sábado, 2 de fevereiro de 2013

02/02 - Dia de Iemanjá

Sábado, 02/02/2013, 

Rainha do Mar. Mãe das Águas. Ou simplesmente Iemanjá. No Brasil, a orixá celebrada por várias religiões afro-brasileiras, tem o seu dia especial comemorado hoje.

Em Belém, as comemorações não foram esquecidas pelos devotos. Além das comemorações individuais nos terreiros, um grupo formado pelos umbandistas da Região Metropolitana de Belém deve seguir ainda hoje para o município de Marudá, onde as homenagens a Iemanjá serão realizadas. “Vamos seguir para a praia de água salgada mais próxima a nós, para que as nossas homenagens possam ser realizadas”, disse mãe Inês, uma das organizadoras do grupo que segue para as comemorações. 

Segundo mãe Inês, as homenagens serão realizadas na região do salgado, pois Iemanjá é a deusa da água salgada, conhecida, no catolicismo, como Nossa Senhora dos Navegantes. “Vamos ofertar flores, perfumes, batons, esmaltes e tudo mais que uma mulher vaidosa, como ela, pode querer e gostar”, disse, mãe Inês. As oferendas são depositadas nas águas por todos os devotos vestidos de branco e em barcos de isopor.

Essas oferendas depositadas para Iemanjá são uma espécie de agrado ofertado pelos devotos como forma de agradecimento por todas as benfeitorias realizadas por ela. “Nós queremos adoçar, deixá-la feliz, pedir e agradecer pelas coisas boas realizadas e que ainda virão”, explicou mãe Inês.

A programação deve iniciar às 8h da manhã na praia de Marudá com cantorias e batidas de tambor. As oferendas só serão depositadas a partir das 12h, na virada de horário e maré.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário