sábado, 26 de abril de 2014

Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão/Dia do Goleiro/ Dia da Primeira Missa no Brasil/Dia Mundial da Propriedade Intelectual e saiba +

26/04/2014 
Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão
Vinte seis de abril é o Dia Nacional de Prevenção a Hipertensão, doença que pode afetar os indivíduos em diversas faixas etárias, sendo frequente nas idades mais avançadas. Nada mais importante do que conscientizar a população para os riscos da hipertensão e as formas de controle.

Os níveis da pressão são alterados, ao longo do dia e da noite, conforme a necessidade de sangue no corpo, a força das batidas do coração e a contração dos vasos. No entanto, estas mudanças não significam que uma pessoa possui hipertensão. A doença se revela a partir do momento em que os níveis permanecem elevados em diversos momentos, horários e posições corporais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os valores considerados ideais para a pressão arterial são de 120 x 80 mmHG (milímetros de mercúrio). Valores superiores a 140 x 90 mmHG são caracterizados como hipertensão. Em adultos com mais de 18 anos, a doença é considerada grave a partir de 180 x 110 mmHG.

A hipertensão aumenta muito o risco de problemas cardiovasculares futuros, como infartos, acidentes vasculares e insuficiência renal. Menos de 30% dos hipertensos em tratamento estão compensados. Por isso, é fundamental conscientizar os pacientes que a doença não tem cura, mas pode e precisa ser controlada.

O consumo exagerado de sal é um dos principais responsáveis pela hipertensão, já que retêm líquidos e aumenta a pressão. De acordo com a recomendação da OMS, uma pessoa deve ingerir no máximo seis gramas de sal ao dia. No Brasil essa média chega a superar 10 gramas.

Uma alternativa ao sal é sua versão light, que possui menor quantidade de cloreto de sódio e é rico em potássio, elemento que atua na redução da pressão arterial. No entanto, a retirada total do sal da alimentação também é prejudicial, provocando sonolência e fraqueza.

Geralmente a Hipertensão não apresenta sintomas claramente identificáveis. É isto que a torna perigosa e nociva.

Porém, os mais comuns são: dores de cabeça, alterações na visão, tonturas, zumbido no ouvido, sangramento no nariz e palpitações. O acompanhamento médico é fundamental para a identificação da doença e do tratamento adequado.
José Renato das Neves
Fonte: www.samaritano.org.br
Dia do Goleiro
Dia Mundial da Propriedade Intelectual

Feriado Municipal de Belmonte  e de Serpa

1500 - É realizada a primeira missa no Brasil, pelo Frei Henrique de Coimbra, O.F.M.

1903 - Fundação do clube de futebol Atlético de Madrid

1952 - É publicada a primeira edição da Revista Manchete, da Bloch Editores.


1994 — Primeiras eleições multirraciais na África do Sul.

Nascimentos
1564 - William Shakespeare, escritor inglês (m. 1616).
1932 - Mário Tupinambá, humorista brasileiro (Bertoldo Brecha) (m. 2010).
1981 Mariana Ximenes, atriz brasileira.
1993 - Brunno Abrahão, ator brasileiro.

Fonte Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário