quinta-feira, 25 de julho de 2019

Grupo armado rouba 750 kg de ouro de terminal em Guarulhos

Publicado em 25/07/2019 - 17:43

Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil São Paulo

Oito homens armados invadiram, hoje (25), o armazém de exportação do terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e roubaram 750 quilos (kg) de metais preciosos, incluindo ouro.

A ação, segundo informações da GRU Airport, concessionária responsável pelo aeroporto, ocorreu por volta das 14h30. A carga está avaliada em US$ 30 milhões, cerca R$ 113 milhões.

O grupo entrou no armazém em dois veículos simulando viaturas da Polícia Federal e abordaram os agentes do terminal de cargas. Os metais preciosos seguiriam para Zurich e Nova York. A concessionária informou que não houve tiroteio ou feridos.

A operação de embarque e desembarque não foi afetada pelo roubo e funciona normalmente. A ação está sob investigação das autoridades policiais que atuam no aeroporto.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que os assaltantes mantiveram o supervisor de logística como refém e que a família dele estava com os criminosos sob cárcere privado desde a noite anterior. Os reféns já foram liberados. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, os assaltantes podem, dessa forma, ter tido acesso a informações privilegiadas das operações no terminal.

Edição: Fernando Fraga
Agência Brasil

PF deflagra 2ª fase da Operação E o Vento Levou para apurar desvios de verbas públicas

Operação PF

Publicado: 25/07/2019 07h49 Última modificação: 25/07/2019 07h49
Arquivo PF
 
São Paulo/SP – A Polícia Federal deflagrou hoje (25/7) a segunda fase da Operação “E o Vento Levou”, em São Paulo. A primeira fase da operação apurou desvio de dinheiro da empresa do ramo de energia, por meio do aporte de R$ 850 milhões em empresas privadas com posterior repasse de parte deste recurso por meio do superfaturamento de um contrato com a outras empresas, e escoamento dos valores através de sua transferência a várias empresas.

Em seguida, o dinheiro foi convertido em espécie e distribuído a diversas pessoas. A nova fase tem como escopo o destino final do dinheiro, cujas provas produzidas até o momento apontam para pessoas e empresas de Minas Gerais e da Bahia. Esse foi um trabalho conjunto da PF, da Receita Federal e do Ministério Público Federal.

Foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo sete mandados de busca e apreensão, para os endereços das pessoas e empresas envolvidas com os fatos investigados, nas cidades de São Bernardo do Campo/SP, Salvador/BA, Lauro de Freitas, Milagres/BA, e Nova Lima/MG.

Aos investigados poderão ser imputados, na medida de sua participação nos fatos, os crimes de Associação Criminosa (art. 288 do Penal), Peculato (art. 312 do Código Penal), Lavagem de Dinheiro (art. 1º da Lei 9.613/98), e Falsidade Ideológica (art. 299 do Código Penal) cujas penas, somadas, poderão resultar em 9 a 38 anos de prisão.

Haverá uma coletiva à imprensa na Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo às 11h.

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Contato: 11 3538-5015

Tragédia de Brumadinho comove bombeiros que trabalham no resgate

Washington Alves/Reuters/Direitos reservado

Publicado em 25/07/2019 - 08:29

Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro

O trabalho dos bombeiros desde o rompimento da barragem 1, da Vale, na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro deste ano, tem sido exaustivo e com momentos de muita tristeza. Para o porta-voz da corporação, tenente Pedro Aihara, são seis meses de uma operação muito complexa, que exige em termos logísticos e humanos, mas também é um período em que a população tem visto claramente o compromisso e o envolvimento da corporação com a dor das famílias.

Segundo o tenente, nesse tempo, foram localizadas 270 vítimas e, dessas 248 foram identificadas, o que dá aproximadamente quase 92%, patamar que era considerado impossível, para muitos especialistas internacionais. Ainda há 22 pessoas desaparecidas. Na visão dele, só foi possível alcançar esse índice de localização graças a um trabalho de muita dedicação. Durante os seis meses houve investimento no aprimoramento da inteligência operacional empregada, revolvendo menos de 10% do rejeito a partir das análises, do cruzamento de dados, da verificação de onde estavam as pessoas, como foi o fluxo e a velocidade da lama e onde ficou retida.

“Ainda estamos com 22 pessoas desaparecidas. Na atual fase da operação trabalhamos no sentido de compreender como a gente pode definir as áreas prioritárias de busca, onde há maior possibilidade de encontrar as vítimas e a partir das que já foram levantadas, a gente fazer um trabalho direcionado nesse foco”, disse à Agência Brasil.

Aihara afirmou ser muito importante destacar que a operação continua e emprega diariamente mais de 150 agentes. Desde o dia 25 de janeiro não houve interrupções no trabalho dos bombeiros tanto em melhores como em piores condições. O compromisso, conforme o porta-voz, é achar todas vítimas ou, então, encerrar a operação quando não houver mais viabilidade técnica para as buscas.

“A gente atua hoje com mais de 100 máquinas pesadas como retroescavadeiras e com mais de 150 bombeiros militares por dia. Agora a gente trabalha em uma área de 4 milhões de m², volume de rejeitos de 10,5 milhões m³ e hoje existem mais de 25 frentes simultâneas de trabalho para conseguir inspecionar todos os locais em um mesmo momento”.

O tenente revelou que nesta fase da operação já não há tanta necessidade de utilizar helicópteros. Para fazer a varredura aérea, os bombeiros estão se valendo de drones e ainda o equipamento que consegue identificar uma concentração de massa metálica, que pode ser de um carro ou de uma locomotiva que foram soterrados. Além disso, contam com a atuação de cães de buscas. “Tudo isso a gente alimenta uma base de dados de informação relevante e, com isso, consegue estimar com precisão determinadas áreas onde podem estar as vítimas”, contou.

O porta-voz reconheceu que as buscas são um tipo de ocorrência que e exige muito dos bombeiros também psicologicamente, mas ponderou que os agentes entendem a importância das suas atuações para trazer tranquilidade e paz para as famílias que estão com parentes desaparecidos. “Por mais difícil que seja o momento no ponto de vista do nosso psicológico, a gente sabe que esse é um momento de doação ao outro, em poder prestar um bom serviço diante da expectativa de tanta gente”, afirmou.

Na visão do tenente, o que mais o impressionou nesse tempo foi a força das pessoas. “Mesmo diante desse cenário de tragédia elas têm conseguido encontrar forças para seguirem suas vidas para enxergarem esperança onde existe tanta dor e sofrimento. O que a gente puder contribuir no sentido de fornecer um alento dessas pessoas, isso também é um compromisso que a gente assumiu. Todas as semanas a gente faz reunião com as famílias para mostrar tudo que está sendo feito”, apontou.

“Não é só uma operação de resgate de corpos e de cadáveres é, sobretudo, uma operação de resgate de dignidade, de dar a essas pessoas um acolhimento e mostrar que existe uma instituição que se importa com cada uma delas”, observou, acrescentando, que a diferença entre encontrar um sobrevivente e uma vítima morta está na possibilidade de reduzir o sofrimento da família que tem o seu parente desaparecido e sem identificação.

Para Aihara, atualmente a cidade de Brumadinho tem o sentimento de tristeza e de consternação, aliado à necessidade de reconstrução. Conforme o tenente, este é um momento também de reflexão para novas tragédias como esta não ocorram. “Que se possa utilizar esta situação tão triste, esse legado tão pesado para identificar como a gente pode estabelecer cenários mais seguros e uma cultura de prevenção de acidentes para o país e fazer tudo para que isso não aconteça mais”, defendeu.em

O mesmo sentimento, tem o operador ambiental da Vale, Sebastião Gomes, um sobrevivente do rompimento da barragem de Brumadinho. “Eu quero e muita gente quer, que isso não seja esquecido.Tanto Mariana como Brumadinho para que algo como esse não se repita”.

Edição: Valéria Aguiar
Agência Brasil

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Itinerários de cinco linhas são alterados pela Settra

JUIZ DE FORA - 24/7/2019 - 11:32

A Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) realizará mudanças de itinerários das linhas 720 (Santa Lúcia), 730 (Santa Lúcia), 205 (Santa Paula), 230 (Santa Paula) e 259 (Santa Paula / Av. Barão do Rio Branco) a partir do dia 1º de agosto.

As linhas 720 e 730 passam a realizar a manobra de retorno no primeiro viradouro da Rua José Marine e não mais no segundo.

A mudança tem como objetivo atender uma solicitação da associação dos moradores do bairro.

Já as linhas 205, 230 e 259 passarão a fazer a seguinte rota: Rua Maria Luíza Alves, Rua José Ramos, Rua Sebastião Rodrigues, retorna no viradouro, Rua Sebastião Rodrigues, Rua José Ramos e Rua Maria Luíza Alves.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria Transportes e Trânsito pelo telefone 3690-7767.
Portal PJF

Settra disponibiliza ônibus extra para concurso na UFJF

JUIZ DE FORA - 24/7/2019 - 11:33

A Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), disponibilizará horários extras para as linhas 545 (Universidade) e 555 (Universidade), devido à realização do Concurso Público para Técnicos Administrativos em Educação e Docentes do Instituto Federal, que será realizado neste domingo, 28.

A linha 545 circulará com seis veículos, e a 555, com quatro, totalizando dez veículos no atendimento. A operação começará às 5 horas. Cada carro terá que realizar, no mínimo, uma viagem, recolhendo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) às 8h30. As linhas deverão realizar o atendimento até a Faculdade de Engenharia.

A partir das 17 horas, a linha 545 voltará a operar com cinco veículos, e a 555, com três, totalizando oito veículos, saindo da UFJF até as 19h30 e recolhendo no Centro às 20 horas.

* Informações com a assessoria da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo 3690-7767.
Portal PJF

Settra disponibiliza ônibus extras para torneio leiteiro de Torreões

JUIZ DE FORA - 24/7/2019 - 12:27

A Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) disponibilizará ônibus extras para o Torneio Leiteiro de Torreões. Confira os novos horários:

Dia 26/7/2019 (sexta-feira)
Saídas do Centro: 19 horas (extra)
Saídas de Torreões: 2 horas e 3h30 (madrugada de sexta-feira para sábado)

Saída de Torreões: 1h45, para Jacutinga (via Estrada Vicinal do Peão – 2h5), e a seguir para Pirapetinga (Via Estrada Vicinal do Peão – 2h35), retornando a Torreões (Via Estrada Vicinal de Pirapetinga), de onde sairá para Juiz de Fora às 3h45.

Dia 27/7/2019 (sábado):
Saídas do Centro: 19h15; 20 horas; 21h20 e 21h40.
Saídas de Torreões: 20h30; 21h10; 1h30; 3h10; 4 horas e 4h10

Saídas de Torreões: 3 horas, para Jacutinga (Via Estrada Vicinal do Peão – 3h20), e a seguir para Pirapetinga (Via Estrada Vicinal do Peão – 3h50), retornando a Torreões (Via Estrada Vicinal do Pirapetinga), de onde sairá às 4 horas de volta para Juiz de Fora.

Dia 28/7/2019 (domingo):
Saídas do Centro: 16h30; 19 horas e 21h30
Saídas de Torreões: 17h45 e meia-noite (madrugada de domingo para segunda-feira)

No domingo, será disponibilizado um carro extra com saída do Centro às 21h30.

Na saída de Torreões, o carro extra fará os seguintes horários: 23 horas, para Jacutinga (Via Estrada Vicinal do Peão – 23h20), e a seguir para Pirapetinga (Via Estrada Vicinal do Peão – 23h50), retornando a Torreões (Via Estrada Vicinal de Pirapetinga), de onde sairá para Juiz de Fora à 1 hora (madrugada de domingo para segunda-feira).

* Informações com a assessoria da Secretaria de Transportes e Trânsito pelo 3690-7767.
Portal PJF

Departamento de Saúde da Mulher funcionará em novo endereço a partir de segunda-feira

JUIZ DE FORA - 24/7/2019 - 15:03

Foto: Arquivo

A partir da próxima segunda-feira, 29, o Departamento de Saúde da Mulher (DSM) funcionará na Rua São Sebastião, 772, endereço onde também funciona Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA). A mudança vai dinamizar o serviço, já que os dois departamentos foram fundidos após a Reforma Administrativa implementada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) este ano.

Nesta quinta-feira, 25, e na sexta-feira, 26, não haverá atendimento na antiga sala do DSM, localizada no PAM Marechal. Os servidores farão, até o final da semana, a mudança dos equipamentos de trabalho para o novo endereço. A Secretaria de Saúde (SS) destaca que o Conselho Municipal de Saúde está ciente da alteração e que agendamentos e retornos para consultas não serão prejudicados, pois foram marcados para data inicial de segunda-feira, 29.

Com a mudança concretizada e a fusão efetivada, o setor passa a ter o nome de Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

*Informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde 3690-7123/7389.
Portal PJF

terça-feira, 23 de julho de 2019

“A cidade é para todos”: Semaur inicia operação junto ao comércio ambulante

JUIZ DE FORA - 23/7/2019 - 09:18

Foto: Carlos Mendonça

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) inicia nesta terça-feira, 23, uma importante ação junto ao comércio ambulante irregular e a população de Juiz de Fora. Denominada “A cidade é para todos”, a operação, de caráter preventivo, tem o objetivo de inibir a prática do comércio ilegal nas ruas centrais, demostrando para a população a importância da organização do ambiente urbano, além de garantir a desobstrução das vias, de modo a possibilitar mais acessibilidade, mobilidade e segurança aos pedestres. Também serão verificados e orientados os ambulantes regularizados e o comércio formal.

Até o dia 26 deste mês, cerca de 36 fiscais e quatro servidores do Departamento de Fiscalização Ambiental e Urbana (DFAU) ocupam de modo ostensivo as ruas do centro da cidade junto com 26 Guardas Municipais e reforço Polícia Militar (PM).

As atividades acontecem das 7 às 18 horas e novas ações já estão programadas para ocorrer entre os dias 7 e 9 de agosto, e entre 27 e 30 do mesmo mês. O intuito é abranger o quadrilátero central da cidade, que engloba desde a Avenida Barão do Rio Branco até a Avenida Getúlio Vargas, e da Avenida Presidente Itamar Franco até a Rua São Sebastião.

* Outras informações com a Assessoria da Comunicação da Semaur pelo telefone 3690-7293.
Portal PJF

Abono do PIS/Pasep começa a ser pago nesta quinta

Publicado em 23/07/2019 - 09:56

Por Agência Brasil Brasíla

O pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), exercício 2019/2020, começa na próxima quinta-feira (25). A liberação do dinheiro para os cadastrados no PIS vai considerar a data de nascimento. No caso do Pasep, o calendário é definido pelo dígito final do número de inscrição.
Estimativa é que pagamento de abono chegue a R$ 19,3 bilhões - Arquivo/Agência Brasil

Os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro receberão o abono do PIS ainda este ano. Já os nascidos entre janeiro e junho terão o recurso disponível para saque em 2020. Recebem também este ano os servidores públicos cadastrados no Pasep com dígito final do número de inscrição entre 0 e 4. Os registros com final entre 5 e 9 receberão no próximo ano.

A data para o fechamento do calendário de pagamento do exercício 2019/2020 está prevista para o dia 30 de julho de 2020. A estimativa é de que sejam destinados R$ 19,3 bilhões a 23,6 milhões de trabalhadores. O pagamento do abono salarial referente ao PIS será feito pela Caixa em suas agências em todo o país; e o abono do Pasep será pago no Banco do Brasil.

Quem tem direito
Para ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2018, com remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador tem de estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Para os trabalhadores que tiverem os dados declarados na Rais 2018 fora do prazo e entregues até 25 de setembro de 2019, o pagamento estará disponível a partir de 4 de novembro de 2019, conforme calendário de pagamento aprovado, e, após este prazo, somente no calendário seguinte.

Edição: Carolina Gonçalves
Agência Brasil

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Senai abre inscrições para cursos de capacitação gratuitos em Juiz de Fora

Por G1 Zona da Mata

22/07/2019 15h35 
Grupo participa de capacitação do Senai em Juiz de Fora — Foto: Reprodução/TV Integração

Começa na próxima quarta-feira (24) o período de inscrições para pré-matrícula nos cursos de capacitação gratuitos Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Juiz de Fora. A iniciativa ocorre através de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS)da Prefeitura.

Os interessados poderão se inscrever para participação nos cursos de costureiro industrial do vestuário, desenhista mecânico, mecânico de motores de diesel, eletricista instalador predial de baixa tensão e pintor industrial. O prazo se encerra no dia 26 deste mês.

As aulas começam em agosto e serão realizadas no Senai Barreira do Triunfo, localizado no km 773 da BR-040, no pátio da empresa Mercedes-Benz.

Para participação nos cursos de costureiro industrial do vestuário e eletricista instalador predial de baixa tensão é necessário que os interessados tenham ensino fundamental 1 completo (5º ano/4ª série).

Para os cursos de pintor industrial, desenhista mecânico e mecânico de motores de diesel os candidatos precisam ter o ensino fundamental 2 completo (9º ano/ 8ª série). A idade mínima para todos os cursos é 16 anos.

Os registros serão realizados no 5º andar da SDS na Rua Halfeld, 450, Centro, das 8h30 às 11h30 horas e das 14h30 horas às 17h30.

Os documentos necessários são: identidade; CPF; comprovante de residência; comprovante de escolaridade e cartão Bolsa Família ou BPC. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados do responsável.