quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sete erros do mundo é uma lista que Mahatma Gandhi deu a seu neto

30/01/2013
Em 1931

Caricatura de Gandhi sendo preso por Lord Willingdon, do início da década de 1930. O desenho representa a compreensão de que colocá-lo tantas vezes na prisão terminou por ser uma forma de multiplicar seus ensinamentos.

Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha como um meio de revolução.

A resistência passiva
Quando Gandhi desenvolveu sua filosofia de não-violência, ele não encontrava uma palavra adequada para defini-la em inglês, então decidiu usar esta palavra sânscrita, satyagraha.

No contexto do movimento da Índia em busca da independência, o "satyagrahi" ("aquele que pratica a "satyagraha") é a pessoa que, após ter procurado a verdade em espírito de paz e benevolência, e tendo compreendido tal verdade em termos de um mal ou um erro a ser corrigido, afirma a sua verdade em confronto aberto com o mal através da prática da não violência, já que a utilização da violência resultaria precisamente de uma percepção distorcida da verdade. 
Em seu ato de resistência bem intencionado, o satyagrahi sempre informa seu adversário sobre suas intenções e evita sistematicamente a prática de ocultar estratégias de combate que lhe possam ser vantajosas. 
Pensada nesses termos, a "satyagraha" é menos um ato de desafio com vistas à conquista do que uma tentativa de conversão que deveria, idealmente, ter como resultado nem a vitória e nem a derrota de cada uma das partes conflitantes, mas antes uma nova ordem harmônica.

Gandhi escreveu:

"A distinção entre a resistência passiva como é entendida e praticada no ocidente do satyagraha que eu desenvolvi como uma doutrina lógica e espiritual. É uma metáfora para a não-violência. Eu frequentemente usava "resistência passiva" e "satyagraha" como termos sinônimos: mas com o desenvolvimento da doutrina do satyagraha, a expressão "resistência passiva" deixa de ser sinônimo, pois a resistência passiva pode fazer uso da violência, como no caso das sufragistas e tem sido universalmente reconhecida como uma arma dos fracos. Além disso, resistência passiva não envolve necessariamente a adesão à verdade completa em todas as circunstâncias. Portanto, ela é diferente do satyagraha em três aspectos essenciais: satyagraha é uma arma dos fortes; 
ela não admite o uso da violência sob qualquer circunstância; 
ela sempre insiste em defender a verdade. 
Acho que isto já fez a distinção perfeitamente clara.

Nascimento: 2 de outubro de 1869,Porbandar
Altura: 1,60 m
Assassinado em: 30 de janeiro de 1948,Birla House
Cônjuge: Kasturba Gandhi (de 1883 a 1944)
Filhos: Harilal Gandhi, Devdas Gandhi,Manilal Gandhi, Ramdas Gandhi
Filiação: Karamchand Gandhi, Putlibai Gandhi

‎"Nada tenho de novo para ensinar ao mundo. A verdade e a não-violência são tão antigas quanto as montanhas. Tudo o que tenho feito é tentar praticá-las na escala mais vasta que me é possível. Assim, errei algumas vezes e aprendi com meus erros". Gandhi

30/01/1948 - O chefe político Mohanda K. Gandhi, 78 anos, foi alvejado em Nova Deli, na Índia, por três tiros disparados por um jovem fanático hindu. Embora socorrido, não resistiu aos ferimentos e faleceu em sua residência.

Sete erros do mundo é uma lista que Mahatma Gandhi deu a seu neto Arun Gandhi, escrita em um pedaço de papel, em seu último dia juntos, pouco antes de seu assassinato.

Os sete erros são:
Riqueza sem trabalho;
Prazer sem consciência;
Conhecimento sem caráter;
Ciência sem humanidade;
Comércio sem moralidade;
Adoração sem sacrifício;
Política sem princípio.

Essa lista surgiu da busca de Gandhi para as raízes da violência. Ele chamou estes atos de violência passiva. Prevenir-se contra estes atos seria a melhor maneira de prevenir-se ou prevenir a sociedade de chegar a um ponto de violência, de acordo com Gandhi.

A esta lista, Arun Gandhi acrescentou um oitavo erro: 
direito sem responsabilidade.
Fonte Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário