quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Montes Claros registra tremores de terra durante a madrugada. O telhado de uma varanda caiu e o tremor de maior intensidade atingiu 3,6 na escala Richter

19/12/2012 
TABATA MARTINS
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline

Moradores de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, passaram por momentos de pânico durante a madrugada desta quarta-feira (19). De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registrados três tremores de terra das 02:55 às 4h. Por sorte, ninguém ficou ferido.

Assustados com os tremores, que são recorrentes na cidade, os moradores pediram ajuda para policiais militares e bombeiros, já que foi espalhado um boato de que ocorreriam mais tremores. Para se ter ideia do tamanho do alarde, a Polícia Militar recebeu mais de 350 chamadas e o Corpo de Bombeiros em torno de 500. A maioria das ligações foi referente à trincas em casas e pedido de informação sobre risco de novos tremores.

Segundo os bombeiros, o único dano registrado até esta manhã em relação aos tremores foi a queda do telhado da varanda de uma casa no bairro Jardim Brasil, na região Norte de Montes Claros. Alguns bairros tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido, mas o serviço já foi restabelecido.

Magnitude
Conforme o Observatório Sismológico de Brasília, o primeiro tremor ocorreu exatamente às 02:56h desta quarta, com o valor de 3,6 na escala Richter. O segundo foi registrado às 03:32h e atingiu 3,5 na escala. Já o terceiro aconteceu por volta das 4h e, por ter sido de baixa intensidade, não foi possível de ser mensurado.

Outros casos
O maior tremor já registrado em Montes Claros ocorreu no dia 19 de maio deste ano, com quatro graus na escala Richter. Até o mês de novembro, ocorrerem outros 174 eventos naturais, sendo 60 registrados por quatro das nove estações sismológicas instaladas no entorno de Montes Claros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário