Publicado em 03/04/2013 às 12:03
Mais de 600 casos de dengue já foram confirmados em Juiz de Fora. É preciso ficar atento aos sintomas da doença para procurar atendimento médico rápido, principalmente se houver suspeita do tipo hemorrágico.
Os primeiros sintomas foram a febre e a dor nos olhos. Há 15 dias, a aposentada Creuza de Oliveira começou a passar mal. O diagnóstico: Dengue.
Ela precisou até tomar soro na veia. A neta também teve dengue. As duas ficaram doentes ao mesmo tempo.
Dona Creuza mora no Alto dos Passos, um dos bairros mais afetados pela doença. Pela janela da casa, é possível ver muito mato na vizinhança e uma piscina com um restinho de água, que poderia servir de criadouro para o mosquito transmissor.
O Ministério da Saúde recomenda que o índice de infestação do mosquito seja de, no máximo, 1%. Em Juiz de Fora, o índice está em 7,6%. O resultado é que o número de casos de dengue já passa de 600, e os dados estão desatualizados, são da semana passada. A situação pode estar ainda pior.
A recomendação para o paciente é procurar um médico assim que aparecerem os primeiros sintomas. Se houver sangramento, pode ser sinal de um tipo ainda mais grave da dengue: a dengue hemorrágica.
A unidade de saúde do Parque Guarani criou um novo método para tratar os pacientes. Se há uma suspeita de dengue, ele recebe uma ficha de prioridade e começa a se hidratar na hora. E a hidratação faz parte do tratamento inclusive em casa.
Por MGTV TV Integração de Juiz de Fora
Nenhum comentário:
Postar um comentário