sábado, 30 de março de 2013

Doença já matou 33 em Minas Gerais neste ano.Na UPA Venda Nova, espera por consulta demora nove horas

Publicado no Jornal OTEMPO em 30/03/2013
TELMA GOMES
Especial para O Tempo

FOTO: DOUGLAS MAGNO
Superlotação. Contêiner disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde auxilia atendimento

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou, ontem, que 31 pessoas morreram em decorrência da dengue em Minas Gerais, neste ano. O número total de óbitos, no entanto, chega a 33, já que o relatório estadual não incluiu as duas mortes confirmadas, na última quarta-feira, pela Secretaria Municipal de Saúde da capital. Cinco novos óbitos foram registrados nos últimos quatro dias, já que o último balanço divulgado pela secretaria, no dia 25 deste mês, contabilizava 28 vítimas da dengue.

De acordo com o levantamento, o total de notificações de dengue em Minas já chega a 148.351. O balanço anterior registrava 123.694 casos, o que aponta que um aumento de 24.657 notificações. 

Até agora, foram registrados 23 casos de dengue hemorrágica, contra 20 ocorrências durante o ano de 2012, segundo o boletim. Um total de 65 pacientes tiveram dengue com complicações neste ano, número que também supera o de 2012, quando 64 casos desse tipo foram contabilizados em Minas. De janeiro a março deste ano, ocorreram 88 casos de dengue grave (incluindo as 31 mortes), contra 84 registros da pior forma da doença no ano passado.

A morte de um menino de quatro anos, de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, com sintomas de dengue hemorrágica, ocorrida anteontem, no Hospital Infantil João Paulo II, ainda não tinha sido notificada à Secretaria de Estado de Saúde, até o início da noite de ontem.

Espera. Na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Venda Nova, na tarde de ontem o quadro era de superlotação. No local desde às 10h, o comerciante Lucimar Nunes, 59, ainda aguardava atendimento às 19h. "Estou com manchas pelo corpo, dor nos olhos e febre. Até agora, só consegui passar pela triagem. Há várias outras pessoas na mesma situação aqui", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário