terça-feira, 30 de outubro de 2012

Em Minas, 653 mil farão o Enem no fim de semana

Publicado no Jornal OTEMPO em 30/10/2012
RODRIGO FREITAS
FOTO: REPRODUÇÃO PORTAL O TEMPO ONLINE
No próximo fim de semana, 5,79 milhões de pessoas devem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o número de inscritos é recorde desde a criação da prova, em 1999. Em Minas, 653 mil candidatos estão aptos para o exame. O Estado fica atrás apenas de São Paulo, com 932 mil estudantes.

Em videochat ontem, no portal O TEMPO Online, o coordenador das turmas do 3º ano do ensino médio do Colégio Santo Antônio, Jorge Cascardo, afirmou que, desde 2009, quando o Enem passou a ser usado como forma de ingresso em algumas universidades, o conteúdo passou a ser mais interpretativo. "Hoje é uma realidade. As provas são interdisciplinares e cobram do aluno uma visão mais geral", explicou.

No sábado, primeiro dia de provas, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, as provas serão de matemática e linguagens, além da redação, com cinco horas e meia de duração.

Segurança reforçada. 
Na véspera da primeira edição do Enem em sua gestão, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) afirmou ontem que o sistema de segurança das provas foi reforçado. O exame tem em seu histórico falhas como vazamento dos testes e problemas na impressão das provas e na aplicação do pré-teste.

O ministro ainda descartou o risco de falta de energia elétrica durante as provas. Na semana passada, Estados do Norte e Nordeste passaram por um apagão. "Trabalhamos, inclusive, com a previsão de tempo antecipada para poder ter um plano de contingência, se necessário", afirmou. 
(Com agências)

Nenhum comentário:

Postar um comentário