quinta-feira, 30 de maio de 2013

Uberlândia entra em situação de emergência

30/05/2013
Chuva causou muitos estragos em Uberlândia, na tarde dessa terça-feira (29)

Chuva causou muitos estragos em Uberlândia, na tarde dessa terça-feira (29)

Chuva causou muitos estragos em Uberlândia, na tarde dessa terça-feira (29)
PUBLICADO EM 30/05/13 - 12h53
CAROLINA CAETANO

Após o temporal que atingiu Uberlândia, no Triângulo Mineiro, nessa quarta-feira (29), o prefeito Gilmar Machado informou que a cidade está em situação de emergência. Em entrevista coletiva realizada embaixo do viaduto entre as avenidas Rondon Pacheco e Anselmo Alves dos Santos, um dos pontos mais afetados, Gilmar não descartou pedir ajuda ao Estado e à União.

De acordo com o agente da Defesa Civil, Dimas Alvim Gonçalves, o prefeito e representantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Civil vão se reunir na parte da tarde para contabilizar todos os estragos e prejuízos na cidade. “Estamos com aproximadamente 200 pessoas realizando a limpeza dos bueiros e recolhendo as árvores que caíram”, explicou o agente.

Ainda segundo Dimas, não foi constatado nenhuma morte durante a chuva e agentes da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) ajudam nas vias que ainda apresentam problemas.

Durante à tarde, a Defesa Civil vai analisar a possibilidade de pedir doações para a população.

Para a proprietária de um açougue na avenida Rondon Pacheco, Daiana Rabelo Machado, a chuva assustou os moradores. “Não esperávamos um temporal assim. Na porta do meu comércio houve estouro de bueiros e uma caçamba chegou a descer. Graças a Deus não tivemos prejuízos maiores”, explicou.

Uma choperia localizada na avenida Brasil, área bastante afetada, teve pouco movimento durante à noite. “Antes de abrir o bar, tivemos que fazer uma limpeza por causa da água e barro que invadiram o local. A pista ficou interditada e tivemos poucos clientes”, contou o proprietário Aldo César Ferreira.

Cerca de 78 bombeiros foram acionados durante o temporal para cobrir a demanda de estragos causados, como arrastamento de carros, alagamento de residências, destelhamento de casas e quedas de árvores. Não há registros de vítimas. 

Nesta quinta-feira, 45 militares estão de plantão, sendo que 25 estão atuando em cortes de árvores caídas ou riscos de quedas.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil da cidade, Flávia Carvalho, equipes da defesa civil e dos bombeiros ainda estão empenhadas na limpeza das ruas e no acolhimento inicial das famílias que perderam tudo. Segundo ela, pelo menos 40 casas ficaram completamente destelhadas, mas os números oficiais só serão levantados em uma reunião que deve acontecer nesta sexta-feira (31). 

Assista a um vídeo feito por moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário