JUIZ DE FORA - 21/1/2013
Dos milhares de moradores da Zona Leste de Juiz de Fora que foram alvo da primeira edição do Força Saúde contra Dengue, realizado no sábado, 19, muitos já foram vitimados pela doença em outros anos. A situação revelada aos agentes de endemias que realizaram as visitas aos imóveis da região denota a necessidade de um forte trabalho de mobilização social para conter uma possível epidemia nos próximos meses.
Envolvidos no trabalho, cerca de 200 servidores da Secretaria de Saúde se revezavam na ação focada no trabalho de educação, prevenção e tratamento focal. Isso porque o índice de infestação no município é de 7,56%. O percentual é sete vezes maior que o aceitável segundo o Ministério da Saúde.
Centenas de ruas foram visitadas entre 8h e 14h nos 17 bairros que compõem a Zona Leste de Juiz de Fora. Em muitas casas onde foram encontrados focos do mosquito transmissor da dengue, durante o primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (Liraa) deste ano, os proprietários receberam das mãos das equipes de educação em saúde a Carta Alerta. O documento tem como objetivo reforçar a solicitação de retirada do lixo que possa servir de criadouro do mosquito. Em outras residências visitadas foram realizadas ações de eliminação dos focos com a aplicação do larvicida.
A partir desta segunda-feira, 21, Demlurb, Empav e Secretaria de Obras enviarão 30 caminhões para passar por toda a região recolhendo o lixo dispensado nas ruas, conforme solicitação dos agentes durante os últimos dias. A próxima edição do Força Saúde contra a Dengue, está prevista para acontecer no sábado, 26, nos bairros da Zona Norte do município.
*Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social pelo telefone 3690-8597.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário