terça-feira, 14 de maio de 2013

Pink Floyd – Psicodélico / Progressivo


(Pink Floyd live at Pompeii – Filme de 1971/1972 e Versão do Diretor – 2003)

O escocês naturalizado francês, Adrian Maben, em 1971, teve a ideia de fazer um filme com o já lendário Pink Floyd.

Entrou em contato com o empresário da Banda, Stenphen O’Rourke, que concordou, mas passaram-se meses sem nenhum avanço sobre o Projeto. Então Maben procurou novamente O’Rourke e por sorte falou tambem com David Gilmour, líder da Banda, que concordou com a ideia. Ficaram de acertar detalhes, pois Adrian Maben queria fazer um filme aliando o Pink Floyd às Artes Plásticas e pensou nos pintores Magritte, Chirico e mais alguns Artistas comtemporâneos, surrealistas, metafísicos, por aí. Mas pensou bem, e viu que aquela ideia não tinha nada a ver. Ainda bem, pois o jovem Adrian Maben planejava fazer algo diferente; algo anti-Woodstock, sem aquela imensa multidão de 500 mil hippies. Um Show sem plateia, e conseguiu.

Diz o Diretor que, enquanto pensava no cenário, fez uma viagem turística com uma amiga à Itália e visitou Pompeia. Estavam prestes a voltar pra Paris, quando sentiu falta do Passaporte. À noite, sozinho, foi ao Anfiteatro, onde esquecera o documento.

Ao ver aquela paisagem muito quieta, que lhe pareceu assustadora, teve um estalo e pensou: o cenário que procuro é este, o Anfiteatro!

Seguiu-se, a partir daí, as negociações de praxe e o Pink Floyd transportou cerca de 20 toneladas de equipamentos de Som por carretas, de Londres até as ruínas de Pompeia e o extraordinário filme, hoje Cult, pôde enfim ser realizado.

As canções começam e terminam com a música ´Echoes´, do álbum ‘Meddle’ de 1971 e inclui outras, de discos que são sucessos até hoje, “coloridas, criativas, surrealistas e altamente inventivas”.

Músicas do Filme: Echoes – Part I – Careful With That Axe Eugene – A Saucerful of Secrets – Us And Them – One of These Days – Mademoiselle Nobs – Brain Damage – Set The Controls For The Heart of The Sun – Echoes – Part II.

Pompeia, segundo historiadores renomados, foi fundada na mesma época que Roma, no VI Século antes de Cristo. No ano 79 d.c., foi soterrada, durante três dias, pelas cinzas expelidas pelo Vulcão Vesúvio, distante cerca de 30 quilômetros da cidade. Pompeia tinha uma população estimada em 20.000 habitantes, mas nos primeiros sinais da erupção, muitos fugiram (calcula-se que 4.000 pessoas). Os que ficaram, todos morreram queimados e/ou intoxicados pelas cinzas.

Escolhi um trecho do filme, com apenas 24min06seg, que mostra a famosa canção Echoes, que inicia (Parte I) e termina (Parte II) gravada no Anfiteatro, com cenas que me parecem ser o primeiro “clip” da história, além da câmera mostrar interessantes paisagens da histórica cidade.
Pink Floyd – Formação inicial, da esquerda para a direita: Richard Wright (1943 – 2008), Roger Waters, Nick Mason e Syd Barrett (1946 – 2006), fundador da Banda, em 1965. Em 1968, por problemas de saúde, causados por drogas da pesada (à direita e acima), foi substituído por David Gilmour (foto abaixo) que até hoje é lider do Grupo, com a saída de Roger Waters, em 1985.

Echoes – (Parts I e II) - Composição: David Gilmour / Nick Mason / Richard Wright / Roger Waters

Fonte: Blog Besta Fubana -  http://www.luizberto.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário