sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

São Clemente fará público ver novela em plena Sapucaí

08/02/2013
Pedro Rocha*

Quem estiver no Sambódromo na segunda-feira de Carnaval (11), por volta das 21h, vai encontrar Odete Roitman, Sassá Mutema, Viúva Porcina, Herculano Quintanilha e até Dercy Gonçalves em uma grande festa. Com o enredo Horário Nobre, que falará de novelas e do universo da teledramaturgia, a São Clemente abre a segunda-feira de Carnaval (11) e promete diversão e irreverência, características próprias desta agremiação.

Oito carros e quatro tripés conduzirão os espectadores da folia aos mundos específicos dos folhetins. A Escrava Isaura, Tieta, Gabriela, Caminho das Índias, Que Rei sou eu? são algumas das histórias lembradas na Avenida. A comissão de frente, coreografada por Renato Vieira, abrirá a passagem da São Clemente com personagens famosos em diversas situações.

O abre-alas mostrará uma central de produção televisiva e bonecas estilizadas das Empreguetes, cantoras da novela Cheias de Charme, marcarão presença. Roque Santeiro, O Bem Amado, Dancin´Days, Selva de Pedra, Mandala, A Viagem, O Astro, O Clone e Barriga de Aluguel estão entre as novelas que serão representadas nas 42 alas. Participarão do desfile 3.200 componentes.

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fabrício e Denadir, encarnarão os vampiros Vlad e Natasha, da novela Vamp. Os 270 ritmistas da Fiel Bateria dos mestres Gilberto Almeida e Caliquinho vêm vestidos de Crô, fiel mordomo de Tereza Cristina, a quem o empregado chamava de ‘Rainha do Nilo’. E será o nome da fantasia com a qual a rainha de bateria, Bruna Almeida, desfilará.

São Clemente quer mudar a forma como é vista
Igor Sorriso,intérprete da escola, afirma que ao ouvir o samba por ele cantado, as pessoas que estiverem no Sambódromo lembrarão, a cada trecho e verso, de uma novela, de um personagem, de um momento que marcou a vida delas. “Este vai ser nosso diferencial. Todo mundo se sentirá fazendo parte da história que vamos contar”, adianta o cantor.

A amarela e preta de Botafogo trará um trabalho diferenciado no carro de som para este Carnaval. Igor vem com quatro mulheres e quatro homens. “A ideia veio de outros estilos musicais que ouço e decidi levar para a Avenida. Isso vai deixar o som mais agradável e suavizar o canto do samba-enredo, que é caracterizado como pesado, forte, por ser interpretado só por homens”. Ele conta que elas darão um brilho especial à apresentação.
Em 2013, a São Clemente faz 52 anos e se apresenta pela 15ª vez no Grupo Especial, categoria na qual está desde 2011. Por ter descido várias vezes para o Grupo de Acesso e voltado , a escola é conhecida como “ioiô", mas os clementianos não gostam dessa ideia e querem mudar de vez esse quadro.

“Estamos mudando isso. Eu acredito no meu trabalho, da equipe, da escola, que está evoluindo. A gente tem de pensar positivo. Não adianta imaginar que vamos descer. Vamos fazer um bom desfile, os jurados e o público vão gostar”, torce Igor Sorriso.

Carnavalesco fala das paixões do povo brasileiro
“A escolha do enredo veio da presidência da escola, que me deu autonomia para desenvolver da melhor forma possível o meu projeto. Só queriam falar de novelas”, explica Fábio Ricardo, carnavalesco da escola, que complementa dizendo que as três paixões do brasileiro são Carnaval, futebol e novela.

Fábio foi ao público saber quais são os folhetins favoritos. Fez corpo a corpo na rua, pesquisando com as pessoas, e lançou enquetes em sites. “Como é um assunto popular, fui diretamente ao povo, antes até de lançar o enredo. E assim eu desenvolvi tudo”, resume Fábio.

“Se as pessoas gostaram do enredo do ano passado da São Clemente (Uma aventura musical na Sapucaí), a plástica, o visual, poderão esperar muito mais esse ano. Ainda queremos fazer muito mais, dentro das nossas possibilidades”, destaca o carnavalesco.

E quanto à Carminha, personagem que fez sucesso na novela Avenida Brasil, cuja presença está sendo solicitada na Passarela do Samba, a São Clemente avisa que ela estará de alguma forma no desfile. Aliás, não só ela, mas tantos outros vilões, mocinhas, casais e figuras que vem alegrando o público a tempo na TV. Para conferir esta e outras surpresas, assista ao capítulo da novela Horário Nobre que a agremiação exibirá direto da Sapucaí. 

*Do Projeto de Estágio do Jornal do Brasil
http://www.jb.com.br/carnaval-2013/noticias/2013/02/08/sao-clemente-fara-publico-ver-novela-em-plena-sapucai/

Nenhum comentário:

Postar um comentário