quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

FEB - Batalha de Monte Castelo completa 68 anos

21/02/2013
A Batalha de Monte Castelo, bravura da FEB
Brasil no Front: Tomada de Monte Castelo

“Já era fevereiro de 1945 o setor da FEB (Força Expedicionária Brasileira), incorporada ao V Exército Americano, sofria com temperaturas abaixo de 10 graus, no Teatro de Operações na Itália, no vale do Reno, onde ficava nas encostas um dominante arco de elevações - Belvedere, Gorgolesco, Monte Castelo, Della Torracia e Torre di Nerone, e do qual Monte Castelo, funcionava como uma privilegiada situação topográfica e tática, defendida pela aguerrida 232ª Divisão de Infantaria alemã.

Os soldados brasileiros com neve até o peito, eram ainda acompanhados pelo fogo inimigo de morteiros, cujas granadas "pipocavam" ao lado dos jeeps e caminhões.”

Durante esse clima de conflito em Monte Castelo,estava presente Seu Raul,um bravo jovem que foi mandado para a Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi um dos heróis da Batalha de Monte Castelo ajudando na libertação da cidade,mas nem tudo foi só alegria.Certa vez,após várias noite sem dormir,a expedição de Seu Raul resolveu descansar em um celeiro,quando todos se preparavam para dormir um amigo dele estava manuseando a arma,quando acidentalmente disparou um tiro em direção a Seu Raul,que quase ficou paraplégico. Após esse feito eles saíram para a tomada de Monte Castelo.

Por causa da bravura dos nossos soldados,eles são lembrados até hoje na Itália.Em Monte Castelo a população se veste com as roupas da FEB e cantam a canção do Expedicionário,no dia 28 de Abril, dia da libertação da cidade.

É uma pena que em Salvador eles não são tão lembrados e homenageados, Salvador foi a última capital brasileira a ter o monumento homenageando os guerreiros da Segunda Guerra Mundial, que fica localizado na Mouraria.
http://brasileagrandeguerra.blogspot.com.br/2011/05/batalha-de-monte-castelobravura-da-feb.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário