sexta-feira, 22 de março de 2013

Estrada de 14 km no Norte de Juiz de Fora custará R$ 51 mi

22/03/2013 06:51 - Atualizado em 22/03/2013 06:51
Renata Miranda - Hoje em Dia
Felipe Couri/Arquivo Hoje em Dia
Avenida Rio Branco deverá sofrer redução no fluxo de veículos depois da construção da estrada

JUIZ DE FORA – Está autorizada a construção de uma estrada de 13,8 km, que interligará a MG-353 à BR-040, no extremo Norte de Juiz de Fora. A obra, orçada em R$ 51 milhões, vai retirar parte do fluxo rodoviário do Centro.

Na última quinta-feira (21), o governador Antonio Anastasia assinou o despacho para o início das intervenções. A previsão é a de que a via comece a ser estruturada nas próximas semanas, com o fim do período chuvoso.

A construção da nova estrada, relacionada no programa Caminhos de Minas, será de responsabilidade da empresa Camter Construções e Empreendimentos S/A, vencedora da licitação.

O acesso ligará a BR-040, na altura do bairro Barreira do Triunfo, na zona Norte de Juiz de Fora, a um entroncamento da MG-353, próximo ao distrito de João Ferreira, em Coronel Pacheco.

Terminal
A estrada faz parte do projeto original de implantação do Aeroporto Presidente Itamar Franco. Desde 2000, o acesso era anunciado como um incremento ao terminal. A previsão era a de que a obra ficasse pronta simultaneamente ao aeródromo.

Por enquanto, o fluxo de veículos de várias cidades da Zona da Mata, via MG-353, precisa passar pelos bairros Grama, Bandeirantes e Santa Terezinha, até chegar ao Centro de Juiz de Fora, e buscar acesso à BR-040 pelas saídas dos bairros Salvaterra e Barreira do Triunfo.

A Polícia Militar estima que cerca de 2.000 veículos, entre carros e caminhões, passem no trecho todos os dias.

Facilidade
O atraso na implantação do acesso é motivo de queixa de empresários. Para a Federação da Indústria e Comércio de Minas Gerais (Fiemg), o acesso vai fomentar o desenvolvimento econômico da Zona da Mata, pois facilitará também o uso do Aeroporto Presidente Itamar Franco, que tem vocação para o transporte de carga.

“Nós temos indústrias que querem vir para a Zona da Mata, interessadas em investir aqui. Com esta obra de infraestrutura concluída, vai ficar mais fácil. Nós poderemos contar com o aeroporto como um grande centro logístico”, aposta o diretor regional da Fiemg, Francisco Campolina.

Economia
A Multiterminais, empresa que administra o aeroporto, aposta na implantação do acesso para investir na ampliação de hangares e do número de voos para o transporte de cargas nacionais e internacionais.

“Há empresas especializadas nesse modal que manifestaram o interesse de utilizar o sítio aeroportuário como ponto central de coleta e distribuição de mercadorias”, complementa o diretor adjunto da Multiterminais, Denílson Duarte.

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