sábado, 2 de março de 2013

Blindados se deslocam para regiões que serão ocupadas no Rio. Polícia ocupará Barreira do Vasco e comunidades do Caju neste domingo.

02/03/2013 
Linha Vermelha será fechada às 4h para a operação.

Do G1 Rio

Dezessete blindados da Marinha se deslocaram, na noite deste sábado (2), do quartel em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em direção à região do Complexo de Favelas do Caju e da Barreira do Vasco, na Zona Norte do Rio, para a ocupação deste domingo (3). A ação tem como objetivo livrar o local do domínio de traficantes com a futura instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Os veículos vão ficar reunidos em locais estratégicos até o início da operação. Além de protegerem os policiais de tiros, os blindados conseguem passar pelas barricadas colocadas nas ruas por traficantes para atrapalhar o avanço da polícia. Neste sábado, imagens do RJTV mostraram grandes pedras na entrada de um beco no Caju.

A reportagem também flagrou um rapaz gesticulando com uma arma dentro da Barreira do Vasco e um adolescente com um rádio de comunicação no Caju.

Segundo o Instituto Pereira Passos (IPP), a Barreira do Vasco, em São Cristóvão, tem quase 8 mil habitantes e o Conjunto de favelas do Caju tem mais de 16 mil moradores.
As duas comunidades ficam entre a Zona Portuária e a Avenida Brasil e são cortadas também pela Linha Vermelha, que será fechada às 4h deste domingo (4) para a segurança dos motoristas e para passagem dos blindados do Bope e dos fuzileiros navais. A alternativa será a Avenida Brasil.

O Rio tem, ao todo, 30 Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), onde vivem cerca de 450 mil moradores. A última ocupação foi em outubro de 2012, nas comunidades de Jacarezinho e Manguinhos. A entrada no Caju e na Barreira do Vasco é parte de uma estratégia para entrar no Conjunto de Favelas da Maré, uma das regiões de maior atuação do tráfico.
 
Comunidades ficam no entorno da Avenida Brasil e da Linha Vermelha (Foto: Reprodução / TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário