JUIZ DE FORA - 1/2/2013 - 16:07
A Guarda Municipal (GM) de Juiz de Fora registrou três ocorrências de prestação de assistência à população nos últimos dez dias. São casos de pessoas que sofreram mal súbito em via pública, em local de serviço da GM, sendo amparadas e encaminhadas aos serviços de saúde. Todas as solicitações desta natureza são atendidas pelos guardas, que, além de possuírem treinamento em primeiros socorros, fazem o acionamento dos serviços de assistência médica, SAMU, Resgate do Corpo de Bombeiros ou mesmo assistência social, de acordo com a necessidade.
A primeira ocorrência foi no Terminal Rodoviário Miguel Mansur, onde o quadro de hipertensão de um homem de 44 anos evoluiu para crise convulsiva. Ele foi contido pelos GMs de serviço e encaminhado para cuidados no Hospital de Pronto Socorro (HPS), através do acionamento do Resgate do Corpo de Bombeiros. O segundo atendimento aconteceu no Parque Halfeld, quando uma jovem de 19 anos passou mal no banheiro, com dores abdominais e pressão baixa, de modo que não conseguia se levantar. A terceira assistência prestada foi na Câmara Municipal, onde a equipe da GM, presente no Parque Halfeld, foi chamada para ajudar uma jovem de 16 anos que também passava mal. A partir do contato da Guarda, o Resgate conduziu a paciente ao HPS.
Embora a função principal da Guarda Municipal seja a proteção do patrimônio público, bens, serviços e instalações, a corporação também trabalha pela vida, auxiliando quem esteja em situação de vulnerabilidade. Diariamente, a Guarda atende pessoas que necessitam de ajuda, como andarilhos, crianças e adolescentes em situação de risco social, moradores de rua, idosos, deficientes e usuários de drogas.
Dentre os casos mais comuns estão o encaminhamento de menores para abrigos onde podem dormir e se alimentar com segurança, e moradores de rua, que recebem atenção da equipe de abordagem da AMAC. Também são atendidas pessoas que necessitam retornar a seus municípios de origem, mas que, por falta de recursos, se abrigam nas ruas. Nestes casos, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é acionado para cadastramento e viabilização das passagens.
*Outras informações com a Assessoria de Comunicação da SARH pelo telefone 3690-7599.
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário