Do G1 Triângulo Mineiro
O objetivo é ganhar tempo e evitar duplo atendimento (Foto: Reprodução/TV Integração)
O município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, formalizou nessa sexta-feira (9), junto ao Corpo de Bombeiros, a parceria entre Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e os atendimentos de resgate da corporação.
O convênio foi assinado na sede do Corpo de Bombeiros de Uberaba pelo comandante da corporação, prefeito da cidade e secretário de saúde. “São duas instituições que prestam bons trabalhos, são reconhecidas”, disse Anderson Adauto.
O documento formaliza a integração dos serviços. O objetivo é ganhar tempo e evitar duplo atendimento, ou seja, que duas viaturas atendam uma mesma ocorrência. O Samu vai disponibilizar um médico que fará a regulação do atendimento também para o Corpo de Bombeiros. “Vai começar a regular as unidades dos bombeiros no sentido de tentar encaminhar os pacientes para um melhor serviço de saúde, aquele que vai atender melhor cada caso”, explicou a diretora clínica do Samu, Patrícia Lopes.
A comunicação entre as duas unidades será feita por meio de rádio e telefone. Para o comandante do 8º batalhão, major André Casarim, este é apenas o começo de uma grande parceria. Ele espera em um futuro próximo aprovar um projeto para que a assepsia das ambulâncias seja feita em um mesmo local. “Nós temos até uma área na Universidade, já temos o projeto. Isso reduz o tempo que essa viatura fica parada para que possamos assim ter melhor disponibilidade da viatura para atendimento ao público”, disse o major.
O Corpo de Bombeiros conta hoje com três unidades de resgate e realiza, em média, 25 atendimentos por dia. O Samu também tem três ambulâncias e registra cerca de 40 atendimentos diários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário