19/12/2012
TABATA MARTINS
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
Em torno de 100 a 150 presos do Presídio de Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte, fizeram uma rebelião durante toda a madrugada desta quarta-feira (19). De acordo com a Polícia Militar, três agentes penitenciários e dois funcionários foram rendidos pelos detentos. Um dos agentes foi baleado, depois que os presidiários arrombaram a sala de armas da cadeia, que fica no centro da cidade. A rebelião, iniciada por volta de 00:12 h, começou após um dos presos fingir passar mal e ele e mais quatro comparsas renderem o agente penitenciário que prestou socorro.
Segundo os militares do 36º batalhão, os presidiários ficaram de posse de uma pistola calibre 40, uma submetralhadora .40, seis espingardas .12, oito revólveres e bombas de efeito moral.
O agente baleado, identificado como Milton Barbosa Ribeiro de Oliveira, de 31 anos, foi liberado pelos detentos ainda durante a madrugada e levado ao Hospital Pronto Socorro João XXIII, na capital mineira. A vítima foi atingida na região do braço e não corre risco de morte. Até o começo da manhã desta quarta, os outros dois agentes penitenciários foram mantidos reféns pelos presidiários. Todas as vítimas foram liberadas e atendidas por agentes do Corpo de Bombeiros.
Conforme informações da PM, a madrugada foi marcada por muita tensão e disparos de arma de fogo. Um grande número de parentes de detentos e integrantes da imprensa ficaram reunidos na porta do presídio.
Agentes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Batalhão Aéreo, Rota e Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) foram acionados e, segundo os militares do 36º batalhão, conseguiram negociar a rendição dos presos. Antes de se entregaram, os detentos exigiram a presença de um juiz e de integrantes da imprensa. As exigências dos presidiários foram atendidas e, depois da rendição, eles foram levados para a igreja do presídio. Os detentos, que tentaram fugir, irão passar por revista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário