21/02/2013
Do G1 Triângulo Mineiro
Representantes de 77 municípios da região estiveram presentes (Foto: Reprodução/TV Integração)
Gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de 77 cidades da região Centro-Oeste do estado se reuniram para discutiu as políticas públicas ligadas ao setor. O encontro foi na manhã desta quinta-feira (21) em Divinópolis e o objetivo foi fortalecer as parcerias com as Prefeituras e informar sobre a política de assistência social e o modelo de gestão para os próximos anos, visto que cerca de 70% dos municípios mineiros contam com novos gestores.
No evento os novos gestores conheceram o modelo único de gestão do Suas e como o sistema é operacionalizado. "Queremos mostrar as diretrizes do sistema e como devem ser ofertados os serviços da assistência social, tendo em vista que as cidades estão com novos prefeitos", contou a superintendente de Políticas de Assistência Social do estado, Tereza Cristina Dâmaso.
O evento foi realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e a Associação Mineira de Municípios (AMM). "Essa ação vem sendo desenvolvida desde o início de 2011 e é muito importante na questão do fortalecimento da gestão municipal", disse a coordenadora do departamento de Assistência Social, Maíra de Queiroz.
A secretária de Assistência Social, Aline Pereira de Almeida, de Cedro do Abaeté, no Centro-Oeste do estado, viajou 180 quilômetros para participar do evento. Ela assumiu a pasta este ano. "Com o seminário a gente aprende e melhora para que possamos levar as melhorias para os nossos municípios, não apenas para a gestão", disse.
Suas
O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário