segunda-feira, 18 de março de 2013

Promessa de lucro fácil pode esconder fraude, alerta especialista

18/03/2013 
Do G1 MS
Ganhar dinheiro trabalhando em horários livres, sem sair de casa, sem muito esforço. Essa promessa tentadora já fascinou muita gente. É o chamado marketing multinível. Especialistas chamam a atenção para os riscos desse tipo de negócio, como mostrou reportagem do Bom Dia MS desta segunda-feira (18).

Assim como a venda a varejo ou direta ao consumidor, o marketing multinível é uma forma que as empresas encontraram de fazer vendas de bens ou serviços. Vendedores independentes adquirem uma certa quantidade de produtos e precisam repassá-los a outros interessados, que também vão replicar esses trabalho.

À medida que o modelo de negócios vai ganhando novos adeptos, também desperta dúvidas e curiosidade. Uma delas é com relação a legalidade da operação. Para o advogado Alexandre Daniel dos Santos, modelos conhecidos como pirâmide são operações fraudulentas, mas no caso do marketing multinível, a legislação brasileira não impõe qualquer tipo de restrição. "Em um primeiro momento, não temos como verificar se essas empresas vão se tornar fraudulentas ou não, porque depende da sustentabilidade do modelo de negócio", afirma.

Em Mato Grosso do Sul, não há denúncias no Procon ou no Ministério Público referentes a empresas que trabalham com marketing multinível. O economista João Bismarck afirma que, antes de entrar nesse tipo de negócio, o interessado precisa conhecer qual produto vai ser comercializado. "É bom você pesquisar exatamente o que a empresa vende, se esse produto é de boa qualidade e tem aceitação", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário