sábado, 3 de novembro de 2012

Contos de Simões Lopes Neto estão em cartaz nos cinemas. Longa é formado por pequenas histórias, cada uma com elenco próprio

03/11/2012 

¨Contos Gauchescos¨ tem a direção de Henrique de Freitas Lima 
Crédito: Fernando Riegel / Divulgação / CP

O cineasta Henrique de Freitas Lima, em sua trajetória cinematográfica, aborda frequentemente a figura do gaúcho, como já fez em 'Lua de Outubro' e 'Concerto Campestre'. Agora, o diretor leva para o cinema a adaptação de 'Contos Gauchescos', livro de Simões Lopes Neto que é considerado um dos clássicos da literatura pampeana e que, neste ano, tem celebrado seu centenário de publicação. O longa-metragem está em cartaz nos cinemas de Porto Alegre, Santa Maria e Pelotas desde ontem. E formado, como diz o título, por pequenas histórias, cada uma com elenco próprio.

Paixões, jogos, brigas de faca, guerras e lendas fazem parte dos dramas e romances em exibição. Com uma equipe que reuniu cerca de 600 pessoas nos sets, o cineasta teve o mérito de tornar não apenas a obra do escritor pelotense mais conhecida, mas também incluiu um prólogo em que apresenta uma síntese da biografia de Simões Lopes Neto. Esta introdução é bastante didática e se encaixa no projeto de levar o filme para escolas e universidades. Uma das questões que têm surpreendido o cineasta é que, onde já foi exibido, o audiovisual está estimulando a leitura. 'O filme está servindo de porta de entrada para o livro', comentou Freitas Lima.

O elenco conta com nomes como Pedro Machado, Leonardo Machado, Ingra Liberato, João França, Ida Celina, Miguel Ramos, Tiago Real, Renata de Lélis, Roberto Birindelli, Nelson Diniz e Evandro Soldatelli, entre outros. As locações ocorreram em Pelotas, São Gabriel e Piratini. O filme é, portanto, uma oportunidade rara de conhecer um pouco mais sobre a cultura gaúcha nos cinemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário