terça-feira, 2 de outubro de 2012

A Batalha de Termópilas foi narrada por Heródoto de Halicarnasso


A Batalha das Termópilas tornou-se conhecida graças à narrativa de Heródoto de Halicarnasso, na qual o historiador faz opor quatro milhões e meio de homens,arregimentados à força pelos persas, contra Leônidas e os seus trezentos espartanos, combatendo tão-só pela liberdade da sua cidade. Mas não havia apenas Espartanos nas Termópilas.

Antes da Batalha:

Eram tempos de guerra, as Cidades-Estado gregas estavam á frente de uma ameaça Persa, que vinha invadindo território helênico., sob o Comando de Xerxes, que continuava uma guerra já começada por seu pai, Dário I. No ano de 484 a.C , Xerxes chega com seu exército e marinha nas terras da Ásia Menor.

Esquema Gráfico da Batalha

De acordo com o filósofo Heródoto de Halicarnassus, ele possuía mais de 5 milhões de homens, mas hoje em dia especula-se que o número está em torno de 250 Mil soldados, o que não deixa de ser uma gigantesca ameaça, que com certeza conferia uma vantagem numérica vertiginosa em relação aos Gregos.

A Batalha:

Em 13 de setembro de 480 a.C., o exército persa, comandado pelo rei Xerxes, acampou diante do desfiladeiro de Termópilas, na costa leste da Grécia. Seus mais de 200 mil homens recrutados para derrubar os espartanos perdiam-se de vista. Contra eles, havia o rei Leônidas e somente 7 mil soldados. Confiante na visão aterrorizadora do contingente, Xerxes enviou um emissário para convencer os gregos a se renderem. “Nós iremos disparar tantas flechas que o céu vai escurecer”. “Melhor. Nós lutaremos à sombra”, respondeu o soldado Dienekes.

Os Imortais Persas:

Os Imortais eram a tropa de elite do exército do Império Persa da guarda real, que lutaram nas Guerras Médicas. O epíteto "Imortais" vem de Heródoto, que os chamou de os "Dez Mil" ou "Athanatoi" - do grego, literalmente, imorredouro. Os próprios persas provavelmente não utilizavam-se deste termo, entretanto.

Heródoto menciona que os Imortais eram uma tropa de infantaria pesada, comandados por Hinardes, que mantinha sempre a quantidade de 10.000 homens: cada membro morto, ferido ou gravemente enfermo era imediatamente substituído por outro e, durante as batalhas, os mortos e feridos eram recolhidos pelos companheiros e substituídos rapidamente, dando ao inimigo a impressão de que o grupo não havia sofrido perdas. Em suas fileiras eram aceites apenas persas e medos.

A Batalha continua:

Um dia depois, Xerxes atacou. Durante dois dias, suas melhores tropas foram massacradas na parte mais estreita do desfiladeiro e atiradas ao mar. Ele só venceu quando descobriu um atalho até a retaguarda espartana. Leônidas resistiu até a morte, cumprindo a promessa de só voltar para casa “com o escudo ou sobre ele”.

Um dos principais relatos do historiador Heródoto, essa história mostra o valor que os gregos davam a feitos e palavras. Como afirmou em 1958 a filosofa Hannah Arendt, no livro A Condição Humana, “com esses atos, os mortais poderiam encontrar o seu lugar num mundo onde tudo era imortal, exceto eles próprios”.

Minha Opinião:
A Batalha de Termópilas é um exemplo de Heroísmo e Resistência pelos Espartanos que resistiram até o último homem, eles perderam a batalha mais não em vão com a heroica resistência deles toda Grécia se moveu para combater os persas invasores e assim ganhando a guerra contra os Persas. Depois da guerra um tempo depois , um novo herói iria surgir na Macedônia o nome dele era: Alexandre o Grande, ele iria conquistar todo o império Persa e outros territórios chegando até as margens do rio Indo na índia.
Fonte do Texto: Guia do Estudande , Esparta
Edição Total: História Espetácular

Nenhum comentário:

Postar um comentário