quarta-feira, 17 de abril de 2013

Cinco presos por morte de empresário

17 de Abril de 2013 - Juiz de Fora 

Quatro pessoas foram presas e um adolescente apreendido por suspeita de envolvimento na morte do empresário Francisco José de Carvalho Carapinha, morto com um tiro no peito em consequência de um assalto à residência dele, na noite de terça-feira (16). Ele foi executado quando chegava em casa, na Rua Porto Alegre, no Bairro Parque Jardim da Serra, na região do Aeroporto, na Cidade Alta, por volta das 20h30. A quadrilha presa seria responsável por diversos crimes cometidos na Cidade Alta, incluindo furtos e roubos a residências e tentativas de homicídio. Dos cinco presos, dois teriam envolvimento no assalto desta terça: um rapaz de 20 anos, que teria atirado no empresário, e um adolescente de 17. Os detidos foram apresentados durante coletiva na tarde desta quarta-feira (17), pela titular do Núcleo de Ações Operacionais da Polícia Civil, Sheila de Oliveira, e pelo comandante do 27º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Moisés Ricardo Pinto. Outros dois suspeitos de participação na invasão à casa do empresário já foram identificados, mas continuam foragidos.

A Polícia Civil não acredita em queima de arquivo ou crime encomendado. Por enquanto, as investigações apontam para latrocínio (roubo seguido de morte). O caso desta terça-feira teria ligação com outro assalto ocorrido na residência da sobrinha de Francisco Carapinha, ainda no Parque Jardim da Serra, na última sexta-feira (12). Naquele dia, os bandidos teriam pego documentos que apontavam que na casa do empresário havia dinheiro, o que resultou em mais um assalto feito pelo grupo. 

Na ação mais recente, os bandidos invadiram a casa de Francisco, por volta das 18h, e rendido um homem e uma mulher que trabalham no local como caseiros. Logo em seguida, o terceiro caseiro teria chegado, sendo também rendido. Os três foram levados até a casa do empresário, sendo obrigados a abrir o imóvel. Eles foram trancados em um quarto da residência enquanto os ladrões vasculhavam a casa, roubando joias, dinheiro e outros objetos de valor. Por volta das 20h30, o proprietário chegou de carro, sendo surpreendido pelos criminosos. A Polícia Civil acredita que os bandidos aguardaram a chegada do empresário para que a vítima pudesse abrir o cofre da residência, mas os policiais ainda não sabem o que pode ter motivado o disparo do tiro. Após ser baleado, o empresário foi levado para o Monte Sinai, mas não resistiu aos ferimentos, e morreu por volta das 22h40. 

Conforme o tenente-coronel Moisés Ricardo Pinto, desde o momento do crime as buscas aos suspeitos não cessaram. Cerca de 80 policiais e 15 viaturas foram mobilizados no caso. 

Sobre a vítima
Conhecido como Bolão, Francisco José de Carvalho Carapinha foi citado no escândalo envolvendo o pagamento de propina ao ex-prefeito Carlos Alberto Bejani, em 2008. O empresário, que foi sócio de uma empresa de ônibus em Juiz de Fora, foi identificado pela Polícia Federal em um vídeo, supostamente oferecendo uma comissão para que Bejani autorizasse o aumento do preço da passagem de ônibus na cidade. Conforme as investigações da Polícia Federal na época, Bolão seria o responsável por recolher entre os empresários do setor a propina a ser paga ao prefeito pelo reajuste do preço dos bilhetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário