sexta-feira, 31 de maio de 2013

Chocalho poderá ser proibido nos estádios da Copa das Confederações e na Copa do Mundo de 2014

31/05/2013 
Do G1 Rio
No Rio, ministro da Justiça confirma veto da caxirola na Copa

Caxirola, criada para ser a 'vuvuzela brasileira', pode ser barrada na Copa (Foto: Divulgação)

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confirmou nesta sexta-feira (31), durante a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, Centro do Rio, que vai realmente vetar as caxirolas, chocalho criado pelo músico Carlinhos Brown para a Copa do Mundo. De acordo com Cardozo, o instrumento não é seguro e que, por este motivo, será impedido de ser utilizado nos estádios da Copa das Confederações e no Mundial de 2014. A decisão foi tomada após uma análise técnica do instrumento.

"Houve uma posição técnica da Secretaria de Grandes Eventos em relação à caxirola, que entendia que do ponto de vista técnico de segurança pública, a caxirola não seria adequada para que pudesse adentrar os estádios. Esse estudo técnico está mantido e foi encaminhado para a coordenação da Copa e deve ser mantido", disse o ministro.

Na segunda-feira (27), o Comitê Organizador Local (COL) anunciou que o instrumento estava vetado para o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no próximo domingo (2), no Maracanã. O anúncio foi feito durante coletiva para divulgação do esquema operacional do confronto e, segundo Hilário Medeiros, gerente de segurança do COL, o comitê esperava proibir também o instrumento durante a Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

A The Marketing Store, fabricante e distribuidora da caxirola, afirmou na terça-feira (28), em nota, que ainda estava negociando com o Governo Federal a presença do instrumento nos estádios durante a competição.

O questionamento em torno da caxirola começou após evento-teste da nova Arena Fonte Nova, em Salvador, quando torcedores atiraram as caxirolas no gramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário