Wando
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nome completo Wanderley Alves dos Reis
Nascimento 2 de outubro de 1945
Origem Cajuri, Minas Gerais
Data de morte 8 de fevereiro de 2012 (66 anos)
Local de morte Nova Lima, Minas Gerais
Gênero(s) Samba-Joia
Ocupação(ões) cantor, compositor
Instrumento(s) violão
Página oficial http://www.wando.com.br
Biografia
O hipocorístico Wando foi dado por sua avó. Ainda pequeno mudou-se de Cajuri para Juiz de Fora, onde formou-se em violão erudito e começou a lidar com música por volta dos 20 anos. Nessa época já participava de conjuntos e se apresentava em bailes na região. Mais tarde muda-se para Volta Redonda (estado do Rio de Janeiro), onde trabalhou como caminhoneiro e feirante.
Sua carreira de cantor iniciou-se em 1969 e o sucesso veio em 1973 quando gravou seu primeiro disco na Discos Copacabana. Compôs para outros medalhões da MPB, como Jair Rodrigues, que no ano de 1974 gravou “O Importante é Ser Fevereiro”.
Em 1975,Ângela Maria gravou "Vá, mas Volte". “A Menina e o Poeta” foi gravada por Roberto Carlos em seu álbum de 1976. "Moça" (1975), "Chora Coração" (1985), que fez parte da trilha sonora da telenovela Roque Santeiro, e, principalmente, "Fogo e Paixão", lançado no álbum O Mundo Romântico de Wando, de 1988, foram seu maiores sucessos.
Foi casado com Rose Marie, com quem teve dois filhos: Gabriela e Wanderley Junior.
Antes de morrer, se relacionava com Renata Lana Costa e Souza, com quem teve uma filha, Maria Sabrina.
Maior coleção de calcinhas
Wando entrou para o RankBrasil - Recordes Brasileiros - pela “Maior coleção de calcinhas do país”. A coleção teve início em 1990, após o lançamento do álbum ‘Tenda dos Prazeres’. Como estratégia de divulgação do disco, ele usou a brincadeira de distribuir as peças íntimas nos shows e o retorno foi imediato, deixando registrada a sua marca.
Morte
Em 27 de janeiro de 2012, Wando foi internado na UTI de um hospital em Belo Horizonte com graves problemas cardíacos. Foi submetido a uma angioplastia de emergência e passou a respirar por aparelhos.
Sua morte, por parada cardiorrespiratória, foi anunciada às 8 horas da manhã de 8 de fevereiro de 2012 no Biocor Instituto em Nova Lima, Minas Gerais.
O corpo do cantor foi sepultado em Belo Horizonte.
Discografia
Wando em apresentação em 2009.
S.O.S. de Amor (1999) - ao vivo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wando
Nenhum comentário:
Postar um comentário