quarta-feira, 5 de abril de 2017

JF+ Digital – Programa que oferece internet gratuita e sem fio à população registra mais de 109 mil usuários

JUIZ DE FORA - 5/4/2017 - 18:21

Foto: Gil Velloso

Em menos de dois anos, o “JF+Digital” contabiliza 109.377 usuários cadastrados. Implantado em julho de 2015, o programa disponibiliza internet sem fio (wi-fi) e gratuita, sem ônus para a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em áreas públicas da cidade, através da parceria entre o município e a empresa Virtual Telecom. Até 30 de março, foram registradas 2.052.896 conexões. 

Com o objetivo de incentivar a inclusão digital da população de forma rápida, democrática e gratuita, são disponibilizados acessos à internet nos seguintes pontos da cidade: Parque Halfeld; praças da Estação, Antônio Carlos, Coronel Geremias Garcia (Benfica), do Manoel Honório, Armando Toschi (Jardim Glória) e no Centro de Artes e Esportes Unificados – Praça CEU, no Bairro Araújo, na região norte; nos calçadões das ruas Halfeld, Marechal Deodoro, Mister Moore e São João.

O secretário de Planejamento e Gestão, Argemiro Tavares, avaliou o serviço no município. “O resultado do primeiro chamamento público realizado para o fornecimento de internet wi-fi gratuita, que garante o serviço em onze localidades do município, tem sido bastante satisfatório, tanto para a população, quanto para a Prefeitura, que conta com serviço de alta qualidade. Nosso objetivo é ampliar a oferta de internet gratuita nos espaços públicos. Para isso, estamos trabalhando para tentar realizar novo chamamento ainda neste semestre”. Além disso, ele ressalta a necessidade de trabalhar a divulgação dos locais onde o serviço é prestado, para que a população tenha conhecimento e possa fazer uso dessa ferramenta.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Seplag, pelo telefone 3690-8596.
Portal PJF

Tupynambás disputa Hexagonal final do Mineiro no Estádio no sábado

JUIZ DE FORA - 5/4/2017 - 17:09


No sábado, 8, o Estádio Municipal “Radialista Mário Helênio” será cenário da partida entre Tupynambás e Betinense, pela Hexagonal final do Módulo Dois do Campeonato Mineiro. O jogo será às 16 horas, com abertura dos portões às 15. Os ingressos serão vendidos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). As vendas acontecem a partir desta quinta-feira, 6, das 10 às 17 horas, no Shopping dos Clubes (Galeria Bruno Barbosa, loja 42). Os ingressos serão vendidos na bilheteria do estádio no dia da partida, e as primeiras 300 mulheres e crianças até 12 anos de idade ganham cortesia (que deve ser retirada na bilheteria).

Será disponibilizado um ônibus para transporte dos torcedores (Linha “Especial” 517), que sairá da Avenida Itamar Franco, em frente a sede do Procon, às 15h15. Os torcedores podem utilizar também as linhas: 515- Dom Orione (saída do Centro às 14h59, da Rua Silva Jardim), 537- Jardim da Serra (saída do Centro às 15h45, da Rua Silva Jardim) e 539- Santos Dumont (saída às 14h52 da Avenida Getúlio Vargas, em frente ao nº 261).

Artefatos pirotécnicos, fumaças e bebidas em vasilhames de vidro e lata não serão permitidos.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer pelo 3690-7829.
Portal PJF

STF veta greve de servidores de todas as carreiras policiais


05/04/2017 13h12
Brasília
Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (5), por 7 votos a 3, que todos os servidores que atuam diretamente na área de segurança pública não podem exercer o direito de greve, sob qualquer forma ou modalidade, por desempenharem atividade essencial à manutenção da ordem pública.

Pela tese aprovada, fica vetado o direito de greve de policiais civis, federais, rodoviários federais e integrantes do Corpo de Bombeiros, entre outras carreiras ligadas diretamente à segurança pública. Essas carreiras, no entanto, mantêm o direito de se associar a sindicatos.

A decisão, que teve repercussão geral reconhecida e serve para balizar julgamentos em todas as instâncias, foi tomada no julgamento de um recurso extraordinário do estado de Goiás, que questionou a legalidade de uma greve de policiais civis.

No julgamento, prevaleceu o entendimento do ministro Alexandre de Moraes, para quem o interesse público na manutenção da segurança e da paz social deve estar acima do interesse de determinadas categorias de servidores públicos. Para Mpraes, os policiais civis integram o braço armado do Estado, o que impede que façam greve.

“O Estado não faz greve. O Estado em greve é um Estado anárquico, e a Constituição não permite isso”, afirmou Moraes.

A maior parte dos ministros considerou ainda ser impraticável, por questões de sua própria segurança e pela obrigação de fazer prisões em flagrante mesmo fora de seu horário de trabalho, que o policial civil deixe de carregar sua arma 24 horas por dia.

"Isso impediria a realização de manifestações por movimentos grevistas de policiais civis, uma vez que a Constituição veda reuniões de pessoas armadas. Greve de sujeitos armados não é greve”, afirmou Gilmar Mendes.

Também votaram a favor da proibição da greve a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, e os ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Luiz Fux, que destacou o que considerou consequências nefastas de greves anteriores de policiais civis e militares, como o aumento do número de homicídios. “O direito não pode viver apartado da realidade”, afirmou.

A Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestaram-se pela impossibilidade de greve de policiais civis, contra o Sindicato dos Policiais Civis de Goiás (Sindipol-GO).

Relator
O relator do caso, ministro Edson Fachin, votou para que fosse garantido o direito de greve dos policiais civis, embora com restrições. “No confronto entre o interesse público de restringir a paralisação de uma atividade essencial e o direito à manifestação e à liberdade de expressão, deve-se reconhecer o peso maior ao direito de greve”, disse.

Para conciliar o direito fundamental à greve e o direito fundamental à segurança pública, Fachin propôs como saída que paralisações de policiais civis fossem autorizadas previamente pelo Judiciário, estabelecendo-se um porcentual mínimo de servidores a serem mantidos em suas funções.

Acompanharam o relator os ministros Rosa Weber e Marco Aurélio Mello, para quem, com a decisão, o STF " afasta-se da Constituição cidadã de 1988".

Edição: Juliana Andrade
Agência Brasil

Homem é processado por curtir posts no Facebook

Polícia de Connecticut pode ser primeira dos EUA a usar drones com armas letais

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05/04/2017 12h51
Atlanta (EUA)
Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil

O estado de Connecticut, na costa leste dos Estados Unidos, pode aprovar hoje (5) um projeto de lei que permite à polícia usar drones (aparelhos voadores guiados por controle remoto) equipados com armas letais. Caso a lei seja aprovada, o estado será o primeiro dos EUA a adotar a medida. A proposta já passou pelo Comitê Judiciário e teve 34 votos favoráveis e sete contrários.

O projeto está na pauta do plenário da Câmara dos Representantes (Parlamento) de Connecticut. O texto original, enviado pelo governo, visava proibir o uso de drones para residentes, depois que um morador, da cidade acoplou uma pistola e um lança-chamas a um drone.

A proposta foi rejeitada três vezes até que uma emenda manteve a proibição civil, mas permitiu que drones armados possam ser usados pela polícia. Já existe um precedente legal nos EUA, uma vez que, desde 2015, o estado de Dakota do Norte permite que a polícia use drones equipados com armas não-letais, como bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha.

Apoiadores do projeto defendem que os drones armados podem ajudar a polícia a proteger a população, como num ataque terrorista, por exemplo. Mas entidades de defesa de direitos civis estão preocupadas com possíveis casos de abuso policial no uso dos equipamentos, caso a lei seja aprovada.

Edição: Augusto Queiroz
Agência Brasil

Nasce mais um filhote de cisne no Museu

JUIZ DE FORA - 5/4/2017 - 11:08


Mais um cisne negro nasceu no Museu Mariano Procópio, na sexta-feira, 31 de março. O filhote é de uma ninhada de apenas três ovos. No mês passado, nasceram quatro aves, que estão sob cuidados especiais em uma área isolada, onde devem ficar até completar 90 dias de vida.

Dias após a choca do primeiro ovo, foi constatado que somente uma ave nasceria dessa ninhada. O filhote foi levado ao veterinário, que fez o trabalho de preparação do cisne para o manejo na área de isolamento, até que ele seja liberado para o lago. Para as próximas semanas, o Departamento de Planejamento e Manejo do Parque (DPMP) espera a chegada de mais filhotes, de uma ninhada de nove ovos.

As aves estão entre os destaques no paisagismo do Parque histórico, que possui uma coleção variada de espécies da flora e da fauna. Os cisnes negros, ao contrário de muitas outras aves aquáticas, não têm hábitos migratórios. Eles vivem cerca de 25 anos, formam famílias e passam a vida no local onde nasceram. Diante das necessidades específicas de acompanhamento, tratamento e controle dos animais que habitam o Museu, um veterinário monitora cada um deles, prestando os cuidados necessários.

* Informações com a assessoria da Fundação Museu Mariano Procópio pelo telefone 3690-2004.
https://www.pjf.mg.gov.br/noticias

Acidente envolvendo oito veículos fecha Anel Rodoviário, no Betânia

Acidente envolvendo dez veículos fecha Anel Rodoviário, no Betânia
Acidente envolvendo dez veículos fecha Anel Rodoviário, no Betânia

PUBLICADO EM 05/04/17 - 08h28

FERNANDA VIEGAS / JOSÉ VÍTOR CAMILO
CAROLINA CAETANO

Um engavetamento envolvendo oito veículos, entre eles um caminhão, deixou seis pessoas feridas e fecha completamente o Anel Rodoviário na altura do Betânia, no sentido Vitória (ES), na manhã desta quarta-feira (5). Um carro de passeio ficou completamente esmagado debaixo do caminhão e duas pessoas foram socorridas com ferimentos graves.

O acidente aconteceu por volta das 8h e imediatamente quatro viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local, bem como três carros da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os militares dos bombeiros levaram cerca de 40 minutos para conseguir retirar o motorista do carro que ficou sob o veículo de carga, que estava preso às ferragens. 

Segundo as informações iniciais, o condutor se chamaria Tiago e é gerente comercial da BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão. Ele, que seria de Brasília mas estaria vivendo na capital mineira, estava a trabalho na hora. No carro estava ainda um outro funcionário da empresa, identificado até o momento apenas como Leonardo. Os dois ficaram feridos gravemente e foram conduzidos pelos bombeiros ao Hospital de Pronto-Socorro (HPS) João XXIII, no Centro de BH. 

De acordo com a PMRv, o motorista do caminhão, que não teve a idade divulgada, precisou ser retirado do local às pressas, uma vez que a população tentou agredi-lo. Porém, ele teria contado que descia o Anel carregado de papelão e sucata quando, ao fazer a troca da segunda para a terceira marcha, acabou perdendo o controle e não conseguiu parar o veículo de carga. 

Ainda não há informações se o peso da carga estava dentro do permitido e nem se o motorista passou pelo exame do bafômetro. O acidente aconteceu no KM 538, próximo a um viaduto que dá acesso a Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A reportagem de O TEMPO conversou com uma testemunha do acidente, que relatou que o trânsito estava lento no momento da batida. "Escutei um barulho e, quando olhei no retrovisor, só vi o caminhão levando tudo que estava em seu caminho. O que consegui fazer foi jogar o carro para direita, mas o caminhão pegou o outro carro próximo, que ficou destruído. Passo aqui há 20 anos e nunca vi isso", contou o motorista que mora no Buritis, na região Oeste, e ia para o trabalho em Contagem. 

http://www.otempo.com.br/cidades/acidente-envolvendo-oito-veículos-fecha-anel-rodoviário-no-betânia

VETA, TEMER! Câmara quer fim de Uber, 99 POP e afins. Coisa do PT

Por Reinaldo Azevedo
access_time5 abr 2017, 08h27chat_bubble_outlinemore_horiz
O petista Zarattini quer ver os pobres no seu devido lugar! Que é? Agora vão querer até conforto? (Reprodução)

Não dá! Uma proposta aprovada nesta terça, na Câmara, tem potencial para prejudicar a vida de milhões de pessoas. E exibe, como sempre, o dedo do PT. Trata-se de uma aberração. Ainda tem de ir ao Senado. Se for alterada, volta para a primeira Casa e pode ser resgatada com todos os seus malefícios.

Bem, meus caros, nesse caso, que muitos milhões de brasileiros digam em uníssono: “Veta, Temer!”

Vamos ver.

A Câmara houve por bem — e a coisa já cheirava mal —, num acordo de líderes, aprovar o texto que permitia a atuação do 99, Easy e Cabify etc. A regulamentação, estava no texto, cabia ao poder municipal. Mas eis que o deputado petista Carlos Zarattini (SP) apresentou uma emenda que torna esse tipo de transporte uma atividade de natureza pública — hoje, ela privada.

Trata-se de um passa-moleque em milhões de pessoas. Por quê? Hoje, não há veto ao serviço, e os municípios regulamentam a seu gosto. Se a estrovenga sorrateira de Zarattini virar lei, esse tipo de serviço será proibido até que se vote uma legislação específica. Mais: os motoristas desses aplicativos terão também de depender de licenças, que costumam ser cobradas.

Não dirijo. Uso táxi na esmagadora maioria das vezes. Vários motivos concorrem para isso. A minha matéria mais escassa é tempo. Sem os corredores, em que táxis podem transitar, eu não conseguiria executar todas as minhas tarefas. Os taxistas conhecem melhor a cidade. Nem sempre os aplicativos de trânsito fazem a “escolha” certa.

Mais: os serviços de táxi melhoraram brutalmente depois que chegaram os aplicativos, ora bolas! Afirmo isso com toda segurança porque uso o serviço, no mínimo, duas vezes por dia. Com frequência, mais do que isso. A entrada em operação de aplicativos, como o 99 — refiro-me, reitero, a táxis —, elevou em muito a qualidade do serviço.

Sei que os taxistas reclamam. Mas também sei que não falta serviço. Mais: muita gente que usa os aplicativos não têm o táxi como alternativa, mas os ônibus e trens. Sim, estamos falando de pessoas que não teriam dinheiro para andar de táxi. Será que o senhor deputado Zarattini, o petista que diz gostar de pobre, atentou para isso? O que tem este senhor contra as pessoas menos endinheiradas?

Trânsito
A medida, se prosperar, também presta um desserviço ao trânsito e à mobilidade. Eu tenho vários amigos que deixaram de andar com seus respectivos carros e hoje preferem os aplicativos — e mesmo os táxis, que estão a preços mais decentes, não é? A proibição de aplicativos implicaria, necessariamente, um aumento de veículos privados nas ruas, uma elevação da tarifa de táxi e um rebaixamento na qualidade do atendimento.

Querem outras implicações que não foram ponderadas nessa decisão destrambelhada? A existência desses serviços certamente contribuiu para a queda no número de acidentes, especialmente entre quinta e domingo. Afinal, como virou hábito e todos sabemos, a moçada vai à balada e volta apelando a aplicativos. E estamos falando de horários em que os táxis são raros. Sem contar que os jovens baladeiros não costumam ter dinheiro sobrando, certo?

Inconstitucional
Que o presidente Temer vete o texto caso chegue às suas mãos com essas aberrações. Se não o fizer, parece-me que a matéria pode parar no Supremo. Cabe uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. Entendo que o texto do sr. Zarattini viola os Incisos XVII e XVIII do Artigo 5º da Constituição, que é cláusula pétrea:

XVII – é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

XVIII – a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.

Para encerrar
A reputação dos políticos já está abaixo do cocô do cavalo do bandido. Mas parece que não aprendem. Para atender a uma categoria organizada que reúne, sim, alguns milhares, não hesitam em prejudicar a vida de muitos milhões de usuários e também de motoristas dos aplicativos.

Ou alguém ignora, como arremate, que esse tipo de serviço serviu de acolchoado para milhares de pais e mães de família que passaram a integrar os 13,5 milhões de desempregados fabricados pelo PT de Zarattini?

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/veta-temer-camara-quer-fim-de-uber-99-pop-e-afins-coisa-do-pt/

Justiça impede Torcida Jovem do Flamengo de se aproximar de estádios

05/04/2017 08h33
Rio de Janeiro
Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil

O Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos determinou que a Torcida Jovem do Flamengo seja impedida de se aproximar de locais de eventos esportivos. A decisão da juíza Juliana Benevides de Barros Araújo prevê que os integrantes da torcida organizada sejam impedidos de entrar em estádios e de aproximar deles em um raio de cinco quilômetros em eventos esportivos em todo o território nacional.

Caso a torcida descumpra a decisão judicial, está prevista uma pena de R$ 50 mil por evento. A pedido do Ministério Público, a decisão da magistrada reconsiderou uma decisão anterior que havia determinado o afastamento de apenas oito integrantes da Torcida Jovem do Flamengo.

A medida foi tomada devido ao confronto entre torcedores no dia 12 de fevereiro, durante jogo entre Botafogo e Flamengo, no Estádio Nilton Santos, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, que terminou com a morte do torcedor botafoguense Diego Silva dos Santos.

Edição: Kleber Sampaio
Agência Brasil

Senado aprova medida provisória que cria o Cartão Reforma

04/04/2017 20h18
Brasília
Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil

Senado aprovou o texto da senadora Ana Amélia, relatora na comissão mista que analisou a MP - Wilson Dias/Agência Brasil

O plenário do Senado aprovou hoje (4) a Medida Provisória 751/16, que cria o Programa Cartão Reforma, que vai subsidiar a compra de materiais de construção destinados à reforma, ampliação, promoção da acessibilidade ou conclusão de obras em imóveis de famílias de baixa renda.

A proposta foi encaminhada pelo governo em novembro do ano passado. Os senadores aprovaram o texto da relatora na comissão mista, senadora Ana Amélia (PP-RS), estabelecendo que terão direito ao benefício do cartão as famílias com renda mensal de até R$ 2,8 mil. A proposta do governo previa acesso ao cartão para as famílias com renda mensal de R$ 1,8 mil.

O programa terá cerca de R$ 1 bilhão em recursos e a estimativa do governo é beneficiar 100 mil famílias. Quando o texto passou pela Câmara, os deputados aprovaram uma emenda do PT que aumenta de 10% para 20% os recursos destinados a residências localizadas em área rural, que foi mantida pela senadora Ana Amélia.

De acordo com o texto, terão prioridade no atendimento famílias cujo responsável pela subsistência seja a mulher, tenham idosos e pessoas com deficiência.

O benefício do Cartão Reforma não poderá ser acumulado com outros subsídios concedidos pelo governo, exceto os concedidos a pessoas físicas há mais de dez anos.

A administração dos recursos do Cartão Reforma ficará a cargo da Caixa Econômica Federal, mas bancos estaduais também poderão operacionalizar o programa. O texto seguiu para sanção presidencial.

Edição: Luana Lourenço
Agência Brasil