18/12/2012
TABATA MARTINS/ LARISSA ARANTES
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
Foi aprovado o aumento em 34% dos salários dos vereadores de Belo Horizonte na manhã desta terça-feira (18). A votação durou em torno de 15 minutos e apenas os vereadores Iran Barbosa (PMDB), Adriano Ventura (PT) e Geraldo Félix (PMDB) foram contra o aumento.
Os vereadores que, atualmente, ganham R$ 9.200 podem passar a receber R$ 12.459,92. Porém, o novo valor ainda depende de aprovação do prefeito Marcio Lacerda e, se aprovado, só terá validade a partir de janeiro de 2013.
Durante a sessão, em torno de 25 pessoas fizeram uma pequena manifestação e gritaram muito no final da votação. Os protestantes também penduraram faixas na câmara e reclamaram do horário escolhido para ser realizada a votação. Conforme os manifestantes, a escolha da hora foi estratégica, já que muitas pessoas trabalharam nesse horário e não poderiam comparecer.
Nessa segunda-feira (17), mais de 200 internautas confirmaram presença na manifestação organizada pelos movimentos populares Ocupe Câmara e Câmara Transparente nas redes sociais. Durante o protesto, houve tumulto durante a reunião da Comissão de Legislação e Justiça. Cerca de 20 manifestantes participaram do encontro para protestarem contra, dentre outros projetos, a proposta de reajuste.
Uma das estudantes que estava na manifestação e pediu para não ser identificada por medo de retaliação afirmou que seu colega, que filmava a reunião, foi agredido por um funcionário da Casa. A assessoria da Câmara confirmou que houve tumulto, mas alega que não foi registrada reclamação de agressão.
Na última sexta-feira (14), também houve confusão nas galerias da Câmara entre servidores e estudantes que protestavam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário