quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Polícias prendem 21 e desmontam quadrilha de tráfico, roubos e homicídios

31 de Janeiro de 2013 - Juiz de Fora 
Por Sandra Zanella

Uma quadrilha da Zona Sul e Cidade Alta envolvida em tráfico de drogas, homicídios e assaltos, com ramificações no município de Rio Novo, foi desarticulada em megaoperação desencadeada pelas polícias Civil e Militar na madrugada e manhã desta quinta-feira (31). A manobra, com foco principal nos bairros Ipiranga e Marilândia, resultou na prisão de 21 pessoas, incluindo sete mulheres, e na apreensão de um adolescente de 14 anos. Três dos suspeitos foram capturados na cidade vizinha. Entre os integrantes do grupo encaminhados à 1ª Delegacia Regional estão uma presa e quatro detentos do sistema prisional, que já haviam sido detidos em outras ocasiões, mas continuavam envolvidos em ações do bando, mesmo atrás das grades. A participação deles no esquema criminoso não foi detalhada pelas polícias.

A operação batizada de "Zona Sul" foi resultado de quatro meses de investigação do Núcleo de Ações Operacionais da Polícia Civil (Naop) e do Serviço de Inteligência da PM. Conforme a titular do Naop, Sheila Oliveira, integrantes da quadrilha são suspeitos de terem cometido uma série de roubos à mão armada na cidade, incluindo a joalherias do Centro e assaltos seguidos de arrombamentos de caixas eletrônicos. Durante o cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão e 14 de prisão, os quase cem policiais mobilizados em 21 viaturas encontraram 1kg de maconha, 1kg de cocaína, 17 papelotes da mesma droga e 16 pedras de crack. Também foram apreendidos cerca de R$ 10 mil, cartões bancários que movimentariam dinheiro proveniente do crime, além de 23 celulares, dois veículos, relógios, pulseiras e máquina fotográfica.

Polícia pede ajuda da população

"Sabemos que eles têm armas de fogo e muito mais substâncias entorpecentes. Também acreditamos que existam mais envolvidos. Pedimos à população que colabore, fazendo denúncias pelo número 181", disse a delegada. "A quadrilha atuava no Ipiranga e Marilândia, parte também no Santa Luzia e em Rio Novo. Dois líderes que foram presos compravam as drogas em maior quantidade fora do estado para ser vendida em Juiz de Fora e Rio Novo. Cada outra pessoa presa é dona de boca de fumo e vendia essas substâncias entorpecentes no varejo."

O novo comandante da 3ª Companhia de Missões Especiais (CME) da PM, tenente-coronel Edelson Gleik, ressaltou que a operação transcorreu com tranquilidade. A investida contou com a participação de militares do Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate). "Fizemos abordagens padrão, com apoio do pessoal de operações especiais em locais mais difíceis. Não foi necessário o uso de força ou de equipamentos, mas estávamos preparados para qualquer situação", garantiu. "Alguns conduzidos já possuem passagens, outros não."

A delegada Sheila destacou que as polícias tiveram apoio da Promotoria de Combate ao Crime Organizado. "A prisão dessa quadrilha representa um grande avanço, e o resultado foi muito positivo." Segundo ela, o tráfico de drogas era propulsor de outros crimes, como roubos e assassinatos. "Tiramos de circulação 21 criminosos."
http://www.tribunademinas.com.br/cidade/policias-prendem-21-e-desmontam-quadrilha-de-trafico-roubos-e-homicidios-1.1224321

Nenhum comentário:

Postar um comentário