quarta-feira, 20 de março de 2013

Dengue aumenta o número de vítimas na capital e em Uberlândia. "Estado de alerta".

20/03/2013
Casos de dengue aumentam 70% em uma semana na capital mineira
Em 2012, BH computou 585 casos da doença; só nos três primeiros meses de 2013 esse número já é sete vezes maior
 ALINE DINIZ
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline

FOTO: OXITEC/ ASSOCIATED PRESS
Em 2013 já foram realizados 47 mutirões nas nove regionais da capital

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informou que, até o momento, foram confirmados 4.215 casos de dengue em Belo Horizonte em 2013. A regional Norte apresentou o maior número de casos, 785 confirmados. Já a regional Nordeste registrou 728 confirmações, seguida pela regional Pampulha, com 581 casos. 
Na última semana, a Secretaria havia divulgado que 2.457 casos haviam sido confirmados na capital mineira. Isso significa que, em uma semana, o número de pacientes com dengue em Belo Horizonte aumentou mais de 70%.

Alarmante
Em 2012, BH computou 585 casos da doença. Só nos primeiros três meses de 2013, número de infectados é sete vezes maior. 

Mutirões
Nos próximos dias, a SMSA vai realizar, em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), mutirões de limpeza contra o mosquito Aedes aegypti. Nesta quinta-feira (21), os mutirão acontecem nas áreas de abrangência dos centros de saúde Cícero Idelfonso, região Oeste, Céu Azul e Lagoa, região de Venda Nova. Na segunda-feira (25), a limpeza será realizada no centro de saúde Novo Aarão Reis, região Norte. 

Em 2013 já foram realizados 47 mutirões nas nove regionais da capital. Nesses mutirões, foram recolhidas mais de 157 toneladas de materiais e mais de 2.275 pneus. 

A secretaria reafirma a necessidade de se verificar locais com acúmulo de água como: quintais e jardins. 
As altas temperaturas favorecem a multiplicação do mosquito transmissor da doença. 

# 20/03/2013
Dengue avança em Uberlândia e deixa a cidade em estado de alerta
Segundo o último LIRAa, 93% dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios
 GUSTAVO LAMEIRA
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline

A cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, está em situação de alerta para a dengue. O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) foi divulgado na manhã desta quarta-feira (20). Foram notificados 2.474 casos, totalizando uma incidência de 369,2 casos por mil habitantes.

De acordo com informações da Secretaria de Sáude, o levantamento foi realizado entre os dias 11 e 15 de março e os dados revelam a importância do envolvimento da população no combate à doença: 93% dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios e 7% em terrenos baldios.“A epidemia de dengue fez duas vítimas na cidade e outras 25 no Estado. Não podemos esmorecer nessa batalha. Os governos municipal, estadual e federal estão fazendo a parte que lhes cabe. Mas é preciso que a população elimine os focos do mosquito dentro de suas casas”, afirmou o secretário Almir Fontes.

Ações
Para atuar nesse momento de maior incidência da doença, a secretaria de Saúde, com o aval do Ministério Público, está contratando 100 agentes de controle de zoonoses que irão fazer o trabalho em campo. Esses profissionais serão pagos com recursos do Governo Federal destinados exclusivamente ao combate à dengue. Outros 50 agentes, serão contratos pelo Governo de Minas, por meio de um convênio com Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Alto Paranaíba (Amvap)Além disse o carro fumacê já circula pela cidade, somado às ações do Centro de Controle de Zoonoses. “Em parceria com a Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde promove atividades de educação em saúde nas escolas estaduais, municipais e na zona rural de Uberlândia. Outra secretaria que atua conjuntamente para o combate à doença é a de Serviços Urbanos, que a partir deste sábado (23) fará mutirões nas regiões onde há a maior transmissão da doença. A gestão municipal está toda unida contra a dengue”, reforçou o secretário.
http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas

Nenhum comentário:

Postar um comentário