segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Dengue - Juiz de Fora registra 74 casos confirmados da doença

JUIZ DE FORA - 25/2/2013 - 19:09

Juiz de Fora tem hoje 74 casos confirmados de dengue, sendo 58 autóctones (contraídos no próprio município) e 16 importados. Os dados foram divulgados na tarde desta segunda-feira, 25, pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria de Saúde.

Dos 139 casos suspeitos registrados até o momento, 20 foram descartados e outros 45 aguardam resultado de exames. Conforme tabela que pode ser conferida em anexo, o centro da cidade ocupa o primeiro lugar do ranking de bairros com o maior número de casos.

Profissionais da Secretaria de Saúde se mobilizam, nesta semana, para o “Força Saúde contra a Dengue”, que acontecerá na Região Sul. Os agentes Comunitários de Saúde começam nesta terça-feira, 26, seu trabalho de informação às comunidades sobre as ações previstas para toda a semana e que terão seu ponto alto no sábado, 3. Enquanto isso, os agentes de Combate a Endemias visitam imóveis que encontravam-se fechados durante o “Força Saúde”, que ocorreu na Região Sudeste no último final de semana, complementando o trabalho de eliminação do vetor.

A partir desta terça-feira, os agentes de Combate a Endemias passam a circular pelos 24 bairros que compõem a Região Sul, a começar pelo Santa Luzia, realizando o tratamento focal para o extermínio de ovos e larvas do Aedes aegypti. A subsecretária de Vigilância em Saúde, Glênia Campos, foi enfática ao dizer que a população deve estar atenta às inspeções diárias em suas residências, confirmando uma tendência nacional, segundo o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) realizado em todo o país e divulgado pelo Ministério da Saúde, na tarde desta segunda-feira. O levantamento realizado em janeiro deste ano revelou que as cidades da Região Sudeste do Brasil são as que concentraram a maior quantidade de focos do mosquito em depósitos domiciliares, com 63,6%.

“Em Juiz de Fora, não é diferente. O maior número de focos encontra-se no interior das casas, sendo preciso, portanto, eliminá-los. Para isso, são necessárias apenas medidas simples de prevenção – dez minutos diários são o bastante para colocar fim a recipientes propícios ao desenvolvimento do mosquito da dengue”, finalizou Glênia.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 ou 3690-7389.



SECRETARIA DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário