julho de 1606
Países Baixos LeidaRepública Unida dos Países Baixos
Morte4 de outubro de 1669 (63 anos)
Países Baixos AmsterdãRepública Unida dos Países Baixos
Nacionalidadeholandês
OcupaçãoPintorgravador
Influências
Principais trabalhosA Ronda NoturnaAula de Anatomia do Dr. Tulp, vários autorretratos
Movimento estéticoBarroco
Rembrandt pintou usando basicamente três temas distintos, as pinturas sacras, os autorretratos e os retratos de grupos.

As pinturas sacras foram realizadas por toda a vida do pintor, principalmente de cenas retratadas na Bíblia. Temos como bons exemplos desta fase "O retorno do filho pródigo" em exposição no Museu Hermitage de São Petersburgo e Jacó abençoa os filhos de José no Museu Staatliche Kunstsammlungen Kassel. 

Muito elogiado por seus contemporâneos, que sempre o reverenciaram como um mestre intérprete das histórias bíblicas graças à sua habilidade em representar emoções e atenção aos detalhes.

Rembrandt ficou muito famoso pela quantidade de autorretratos que realizou, mais de 100 no total, por 40 anos. 

Estes autorretratos, que eram leituras psicológicas do autor, foram comparados somente aos que Vincent Van Gogh fez de si mesmo, mais de 200 anos depois.

Sempre foi fiel ao rosto que encontrava no espelho, tanto nos momentos felizes quanto nos de desespero, onde encarava as agruras da vida.

Os retratos de grupos estavam em moda na Holanda na época de Remdrandt, onde grupos procuravam os pintores para terem seu retrato imortalizado em uma tela, e ainda podiam dividir os custos da produção entre si. 

Apesar de ter pintado apenas quatro retratos em grupo, dois dos mais famosos quadros de Rembrandt encontram-se nesta temática, A Aula de Anatomia do Dr. Tulp, em exposição no Museu Mauritshuis, em Haia e A Ronda Nocturna, no Rijksmuseum, em Amsterdã.

Em muitas pinturas bíblicas, como A Subida da Cruz, José Contando Seus Sonhos e A Stoning de São Estevão , Rembrandt pintou-se como personagem na multidão. Acredita-se que Rembrandt fez isto pois, para ela, a Bíblia era um tipo de diário, uma conta sobre os momentos de sua própria vida.
Fonte Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário