24/02/2013
Brasil comemora 81 anos da conquista do voto feminino
Direito foi assegurado nacionalmente em 24 de fevereiro de 1932, embora o Estado do Rio Grande do Norte sancionou a lei em 1927
Imagem: divulgação
Neste domingo, 24 de fevereiro, o Brasil comemora 81 anos da conquista do voto feminino. O direito das mulheres em escolher seus representantes foi garantido em 1932, através do decreto 21.076 do Código Eleitoral Provisório, após intensa campanha nacional.
A luta pelo Dia da Conquista do Voto Feminino no país teve início antes mesmo da Proclamação da República.Apesar da resolução do então presidente Getúlio Vargas, o direito de participar das votações era somente destinado às mulheres casadas (com autorização dos maridos), e às viúvas e solteiras com renda própria.
Em 1934, as restrições femininas foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Enfim, no ano de 1946, uma nova alteração no código também tornou obrigatória a votação pelas mulheres.No Rio Grande do Norte
Antes mesmo do decreto nacional que instituiu o direito do voto feminino, o governo do Rio Grande do Norte sancionou, em 1927, a lei número 660, estabelecendo não haver mais ‘distinção de sexo’ para o exercício eleitoral. Isso aconteceu devido a conflitos entre a legislação do Estado e a Constituição Federal Brasileira.
Primeira mulher a conquistar o direito de voto
Beneficiada pela lei do Rio Grande do Norte, Celina Guimarães Viana – por intermédio do marido – foi a primeira mulher a exercer o direito do voto no Brasil, o que aconteceu na cidade de Mossoró – RN.
Pouco tempo depois, um movimento nacional de mobilização começou no país, com a participação de ativistas, escritoras, militantes, políticas, trabalhadoras e outras pessoas, culminando no decreto nacional que garantiu às mulheres o direito ao voto.
Redação: Fátima Pires
http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Noticias/0WIn/Brasil_Comemora_81_Anos_Da_Conquista_Do_Voto_Feminino
Nenhum comentário:
Postar um comentário