quinta-feira, 18 de outubro de 2012

18 de Outubro é o Dia Mundial da Menopausa – World Menopause Day


Com o objetivo de destacar o assunto junto à sociedade em todo o mundo, a Sociedade Internacional de Menopausa – IMS indica o dia 18 de outubro para a comemoração desse evento que acomete milhões de mulheres. No Brasil são mais de 35 milhões de mulheres com mais de 40 anos.

Segundo a IMS os números são os melhores indicadores da necessidade de inserção imediata do atendimento e tratamento do climatério como desafio à saúde pública. Em 2030, as estimativas da ONU indicam que 1,2 bilhão de mulheres terão mais de 50 anos, ou seja três vezes mais do que em 1990. Programas de melhoria de qualidade de vida, controle de doenças infecciosas, avanço da medicina e acesso a informações são algumas das razões para o aumento da expectativa de vida.

A palavra climatério vem do grego klimacton e significa “crise”. Do ponto de vista clínico, o climatério pode ser definido como o conjunto de alterações orgânicas e psicológicas provocadas pela diminuição gradual da produção dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona) pelos ovários, o que causa o fim dos ciclos menstruais. É, portanto, um período de transição entre a fase reprodutiva e a não-reprodutiva. A menopausa, muito citada para definir esta fase da vida, é a última menstruação da mulher.

As implicações com o fim da produção dos hormônios são muitas, pois eles exercem funções em quase todo o organismo da mulher. Existem receptores de estrogênios, por exemplo, no sistema nervoso central e nos tecidos ósseos. Os hormônios também são importantes para controlar a saúde global da mulher, já que participa, entre outras funções, da síntese de proteínas, da distribuição de gordura pelo corpo, do controle do colesterol e da preservação do cálcio nos ossos. Os ovários, que produzem esses hormônios, funcionam integralmente até por volta dos 40 anos, quando tem início um lento e progressivo declínio de suas funções. Esse é o começo do climatério (ou perimenopausa ou pré-menopausa). A menopausa ocorre, em média, aos 48 anos. O fim dessa fase é próximo dos 60 anos, quando o organismo se adapta às novas necessidades impostas para a manutenção da saúde.

Em sua fase inicial, 75% das mulheres sofrem algum tipo de experiência relacionada à falta de estrogênio, como ondas de calor, incontinência urinária, ressecamento da pele e secura vaginal. Também são relatados com constância casos de irritabilidade, perda de concentração e da libido e depressão. Em cerca de 30% delas os sintomas são severos. A longo prazo o déficit hormonal está relacionado ao aumento de doenças cardiovasculares, osteoporose e doenças cognitivas e demenciais, como o Mal de Alzheimer.

The International Menopause Society, in collaboration with the World Health Organization, has designated October 18 as World Menopause Day. In observation of the day, the IMS, through its organ the Council of Affiliated Menopause Societies, distributes sample press materials to inform women about menopause, its management and the impact of estrogen loss. World Menopause Day can also be a call to implement policies that support research and treatment in the area of menopausal health.

Fonte: Clip Mulher / International Menopause Society

Nenhum comentário:

Postar um comentário