20 de Abril de 2013 - 17:50 - Juiz de Fora
Por Kathlenn Batista
Três agências de uma mesma rede bancária foram alvo de ação criminosa descoberta na manhã deste sábado. A Polícia Militar encontrou dispositivos instalados em oito caixas eletrônicos dos três estabelecimentos bancários. Conhecido como "pescador", o equipamento retém os envelopes de depósito, que não é efetuado. Duas das agências onde as máquinas foram adulteradas estão localizadas na Avenida Rio Branco, e a outra, na Rua Halfeld. Foi nesta última que o golpe começou a ser desvendado pela PM. Uma professora de 46 anos contou que, após inserir o envelope de depósito com dinheiro no caixa eletrônico, não recebeu o comprovante. "Eu fiquei preocupada. Como eu iria provar que depositei?". Como não conseguiu entrar em contato com o banco, decidiu ir a outra agência, que fica a poucos metros, na Avenida Rio Branco, onde encontrou um policial que havia sido acionado por um cliente que teve o mesmo problema. Os policiais militares, então, foram às três agências da rede situadas próximas e constataram o golpe em oito caixas eletrônicos. A ação foi acompanhada pela perícia da Polícia Civil. "É um dispositivo muito simples. Fácil de fazer. É só colocar na entrada da máquina onde é feito o depósito e depois puxar o envelope que estiver lá. Por isso, esse dispositivo é conhecido como 'pescador'", explicou um perito que auxiliou nos trabalhos junto aos caixas dos estabelecimentos bancários. Os equipamentos (pescadores), os envelopes e os valores em dinheiro foram apreendidos e encaminhados à Policia Judiciária para demais providências.
Outro caso
Já na noite de sexta-feira, outro golpe em caixas eletrônicos foi descoberto pela Polícia Militar. Desta vez, a ação ocorreu em uma agência bancária do Bairro São Mateus, Zona Sul da cidade. Uma testemunha acionou a polícia após perceber dois suspeitos tentando colar placas na saída de dinheiros de dois caixas eletrônicos. A dupla estaria em um carro modelo Corsa de cor prata. No estabelecimento bancário, os policiais militares encontraram os dispositivos em duas máquinas. Eram duas espécies de plaquetas que bloqueariam a saída do dinheiro no momento do saque. A perícia da Polícia Federal chegou a ser acionada. Nem o carro nem os suspeitos foram localizados.
Há uma semana
No último dia 13, a Polícia Militar encontrou um equipamento conhecido como "chupa-cabra" instalado em um caixa eletrônico de uma agência bancária da Rua Espírito Santo, no Centro. O alarme do banco havia disparado, e os militares, ao chegar ao local, verificaram que o lacre de um terminal estava violado. Um gerente do estabelecimento compareceu ao local e confirmou que materiais utilizados na coleta de dados haviam sido instalados. Na época, a PM apreendeu ferramentas e um computador com fonte de alimentação e cabos usados para conexão com o caixa eletrônico. Nenhum suspeito havia sido encontrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário