domingo, 18 de dezembro de 2022
Pilotos e comissários rejeitam negociação e mantêm greve
Por Estadão Conteúdo
18/12/2022 às 17:50
Imagem ilustrativa
Pilotos e comissários de bordo rejeitaram em assembleia neste domingo, 18, a proposta feita por empresas aéreas e mantiveram o início da greve da categoria para esta segunda-feira, 19.
Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), 76,4% dos 5.767 participantes da reunião não aceitaram o acordo. As empresas propõem reajuste salarial pelo INPC, além de adicional de 0,5% para repor perdas inflacionárias, e a inclusão de uma cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho que permita a compra de folgas dos tripulantes.
O sindicato reivindica que, além do aumento pelo INPC, o salário receba adicional de 5% para compensar perdas de 10% nos dois anos de pandemia. Os trabalhadores também exigem que as empresas respeitem as escalas de folga dos tripulantes e não programem jornadas de trabalho de mais de 3 horas em solo entre duas etapas de voo. As reivindicações são baseadas no alto valor das passagens aéreas e na melhora da situação financeira das empresas, de acordo com o SNA.
A entidade informa que a greve começará nesta segunda, com atraso dos voos programados para decolagem das 6h às 8h, nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Galeão, Santos Dumont, Viracopos, Porto Alegre, Brasília, Confins e Fortaleza. Após o período, os voos terão partida nos horários normais.
Segundo o presidente do SNA, Henrique Hacklaender, não haverá cancelamento de decolagens. A dinâmica permitirá ao sindicato cumprir decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que determinou que 90% dos tripulantes permaneçam em atividade durante a greve.
https://www.itatiaia.com.br/editorias/brasil/2022/12/18/pilotos-e-comissarios-rejeitam-negociacao-e-mantem-greve
A democracia sem povo
18.12.22 12:17
Foto: TV Senado
Parodiando Gregório de Matos Guerra, o Boca do Inferno, “triste Brasil, ó quão dessemelhante”, pois aqui os ditos representantes do povo encontraram argumentos demagógicos e jurídicos para arrombarem os cofres públicos sem sequer a cerimônia de darem explicação. Contando com a oportunosa ensancha propiciada pela eleição do capitão Jair Messias Bolsonaro, incapaz de distinguir o buraco de uma agulha da corcova de um camelo, o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, inventou a conjunção obrigatória de dois antônimos, orçamento secreto. Por esse truque de fazer corarem doleiros de mensalão e petrolão, entregando parte considerável do butim a si próprio, família, paróquia e grei, o “nobre” parlamentar escondeu no sigilo do destino das verbas tidas como coletivas o “abre-te, Sésamo” da caverna do ouro invadida por 40 ladrões.
Com a mesma desenvoltura com que libertaram os condenados da Operação Lava Jato, os inimigos destes uniram-se para assegurar a permanência do lance de dados no cassino desocupado pelos perdedores da hora para a ocupação dos vencedores da vez. O jogo de cena foi tão eficaz que já se cogita a adesão do líder de todos os governos, Ricardo Barros, prestidigitador da banca do capitão-terrorista, adesão à futura gestão em que o Partido dito de Trabalhadores que nunca suaram, providencia o afastamento de antigos aliados nocivos ao bem-estar da opa sindicalista. Não foi golpe de pouca monta. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), relatora da ação contra as emendas do relator, Rosa Weber, redigiu um voto antológico em defesa do óbvio: não há democracia sem transparência. A primeira dissidência ao primoroso documento partiu do pastor André Mendonça, acólito do lulismo sindical e pregador do bolsoarismo cristão de araque. Apelou para a representação do cidadão na Câmara para afastar do poder o verdadeiro cidadão, que só penetra na casa das leis para varrer o chão e servir cafezinho, frio para quem sai, morno para quem fica e delicioso para quem entra. Passou o refrão para Nunes Marques, que ainda tem duas semanas para louvar seu mito de coturno.
Dos que acompanharam a dupla destaca-se o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que, depois de liderar os berros pelos gols de vitória de Lulinha da Silva, apressou-se a esclarecer que sua parcialidade não se limita à torcida pelo time campeão. E, confirmando sua esperança de algum dia disputar uma governança por uma legenda partidária, esclareceu em definitivo que a sua é a democracia sem povo. Esse xaveco foi completado com a farsa do pedido de vista do decano Gilmar Mendes e do acadêmico de São Bernardo, Ricardo Lewandowski, para permitir que Rodrigo Pacheco, presidente do Senado e devoto do PSD, não o dos mineiros que só debatiam assuntos resolvidos antes nos conchavos, mas o do dr. Gilberto Kassab, que dirige um partido, que não é de direita, centro nem esquerda.
E, assim, a farsa se consuma. Da mesma forma como o aperto de mãos de Lula e Lira, (faz dois eles aí), consagrou o pacto da gastança em nome do combate à fome da miséria brasileira, o acordo tácito dos segredos da compra dos tratores para a Codevasf concretizou-se no encontro de Pacheco e Lewandowski. Depois, é claro, da votação do Congresso que consumou o engana-trouxa ao revelar o segredo de Polichinelo do suspense dos votos dos representantes do Pantanal e do ABC. Na democracia de Moraes e Dias Toffoli, quem vota não precisa aprender a ler e quem não tem mandato ou marajanato na Nomenklatura brasiliense não apita necas.
Lulinha da Silva, vulgo Paz e Amor, está bem conformado com o cerco dos antigos correligionários do PT, que acreditam na inocência de seu anjo de pau oco. No regime do presidencialismo perene, instituído pelo professor Fernando Henrique Cardoso quando inventou esse aleijão que permitiu o ex-dirigente sindical chegar à segunda reeleição e ao terceiro mandato, este presidente eleito, diplomado e tomando o café mais chique do úrtimo da Brasília que o adversário prometia submeter ao Brasil, não dá mais ouvidos a quem lembre que foi Bolsonaro quem se derrotou. Dane-se, a derrota não tem cúmplices. Lula já teve essa experiência e não está disposto a esconjurá-la. Tanto é que sua caneta, que não deve ser Bic, vai transformar Fernando Haddad, colega de Delfim Netto na Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), no czar econômico socialismo novo rico. Mesmo depois de ter apanhado do temerbolsonarista Tarcísio de Freitas no segundo turno da eleição pára o governo de São Paulo. E ainda ter perdido a reeleição para João Dória no primeiro turno após concluir a pior gestão paulistana da História.
Haddad, coitado, tem uma sombra. A sombra chama-se Mercadante, nome da mãe, porque o pai teve o seu extirpado, por ter sido um general da linha duríssima do Exército na ditadura. Não se conhece nada na biografia do referido companheiro que o habilite a presidir o BNDES com seus empréstimos a juros de papai Noel. A não ser o fato de ter induzido o mesmo Lula, que o nomeará agora, a denunciar o Plano Real como estelionato. E, assim, o sociólogo FHC o derrotou duas vezes sem disputar o turno final. O Antagonista talvez tenha encontrado, contudo, um motivo maior para justificar a atual escolha pelo único economista de renome no Brasil que injuriou o fim da inflação no fim do século passado. Como se sabe, Lula, “o mais honesto dos cubanos e troianos”, teve de responder na Justiça, pelo desempenho à Ronaldinho Gaúcho de seu filhote empresário, vulgo Lulinha. Um filho de Mercadante, que também abandonou o sobrenome do avô linha dura, tem biografia similar. Pedro Barros Mercadante Oliva ocupa cargos de relevo em empresas do dono da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) Benjamin Steinbruch. O irmão de Mercadante, coronel da reserva Olavo Oliva Neto, foi diretor estratégico da Odebrecht Defesa e Tecnologia, que dispensa apresentações mais detalhadas.
Claudio Dantas, diretor de jornalismo do Antagonista, concluiu sua reportagem sobre esse aspecto familiar do solitário detrator do Plano Real com um tuchê de florete retórico: “parece que o capital está no DNA da família.” É. Pode ser um trunfo para conquistar o arredio mercado, não é?
*Jornalista, poeta e escritor
https://oantagonista.uol.com.br/opiniao/a-democracia-sem-povo/
Avatar 2 ultrapassa meio milhão de espectadores no Brasil
Por Estadão Conteúdo 18/12/2022 às 18:00
Primeiro filme do Avatar estreou nos cinemas brasileiros em 2009 e voltou às telas com novidades
Em seu primeiro final de semana de circuito, novo longa de James Cameron arrecadou R$ 12,7 milhões; nos EUA, o filme também vai bem e já acumula US$ 53 milhões
Depois de um longo período de vaca fria, as salas de cinema começam a demonstrar alguma recuperação em relação ao público.
A esperança dos exibidores mais recente tem sido Avatar - O Caminho da Água, que estreou no Brasil na última quinta, 15, e que já ultrapassou mais de meio milhão de espectadores. Segundo o Filme B, na sexta-feira, 16, o longa já acumulava uma arrecadação de R$ 12,7 milhões.
Ainda de acordo com o Filme B, a estreia de Avatar 2 só foi menor que a de Thor - Amor e Trovão, que atraiu 346,7 mil pessoas para os cinemas, e a de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, que vendeu 591,8 mil ingressos. Em 2009, o primeiro filme da franquia levou 770,4 mil espectadores para os cinemas durante todo o final de semana de abertura.
Nos EUA, o longa também vai bem. De acordo com a Variety, o segundo filme da franquia de Avatar rendeu US$ 53 milhões somente no primeiro dia de exibição. O valor supera a estreia do filme original, que abriu o circuito com US$ 26 milhões de bilheteria.
Desde a sua premiére internacional, realizada em Londres, que Avatar - O Caminho da Água tem deixado boa impressão nos espectadores. A qualidade da fotografia e dos efeitos visuais têm sido muito elogiada pelos críticos e pelo público. Segundo o Box Office Mojo, o longa já arrecadou US$ 103,4 milhões em todo o mundo até este domingo, 18.
https://www.itatiaia.com.br/editorias/entretenimento/2022/12/18/avatar-2ultrapassa-meio-milhao-de-espectadores-no-brasil
Bolsonarista é atingida por raio em chuva no QG do Exército, em Brasília
Por Levy Guimarães Publicado em 18 de dezembro de 2022 | 18h23 - Atualizado em 18 de dezembro de 2022 | 18h23
Bolsonaristas concentrados em frente ao QG do Exército, em Brasília, pedem intervenção das Forças Armadas — Foto: Gabriela Oliva/O Tempo
Uma forte chuva com raios atingiu o Quartel-General do Exército, em Brasília, onde estão acampados manifestantes bolsonaristas, e fez quatro vítimas neste domingo (18).
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), quatro pessoas, que estavam em uma tenda, haviam sido vítimas de choque por descarga atmosférica. Uma mulher de 45 anos precisou ser atendida e transportada. Ela apresentava dormência nas pernas, queimação no braço direito, quadro hipertensivo e sinais vitais alterados. Foi transportada ao Instituto Hospital de Base de Brasília consciente, orientada e estável.
O incidente ocorreu no início da tarde na praça dos Cristais, avenida do exército, no Setor Militar Urbano de Brasília, empenhando três viaturas e onze militares. O Corpo de Bombeiros afirma não ter a identificação das pessoas que não foram transportadas.
A manifestação bolsonarista no QG do Exército acontece desde a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno das eleições, em 30 de outubro. Além de não aceitarem o resultado do pleito, os manifestantes pedem intervenção militar, o que é inconstitucional.
https://www.otempo.com.br/brasilia/bolsonarista-e-atingida-por-raio-em-chuva-no-qg-do-exercito-em-brasilia-1.2784771
A imigração ilegal é tema de reportagens da Rede Minas na série especial "Deportados", a partir desta segunda (19/12)
São muitos os brasileiros que partem para outros países na esperança de uma vida melhor. O sonho, muitas vezes, se torna um pesadelo. Este ano, o número de deportados dos Estados Unidos foi recorde. Só nos primeiros seis meses, a quantidade já havia superado o montante de 2021. Nessa estatística, muitos são mineiros. A Rede Minas exibe uma série especial de reportagens sobre o tema que é exibida a partir desta segunda-feira (19/12).
Dividida em quatro episódios, a série mostra o que motiva a busca pelo “sonho americano” e as condições a que muitas pessoas se submetem para conseguirem atravessar fronteiras. A série detalha o trabalho dos “coiotes” ainda em terras brasileiras e mostra Governador Valadares, cidade do Vale do Rio que se destaca neste tipo de imigração. A equipe de jornalismo acompanhou a chegada de um voo com famílias devolvidas ao país e mostra, nas matérias, como é a situação desses brasileiros e chama a atenção para a política de imigração e as condições das deportações.
A série “Deportados” vai ao ar no Jornal Minas 2ª edição, de segunda (19/12) a quinta-feira (22/12), às 19h30, pela Rede Minas, e no Jornal Minas 1ª edição, de terça (20/12) a sexta-feira (23/12), às 12h30. O público acompanha pela Rede Minas no site redeminas.tv e pela plataforma de streaming EMCplay.
Serviço
Série “Deportados”
Datas e horários:
De 19/12 a 22/12, às 19h30, no Jornal Minas 2ª edição
De 20/12 a 23/12, às 12h30, no Jornal Minas 1ª edição
Transmissão: Rede Minas, redeminas.tv e plataforma de streaming EMCplay
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; e por meio do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.
https://www.agenciaminas.mg.gov.br/evento/a-imigracao-ilegal-e-tema-de-reportagens-da-rede-minas-na-serie-especial-deportados-a-partir-desta-segunda-19-12
La Tercera: com brilho de Messi, Argentina bate França nos pênaltis e fatura tri
Por Frederico Teixeira Publicado em 18 de dezembro de 2022 | 14h53 - Atualizado em 18 de dezembro de 2022 | 15h13
Com direito a enredo típico de tango, a Argentina é tricampeã Mundial. Novamente com Lionel Messi desequilibrante em sua despedida de Copas do Mundo, os hermanos bateram a França nos pênaltis, após empate em 2 a 2 nos 90 minutos e 1 a 1 na prorrogação, neste domingo (18), em Doha, no Catar, e levantaram a 'La Tercera' taça para delírio da torcida. O feito já havia sido alcançado em 1978, em casa, e em 1986, no México, então sob o brilho de Diego Armando Maradona.
Se a campanha da Argentina na Copa começou com uma surpreendente derrota de 2 a 1 para a Arábia Saudita na estreia, depois, a equipe foi ganhando corpo. Tanto pelo crescimento de produção de Messi quanto pelas mudanças promovidas pelo técnico Lionel Scaloni, que firmou os jovens Enzo Fernández e Julian Álvarez no time titular.
No duelo deste domingo (18), a Argentina se impôs logo de cara, sendo soberana no primeiro tempo. Com Di Maria como principal surpresa na escalação, o técnico Scaloni posicionou a equipe de forma a pressionar a França em seu setor defensivo.
O resultado foi uma verdadeira blitz argentina. Acuados em seu campo, os franceses pareciam meio desnorteados, tendo cometido três faltas logo nos 5 minutos iniciais.
A primeira boa chance da Argentina surgiu aos 5 minutos, com MacAllister, arriscando de fora, para boa defesa de Lloris. Três minutos depois foi a vez de De Paul tentar finalizar, mas Varane conseguiu desviar para escanteio.
A França só conseguiu avançar pela primeira vez aos 10 minutos. Mbappé, que sofria com a dobra na marcação, apareceu em uma tentativa rápida de tabelinha pela esquerda, mas a defesa argentina conseguiu evitar a finalização.
Se Mbappé estava 'encaixotado' na marcação argentina, do outro lado, a estrela de Messi seguia brilhando. Novamente o camisa 10 criava as melhores oportunidades. Aos 17 min, pela direita, fez belo cruzamento para Di Maria, mas o atacante pegou mal e a bola subiu muito.
A França tentava se armar para contra ataques. Aos 19 minutos, Theo Hernández chegou com perigo e sofreu falta a dois passos da área. Na cobrança, Giroud cabeceou por cima, mas a arbitragem já havia assinalado falta.
A melhor produção Argentina acabou premiada aos 22 minutos. Em jogada pela esquerda, Di Maria invadiu a área foi tocado por cima por Dembélé. Pênalti. Na cobrança, aos 23, Messi, com muita categoria, deslocou Lloris e bateu no canto esquerdo do goleiro, abrindo o placar.
A Argentina seguia solta em campo. E com os jogadores arriscando mais. Primeiro, Cristian Romero de fora da área. Depois, na sequência de lindo chapéu de De Paul em Hernández, MacAllister também tentou, aos 32, mas pegou mal.
E quando a França tentou algo mais incisivo, Argentina deu um contragolpe fatal. Com um passe genial, Messi achou MacAllister na direita e ele cruzou para o outro lado da área para Di Maria marcar o segundo gol.
Técnico da França, Deschamps não esperou sequer o intervalo para promover mudanças. Aos 42 minutos, saíram Giroud e Dembélé para entradas de Marcus Thuram e Kolo Muani.
Reviravolta no cenário
No segundo tempo, a França tentava de todas as formas 'voltar para o jogo', mas a Argentina seguia no controle das ações. A primeira chance foi hermana, com De Paul, aos 4 minutos, novamente de fora, para defesa de Lloris.
O confronto, como não podia ser diferente, começou a ficar mais pegado, com muitas faltas, bola concentrada no meio campo e poucas chances claras de gol para ambos os lados.
O quadro só começou a mudar aos 19 minutos, quando Di Maria, ainda longe de sua melhor forma física em função do período em que ficou se recuperando de lesão, teve que deixar o campo, extenuado, para a entrada de Acuña.
Aos poucos, a França cresceu de produção e a Argentina se 'encolheu', tentando segurar o placar. A primeira chegada dos Bleus foi aos 23 minutos, com Kolo Muani tentando de fora. Mas a partir dos 26, a outra estrela da noite começou a brilhar: Mbappé, com boa conclusão, mas para fora.
Sem nada a perder, Dechamps foi para o tudo ou nada, mandando a campo Camavinga e Coman nas vagas de Theo Hérnandez e Griezmann. E o que parecia mais 'desespero' acabou dando resultado.
Aos 34 minutos, em uma bela jogada pela esquerda, Kolo Moani foi derrubado na área por Otamendi. Pênalti, que Mbappé bateu e converteu. O goleiro Emiliano Martínez chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol: 2 a 1 no placar.
E não houve nem tempo para a Argentina tentar colocar os nervos no lugar. Aos 38 minutos, Mbappé voltou a brilhar e fez seu segundo gol, incendiando o jogo, para delírio da torcida francesa.
Dali pra frente, muita emoção. Os franceses tiveram as melhores chances, a maioria delas novamente com Mbappé, mas, no apagar das luzes, quase que Messi decretou a vitória hermana, em chute cheio de curva, mas Lloris conseguiu colocar para escanteio.
Prorrogação
Com os ânimos ainda abalados, a Argentina ganhou fôlego extra para a prorrogação - literalmente - a partir do momento em que Scaloni foi promovendo modificações. Titulares no início da competição, Lautaro Martinez e Paredes entraram e recolocaram os hermanos no jogo.
E se o primeiro tempo da prorrogação terminou sem gols, na segunda etapa as emoções foram até o segundo final. Messi voltou a colocar a Argentina a frente do placar, aos 3 minutos, após jogada rápida pela direita, Os franceses chegaram a pedir impedimento, mas a arbitragem confirmou o gol.
A França partiu com tudo pra cima. E, para desespero da parte hermana, chegou ao empate novamente. Em tentativa de finalização, a bola desviou na mão de Montiel na área. Pênalti, que Mbappé mais uma vez converteu, marcando seu terceiro gol em uma final de Mundial.
O 'esperado' seria ambas as equipes segurarem o jogo até o apito final. Mas ambas seguiram em busca do gol. Neste momento, brilharam as estrelas dos goleiros Lloris e Martinéz, autores de grandes defesas nos segundos finais.
Pênaltis
Nos pênaltis, as estrelas fizeram sua parte. Mbappé bateu o primeiro para a França e converteu. Messi veio logo na sequência e também fez o seu para a Argentina.
A partir daí, brilhou a estrela do goleiro Emiliano Martinez. Ele defendeu a cobrança de Comani. E depois viu Tchouaméni chutar a bola para fora. No fim, coube a Montiel, que havia cometido o pênalti na prorrogação, a bater o última cobrança! E não houve como segurar o grito! Bola nas redes e Argentina tricampeã mundial!
https://www.otempo.com.br/copa-do-mundo/la-tercera-com-brilho-de-messi-argentina-bate-franca-nos-penaltis-e-fatura-tri-1.2784601
Argentina x França: veja valor do prêmio à campeã, à vice e às demais na Copa
Por Gabriel Moraes Publicado em 18 de dezembro de 2022 | 08h00 - Atualizado em 18 de dezembro de 2022 | 08h28
Al Hilm é a bola oficial da Copa do Mundo — Foto: Jack Guez/AFP
A cada ano que passa, a Fifa aumenta os valores de premiação às seleções que participam da Copa do Mundo do Catar, principalmente à campeã. Neste domingo (19), a partir das 12h (de Brasília), Argentina e França duelam no gramado do Lusail Stadium para a conquista do maior prêmio e claro, da maior glória do esporte mundial.
Nesta edição, será pago ao campeão, por exemplo, um valor cerca de 10% maior que em 2018, na Rússia. Ao todo, as 32 seleções participantes recebem 440 milhões de dólares, o que, em reais, dá mais de 2,2 bilhões.
Premiação para cada seleção
Fase de grupos: US$ 9 milhões
Oitavas de final: US$ 13 milhões
Quartas de final: US$ 17 milhões
Quarto lugar: US$ 25 milhões
Terceiro lugar: US$ 27 milhões
Vice campeão: US$ 30 milhões
Campeão: US$ 42 milhões
É importante destacar que esses valores não são cumulativos, pois dizem respeito a onde cada seleção parou. Ou seja, quem caiu nas oitavas de final, recebe os US$ 13 milhões, e não, US$ 22 milhões (13+9).
No caso do Brasil, que parou nas quartas de final, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) embolsou, em premiação, US$ 17 milhões, algo em torno de R$ 90 milhões. No próximo sábado (17), às 12h (de Brasília), Croácia e Marrocos definirão, no Estádio Internacional Khalifa, quem serão o terceiro e quarto colocados. (GN* Atualizado: Croácia 2x1 Marrocos.)
https://www.otempo.com.br/copa-do-mundo/argentina-x-franca-veja-valor-do-premio-a-campea-a-vice-e-as-demais-na-copa-1.2783401
A Sobrevivência dos Mais Gordos (2002): Jens Galschiot
A Sobrevivência dos Mais Gordos (2002): escultura de cobre de três metros de altura, representando uma adiposa figura feminina (Justitia) sentada nas costas de um homem faminto.
Jens Galschiot, (nascido em Frederikssund, Dinamarca, em 4 de junho de 1954), se formou como serralheiro. Ourives especializado em prata e escultor autodidata, possui oficina própria localizada na sua cidade natal desde 1985. Seus ateliês incluem fundição de bronze, oficina e parque de esculturas.
É considerado como um artista muito versátil[quem?], ele se move na intersecção entre instalações artísticas e arte urbana,com referências nítidas a esculturas sociais (do inglês, 'social sculptures'), ao simbolismo e ao art nouveau. Seu trabalho é fundamentalmente voltado para o combate às injustiças do mundo, instalando esculturas em locais públicos e praças das maiores cidades do mundo. A maioria das esculturas são feitas de bronze, utilizando seus próprios recursos.
Galschiot se tornou várias vezes conhecido mundialmente com o tema Arte em Defesa do Humanismo (Art in Defense of Humanism – AIDOH), devido às ações em eventos importantes. Durante a Cúpula do Clima de Copenhague, em dezembro de 2009, instalou a escultura 'Survival of the Fattest' (Sobrevivência dos Mais Gordos), ao lado da Pequena Sereia.
O artista também criou instalações de escultura em diversos outros lugares. Entre outras, instalou as esculturas de 22 toneladas intituladas de 'Min Indre Svinehund' (Minha Besta Interior), em 1993 na Europa – considerada como uma forma ilegal de arte de rua. Também instalou a obra 'A Coluna da Infâmia', em Hong Kong, México e no Brasil. Outras obras notáveis são 'A Marcha da Fome' em 2002, 'Em Nome de Deus', em 2006, 'A cor Laranja', em 2008, e 'Fundamentalismo', em 2011 e 2012.
O nome Galschiot provavelmente vem da antiga família nobre da Jutlândia, Galskyt (1325-1601). Existem coincidências entre os brasões das duas famílias, que podem ser vistos na oficina do escultor.
Obras
Projetos Importantes e grupos de esculturas Cocoon (1992): com quatro metros de altura e doze metros de diâmetro comprimento, a escultura é composta de 22 escudos de aço inoxidável, e expõe rostos de bronze que os atravessam. Foi exibida pela primeira vez na exposição mundial Expo92, em Sevilla, Espanha.
[1]Minha Besta Interior (1993): esculturas de concreto de 2,3 metros de altura. Vinte e duas esculturas foram instaladas ilegalmente em espaços públicos de cidades europeias por dois dias, como uma manifestação de street art para chamar a atenção sobre a crescente barbárie na Europa.
[2]O Pequeno Príncipe (1995):Elysium, O Templo Oculto (1995): instalação com um total de quinhentos metros quadrados de área que serviu para formar a apresentação de teatro, música e dança.A Morte Silenciosa (1995): street art happening onde foram pendurados 750 corpos de bonecas e distribuídas 13 milhões de cédulas falsas durante a Cúpula Social da ONU em Copenhague no ano de 1995.
[3]A Coluna da Infâmia (1996 até ?): esculturas de oito metros de altura erguidas para realçar um crime. A escultura é formada de figuras humanas torcidas em um obelisco e foi erguida em Hong Kong, no México e no Brasil. Jovens em Vidro (1997): três metros e meio de altura e quinze de diâmetro. Uma instalação de arte na Praça da Prefeitura de Copenhague, onde 6 recipientes de vidro cheios de água (como uma forma de balão ou frasco de vidro) contendo 6 corpos de silicone imitando 6 jovens humanos – a instalação media a temperatura do estado mental da juventude em Copenhague.
[4][5]O Chão é Tóxico(1997): instalação montada em Odense com 2,5 mil cruzes plantadas em uma área de 20 mil metros quadrados. Como uma forma de retrato histórico, 500 alunos de colégio escreveram seu ponto de vista sobre o que eles fariam pessoalmente para combater os problemas ambientais.
[6][7]A Mensageira (2000): escultura de cobre de cinco metros de altura representando uma mensageira vestida com uma capa ornamentada de displays controlados por um computador ao fundo. Foi o principal trabalho durante a campanha Jubilee 2000 na Dinamarca, e fez também parte das manifestações em ocasião da presença do Banco Mundial em Praga. Foi instalada frente à entrada principal da Cúpula Ambiental em Copenhague (COP15).
[8][9]Mãos de Pedra (2000): instalação de 2 mil metros quadrados de área representando 3 mil mãos de crianças em concreto. Colaboração com Amnesty International sobre o tema de crianças–soldado.
[10][11]A Décima Praga (2001): performance de arte com milhares de cédulas de um dólar, autênticas, coladas em dez telas de 2m x1m e pintadas com sangue humano. Protesto, em colaboração com a organização Médicos sem Fronteiras, contra o processo acionado pela indústria da medicina contra a África do Sul referente a produção de remédios genéricos.
[12][13]O Silêncio Extremo (2001): Cenário de 12m x 6m de cobre e madeira, fabricado para uma peça do grupo Teatro Brutalia e do instrutor Jonathan Paul Cook sobre Ted Kazcynski, conhecido como o Una Bomber, condenado a prisão perpétua por uma série de atentados a bomba. O cenário está agora sendo usado como palco nos ateliês de Galschiot.
[14][15]Liberdade de Poluição (2002): versão fumante da Estátua da Liberade com seis metros de altura. A obra criou um diálogo sobre a noção de liberdade do Mundo Ocidental. Foi usada em manifestações ambientais na Dinamarca, em Luxamburgo, na cidade de Rostock, na Suécia etc.
[16][17]A Sobrevivência dos Mais Gordos (2002): escultura de cobre de três metros de altura, representando uma adiposa figura feminina (Justitia) sentada nas costas de um homem faminto.A Marcha da Fome(2002): instalação de esculturas de cobre com 1,7 m de altura, constituida de 27 meninos famintos. As esculturas participaram de manifestações e exposições em vários lugares do mundo.O Pesadelo (2002): performance e instalação de arte de 20m x 20m com centenas de esculturas, entre outras ”Lobos de Fenris” que cospiam bolas de fogo de 8 metros, inspiradas pelo arquiteto de Estado de Hitler, Albert Speer, e pelo discurso de Martin Luther King”I have a dream”. Concebida no Festival de Roskilde em 2005 e em diferentes lugares na Dinamarca.
[18][19]O Poço do Narrador (2005): grande escultura de H.C. Andersen, instalada na praça da prefeitura de Odense de 2005 a 2011. A escultura foi afogada no porto de Odense em 2011 durante uma marcha de protesto contra o município de Odense.
[20][21]Doença da Vaca Louca (2005): instalação de arte mostrando uma balança de doze metros de altura com uma vaca empalhada em um prato e meninos famintos no outro. Foi exibida na praça da prefeitura de Copenhague e durante o encontro WTO em Hong Kong.
[22][23]Bezerro de Ouro (2005): escultura da cobre de oito metros de altura coberta com folhas de ouro de 24 quilates representando um bezerro de ouro. Exibida em Gent na Bélgica e instalada de forma permanente na praça da prefeitura de Fredericia, na Dinamarca.
[24][25]Vida de Criança ano 2005, A menina dos Fósforos (2005): dez esculturas de uma menina de aproximadamente 9 anos carregando fósforos e um celular[30] , [31]Em nome de Deus (2006): instalação de esculturas de cobre, composta por uma série de construções de escultura de uma adolescente grávida crucificada.A cor Laranja(2008): um projeto de arte onde a cor laranja foi usada para sinalizar as violações de Direitos Humanos durante as Olimpíadas de 2008 na China.Sete Metros (2009): uma grande série de instalações artísticas em relação à Cúpula Ambiental Cop 15 em Copenhague. Uma corrente de luz longa de 24 quilômetros, composta de lâmpadas vermelhas piscando a 7 metros de altura por toda cidade de Copenhague e em volta do centro de conferências Bella Center. O projeto foi apoiado pelo Ministério de Relações Exteriores.
[26][27]O Fim dos Sem Teto(2010 - 2013): treze esculturas de cobre representando pessoas sem teto em proporções humanas. Foram exibidas em turnê na Inglaterra, Irlanda, Itália, Portugal, Hungria, Romênia, Noruega e Dinamarca. Também foram expostas no Parlamento Europeu. Em colaboração com projekt udenfor (projeto de fora) e Fiantsa.
[28][29]O Barco de Refugiados M/S ANTON (2010 - 2013): uma instalação de esculturas flutuante com 70 peças de cobre representando refugiados instalados na velha traineira M/S ANTON. Esteve em turnê em várias cidades litorâneas da Dinamarca e estará em turnê na Escandinavia em 2013. Em colaboração com levende hav (mar vivo).
[30][31]Ato de Balanço (2005-2015): esculturas de cobre de até três metros de altura balançando sobre estacas de entre seis e quinze metros de altura. Símbolo dos dez anos da ONU ”para educação e sustentabilidade” (UBU). Foram expostas no Kenya, na Índia, na Noruega, na Suécia, na Finlândia e na Dinamarca. Quatro das maiores foram expostas na praça Christiansborgsplads em frente ao Parlamento da Dinamarca entre 2009 e 2012.
[32][33]Fundamentalismo(2011- 2012): cobre de quatro metros de altura e nove de comprimento. Instalação de escultura composta de livros religiosos formando a palavra ”FUNDAMENTALISMO”.Rio+20 (2012): um desfile de esculturas com três réplicas da Estátua da Liberdade, uma com seis metros de altura e outras duas menores, dez refugiados do M/S Anton, as esculturas Em Nome de Deus, a Coluna da Infâmia e outras. Em conjunto elas formam uma base no acampamento dinamarquês durante a Rio+20 no Parque do Flamengo, Rio de Janeiro. Serão diariamente transmitidas reportagens para redes dinamarquesas e internacionais de televisão sobre a Cúpula Ambiental.
Filme
Existem várias coleções de documentários sobre os eventos artísticos e as obras do Galschiot. Podem ser vistos em:Youtube Galschiøt/ lista de reprodução: aproximadamente 168 filmes. [34]Google pesquisa de video: 990 filmes e pequenos recortes da internet. [35]OSRTV.dk: o produtor de filme Niller Madsen assumiu o papel de documentarista dos happenings de Galschiot e está por trás de vários filmes profissionais sobre o escultor.,[36]Aidoh.dk: vinte e um filmes de qualidade em dinamarquês, inglês e espanhol. [37]
Livros
Eu acuso (publicação da editora AIDOH.dk , Isbn nr 87-990178-0-6 ). O autor e artista crítico Erik Meistrup escreveu o livro Jeg Anklager (Eu acuso) sobre Galschiot, em comemoração do seu aniversário de cinquenta anos. O livro é uma análise histórica da arte de Galschiot, que também contém uma revisão das obras do artista, biografias, sem contar uma grande quantidade de fotos. Está esgotado na editora, mas pode ser baixado gratuitamente como livro eletrônico.[38]Galschiot, um retrato (2012). Um retrato atualizado do artista em inglês, com um mapa e uma revisão acessível das obras dos últimos trinta anos, listagem de exposições etc. Pode ser baixado gratuitamente como livro eletrônico.[39]Galschiot, resumo biográfico. Uma pequena biografia com fotos do período que vai desde seu nascimento, em Frederikssund, 1954, até o ano de 2004. Pode ser baixado gratuitamente como livro eletrônico.[40]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jens_Galschi%C3%B8t
sábado, 17 de dezembro de 2022
18/12- Dia de Conscientização do Autismo/Dia do Museólogo /N. S. do Ó/ Migrantes /Muffin / Vale do Paraíso/Saturno e saiba +
Dia Mundial de Conscientização do Autismo Dia do Museólogo - Dia do Mergulhador / Dia de Nossa Senhora do Ó / Dia Internacional dos Migrantes/ Dia do Muffin - Brasil
Festa no Vale do Paraíso - Padroeira
Aniversário do município de Colíder, Mato Grosso
Portugal - Festa de Vale do Paraíso, Azambuja (padroeira: Nossa Srª do Paraíso)
Roma antiga - Festival da Saturnália, em honra a Saturno, pai do tempo
1892 - Estréia do ballet O Quebra-Nozes
1954 - Criação do município de Não-Me-Toque
2005 - São Paulo Futebol Clube- Tricampeão mundial de clubes ao derrotar o Liverpool 1 x 0, gol de Mineiro.
2019 – A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos apresenta o impeachment de Donald Trump pela primeira vez.
Nascimentos
1954 - Cesare Battisti, ativista político e escritor italiano.
1980 - Christina Aguilera, cantora estadunidense
Falecimentos
2011- Václav Havel, escritor, intelectual e dramaturgo tcheco. Último presidente da Tchecoslováquia e 1º da República Tcheca(n.1936)
Assinar:
Postagens (Atom)