Controlador de tráfego aéreo (também conhecido internacionalmente pelo acrônimo ATCO, do inglês Air Traffic Controller) é a pessoa encarregada de separar o tráfego de aeronaves no espaço aéreo e nos aeroportos de modo seguro, ordenado e rápido. Os controladores de tráfego aéreo trabalham emitindo autorizações aos pilotos, ou seja, dando instruções e informações necessárias dentro do espaço aéreo de sua jurisdição com o objetivo de prevenir colisões entre aeronaves e obstáculos nas imediações dos aeroportos. O controlador de tráfego aéreo é o elo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) que faz a interface mais próxima a um acidente aeronáutico. Por isso seu trabalho é muito específico.
No Brasil, os controladores de tráfego aéreo são formados em dois locais: os controladores civis são formados na cidade de São José dos Campos, no ICEA – Instituto de Controle do Espaço Aéreo e os militares são formados na cidade de Guaratinguetá na EEAR – Escola de Especialistas da Aeronáutica. Ambas as instituições são da área de ensino da Força Aérea Brasileira.
Na maioria dos países signatários da Convenção de Chicago a atividade de controlador de tráfego aéreo é reconhecida como profissão. No Brasil, apesar da grande importância desta função, ainda não há o reconhecimento desta atividade como profissão, até porque ela é ainda desconhecida da sociedade em geral, que só veio tomar conhecimento de sua existência praticamente depois do acidente entre o Boeing da Gol Linhas Aéreas Inteligentes e o Embraer Legacy em 29 de setembro de 2006.
Em 1956, o Sr. Jacob Washtel, fundador da primeira Associação de Controladores de Voo de Israel, propôs uma federação internacional, que fosse capaz de desenvolver conjuntamente a atividade em toda a Europa. A ideia foi bem recebida e, nos anos seguintes, foram criados grupos de trabalho a fim de viabilizar a fundação da EFATCA, European Federation of Air Traffic Controller Association, que ocorreria nos dias 19 e 20 de outubro de 1961, na cidade de Amsterdam, Holanda. Durante a conferência, ficou claro que cerca de vinte outras associações nacionais haviam expressado o interesse de participar deste organismo internacional. Assim, esta federação criada inicialmente com doze países europeus, recebeu a designação de International Federation of Air Traffic Controller Association (IFATCA) no dia 20 de outubro daquele ano. O sucesso da iniciativa fica claro com o fato de hoje contar com 134 membros associados e cerca de 50 mil controladores ao redor do mundo.
The International Day of the Air Traffic Controller not only marks the anniversary of IFATCA: it also celebrates the men and women who 24/7 help make air travel the safest possible mode of transport.
Fonte: ATC Network / Wikipédia / História e Atualidades / IFATCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário