04/03/2013
XL1 é modelo 'esquisitão' que, segundo a marca, roda até 111 km/l.
Ele será atração no salão na Suíça que começa nesta terça (5).
Do G1, em São Paulo
Volkswagen XL1 apresentado por Felix Baumgartner (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
A primeira impressão que fica do XL1, da Volkswagen, é de um carro esquisito. Com as rodas traseiras cobertas, ele lembra um zepelim, mas vai além das aparências. A montadora alemã diz que ele é o carro mais econômico do mundo em produção, capaz de rodas 11 km/l. Ele deverá ser fabricado em Osnabrück, na Alemanha, mas, antes, será um dos destaques da marca no Salão de Genebra, que abre as portas nesta terça-feira (5), para a imprensa.
Chefe mundial da Volkswagem, Mark Winterkorn,posa no carro (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
A Volkswagen se antecipou o mostrou o modelo nesta segunda (4), em um pré-show, já em Genebra. Para combinar com a "ousadia", ele foi apresentado pelo austríaco Felix Baumgartner, que se transformar no primeiro ser humano a romper a velocidade do som em queda livre, saltando da estratosfera, em outubro passado.
Híbrido do tipo plug-in, o XL1 tem um motor turbodiesel de 800 cm³, 48 cavalos de potência e dois cilindros conectado a um propulsor elétrico de 20 kW (27 cv). Equipado também com um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 159 km/h, de acordo com a fabricante. Outra vantagem atribuída ao XL1 é sua capacidade de rodar até 50 km usando apenas o motor elétrico.
Quanto às dimensões, o XL1 tem 3,8 m de comprimento, 1,66 m de largura, 1,15 m de altura. Seu peso, que também contribuiu potencialmente para o baixíssimo consumo, é de 795 kg, graças ao uso de fibra de carbono e alumínio.
O conceito que originou o XL1 apareceu pela primeira vez em 2002, com o 1-Litre Car Concept. Em 2009 o modelo reapareceu, como L1 Concept, já com as linhas que lhe dão forma atualmente. Com coeficiente aerodinâmico de 0.189 cx, o modelo também é considerado o mais aerodinâmico atualmente.
Ainda de acordo com a VW, o primeiro lote de produção será de apenas 50 carros, todos destinados a Europa. O preço ainda não foi divulgado.
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