07/11/2012
A XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) premiou os alunos Caio Moreira Campos, Arthur Augusto Ferreira Rodrigues e José Medeiros de Almeida Duque, da Escola Municipal Cosette de Alencar, localizada no Bairro Santa Catarina. Na manhã desta quarta-feira, 7, os alunos receberam uma medalha de prata e duas de bronze, que foram entregues durante a reunião dos diretores da rede municipal de ensino, no Centro de Formação do Professor, da Secretaria de Educação.
De acordo com o professor de geografia, José Marinho Simões, esta já é a oitava participação da escola nas olimpíadas, o que rendeu a seus alunos mais de 20 medalhas. Segundo ele, a tendência é só aumentar, devido ao apoio constante da direção. Para Simões, o principal objetivo desse trabalho é difundir o ensino das ciências astronômicas, já que as escolas não têm essa disciplina específica. “O importante é despertar o interesse pela ciência.” Ele acrescenta: “Se eu deixar, as crianças ficam o ano inteiro falando de astronomia. É um assunto que desperta muito interesse”.
Neste ano, as atividades da olimpíada consistiram em observar as constelações e as estrelas, além de estudos individuais por conta de cada aluno, incentivados pelo professor. Depois da preparação, 785.191 estudantes, de ensino público e particular de todo o Brasil fizeram uma prova acerca do tema, no mês de maio. A prova foi elaborada por uma comissão de astrônomos pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), que trabalham na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Desta comissão também pertencem engenheiros aeroespaciais que atuam no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
*Informações com a Assessoria de Comunicação da SE, pelo telefone 3690-8497.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário