segunda-feira, 4 de março de 2013

Conheça a Ponte Rio - Niterói inaugurada em 04/03/1974

04/03/2013

Rio Bridge.jpg
Ponte Rio-Niterói, Brasil
Nome oficialPonte Presidente Costa e Silva
Via8 vias, parte da BR 101
CruzaBaía de Guanabara
Localização Rio de Janeiro
Mantida porConcessionária privada Ponte S/A
Maior pilar72 metros
Comprimento total13,29 km
Tráfego140 mil veículos/dia
Início da construçãojaneiro de 1969
Data de abertura4 de março de 1974
PedágioSim
Coordenadas22° 52′ S 43° 09′ W
O conceito de seu projeto remonta a 1875, visando a ligação entre os dois centros urbanos vizinhos, separados pela baía de Guanabara ou por uma viagem terrestre de mais de 100 km, que passava pelo município de Magé. À época havia sido concebida a construção de uma ponte e, posteriormente, de um túnel.

Entretanto, somente no século XX, em 1963, foi criado um grupo de trabalho para estudar um projeto para a construção de uma via rodoviária. 
Em 29 de dezembro de 1965, uma comissão executiva foi formada para cuidar do projeto definitivo de construção de uma ponte.

O Presidente Costa e Silva assinou decreto em 23 de agosto de 1968, autorizando o projeto de construção da ponte, idealizado por Mário Andreazza, então Ministro dos Transportes, sob a gestão de quem a ponte foi iniciada e concluída.

A obra teve início, simbolicamente, em 9 de novembro de 1968, com a presença da Rainha da Grã-Bretanha, Elizabeth II e de Sua Alteza Real, o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, ao lado do ministro Mário Andreazza. As obras tiveram início em janeiro de 1969.

O banco responsável por parte do financiamento da obra foi N M Rothschild & Sons. Não foi permitida a participação única de empresas inglesas no processo de licitação da fabricação dos vãos principais de aço. 
Para concretizar a realização da obra, o Ministro da Fazenda, Delfim Neto, o engenheiro Eliseu Resende e a Rotschild & Sons assinaram, em Londres, um documento que assegurava o fornecimento de estruturas de aço, com um comprimento de 848m, incluindo os vãos de 200m+300m+200m e dois trechos adicionais de 74m, e um empréstimo de, aproximadamente, US$ 22 milhões com bancos britânicos. O valor destinava-se a despesas com outros serviços da ponte, totalizando NCr$ 113.951.370,00. O preço final da obra foi avaliado em NCr$ 289.683.970,00, com a diferença paga pela emissão de Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional. 
Em 1971, o contrato de licitação para construção da obra foi rescindido devido a atraso nas obras, e a construção passou a ser feita por um novo consórcio das construtoras Camargo Correa, Mendes Junior e Construtora Rabello designado Consórcio Construtor Guanabara, sendo concluído três anos depois.

Ponte Presidente Costa e Silva (nome oficial)
"Ponte Rio-Niterói"

Trecho da BR-101
Extensão 13,29 km (8,26 mi)
Inauguração 1974
Limite norte Av. do Contorno em Niterói, RJ
Concessão CCR Ponte
norte < Av. do Contorno
BR-101 sul
Vista aérea do vão central de aço da Ponte Rio-Niterói, Brasil.
Trânsito sobre a Ponte

A ligação rodoviária foi entregue em 4 de março de 1974, com extensão total de 13,29 km, dos quais 8,83 km são sobre a água, e 72 m de altura em seu ponto mais alto, e com previsão de um volume diário de 4.868 caminhões, 1.795 ônibus e 9.202 automóveis, totalizando 15.865 veículos. Atualmente é considerada a maior ponte, em concreto protendido, do hemisfério sul e atualmente é a sexta maior ponte do mundo. No ano em que foi concluída, era a segunda maior ponte do mundo, perdendo apenas para a Causeway do lago Pontchartrain nos Estados Unidos. 
Ela continuou no posto de segunda maior ponte do mundo até 1985 quando foi concluída a Ponte Penang na Malásia. 
Na época de sua construção a sua travessia era gratuita, não existindo a cobrança de pedágio, implantado anos depois. 
A promessa era que o investimento fosse quitado por recursos obtidos do pedágio num prazo de oito anos, mas que o usuário deveria continuar a pagar o valor após a liquidação da dívida do Estado. 
Ao ser inaugurada, o pedágio da ponte custava Cr$ 2,00 para motocicletas; Cr$ 10,00 para carros de passeio, Cr$ 20,00 para caminhões, ônibus e caminhões com três eixos e rodagem dupla Cr$ 40,00, e Cr$ 70,00 para os caminhões com seis eixos e rodagem dupla.

Em 1995 foi feita uma concorrência para concessão da administração da ponte para a iniciativa privada, que foi vencida pelo consórcio Ponte S/A, atualmente, empresa do Sistema CCR.
Cinco operários morreram durante a construção do vão central da ponte, devido à altura em relação ao nível do mar.

Projeto
O projeto da ponte Rio Niterói foi preparado por um consórcio de duas empresas. A firma Noronha Engenharia, sediada no Rio de Janeiro, preparou o projeto dos acessos no Rio de Janeiro e em Niterói, assim como a ponte de concreto sobre o mar. A firma Howard, Needles, Tammen and Bergendorf, dos EUA, projetou o trecho dos vãos principais em estrutura de aço, incluindo as fundações e os pilares.

Os engenheiros responsáveis pelo projeto da ponte de concreto foram Antônio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Diaz e o engenheiro responsável pela ponte de aço foi o americano James Graham.

Construção
O canteiro principal da Ponte Rio de Niterói do Consórcio Construtor Guanabara se localizava na Ilha do Fundão, pertencente à Universidade Federal do Rio de Janeiro. Havia, também, canteiros secundários em Niterói.

As firmas executoras da superestrutura em aço foram Dormann & Long, Cleveland Bridge e Montreal Engenharia. A estrutura foi toda fabricada na Inglaterra em módulos, que chegaram ao Brasil por transporte marítimo.

A fabricação final da ponte de aço, com os elementos pré-soldados da Inglaterra, foi feita na Ilha do Caju, na Baia de Guanabara. A montagem das vigas de aço também foi feita pelas mesmas firmas fabricantes da estrutura.

Atualidade
Fotografia aérea da Ponte Rio-Niterói.

A importância da Rio-Niterói na Região Metropolitana do Rio de Janeiro tomou tais proporções, que é comum que seus habitantes se refiram à obra como "a Ponte", tal é a importância da via.

Segundo a concessionária Ponte S/A, em fluxos normais, o movimento médio atinge 140 mil veículos/dia. O tráfego da Rio-Niterói tem um acréscimo considerável em vésperas e finais de feriados prolongados, uma vez que ela é o caminho para ir da cidade do Rio de Janeiro para as rodovias que dão acesso às praias da Região dos Lagos, região turística do estado do Rio de Janeiro. 
Faz parte da BR 101 e está sob a circunscrição da 2ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Em 2009 foi realizada obra na qual a Ponte passou de 3 para 4 faixas de rolamento em cada sentido. Porém, tal obra é considerada apenas um paliativo, visto que a capacidade de tráfego da Ponte Rio-Niterói encontra-se à beira do esgotamento, havendo congestionamentos em grande parte do dia.

Alternativas à Ponte
Congestionamento em pedágio da Ponte Rio–Niterói.

O Poder Público já começa a procurar alternativas à Ponte, como a construção do Arco Metropolitano, que tem como um dos objetivos desviar tráfego da Ponte Rio-Niterói.

O Estado analisa outras opções viárias de ligação entre o Rio e Niterói. 
A principal opção parece ser a construção da Linha 3 do Metrô Rio, ligará o Parque do Flamengo ou Centro do Rio ao Gragoatá. Outra opção metroviária a continuação da Linha 2 do Metrô Rio, atravessando a Baía da Guanabara embaixo d’água até Niterói, fazendo uma ligação com a Cruz Vermelha, no Rio, passando pelo Largo da Carioca, a Praça XV e a Baía da Guanabara, debaixo d’água, até Niterói, próximo à Estação das Barcas, no Centro.

Embora, as autoridades apontem que a ligação prioritária é a metroviária, com a Linha 3 do Metrô Rio, que é uma ligação de massa, mas não descartar a hipótese de uma ligação rodoviária, que pode ser feita em conjunto. Defende-se uma ligação submarina mista (metro e carros) como uma alternativa viável para a solução do problema com construção de uma nova ligação entre as duas cidades, entre o Monumento do Estácio de Sá, no Parque do Flamengo, e o Gragoatá.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Rio-Niter%C3%B3i

Nebulosa de Órion

04/03/2013 - 
É uma massa de matéria interestelar, com predominância do hidrogênio, sob a forma de plasma. Classificam--se em : nebulosas de reflexão, planetárias, difusas e nebulosas escuras ou de absorção.
As nebulosas estão separadas por milhares de anos-luz.

Nebulosa de Órion

Animação do Objeto de Herbig-Haro 47. Podem observar-se choques de proa e choques de jet.

Nebulosa de Órion
Descoberta por Nicolas-Claude Peiresc
Data 1610
Dados observacionais (J2000)
Asc. reta 05h 32m 49s
Declinação -05° 25′
Distância média de 1 600 anos-luz

Dimensões 85,0 × 60,0 minutos de arco
Outras denominações
Messier 42, NGC 1976


A nebulosa de Órion ou nebulosa de Orião, também descrita como M42 ou NGC 1976, de acordo com a nomenclatura astronômica, é uma nebulosa difusa que se encontra entre 1500 e 1800 anos-luz do Sistema Solar, e situada a sul do Cinto de Órion.

 Foi descoberta por Nicolas-Claude Fabri de Peiresc em 1610 (anteriormente havia sido classificada como estrela - Theta Orionis). Existem muitas outras (fracas) nebulosas ao redor da nebulosa Orion e existem muitas formações de estrelas na região. A nebulosa Orion é, provavelmente, a nebulosa mais ativamente estudada do céu. O seu nome provém da sua localização na constelação Orion. Possui 25 anos-luz de diâmetro, uma densidade de 600 átomos/cm³ e temperatura de 70 K
Trata-se de uma região de formação estelar: em seu interior as estrelas estão nascendo e começando a brilhar constantemente. Há uma enorme concentração de poeira estelar e de gases nessa região, o que sugere a existência de água, pela junção de hidrogênio e oxigênio.

É uma das nebulosas mais brilhantes, e pode ser observada a simples vista sobre o céu noturno. Fica a 1.270±76 anos-luz da Terra, e possui um diâmetro aproximado de 24 anos-luz. 
Os textos mais antigos denominam-na Ensis, palavra latina que significa "espada", nome que também recebe a estrela Eta Orionis, que desde a Terra se vê muito próxima à nebulosa.

A nebulosa de Órion é um dos objetos astronômicos mais fotografados, examinados, e investigados. 
Dela obteve-se informação determinante a respeito da formação de estrelas e planetas a partir de nuvens de poeira e gás em colisão. 
Os astrônomos observaram nas suas entranhas discos protoplanetários, anãs castanhas, fortes turbulências no movimento de partículas de gás e efeitos fotoionizantes perto de estrelas muito massivas próximas à nebulosa.

A nebulosa de Órion faz parte de uma imensa nuvem de gás e poeira chamada Nuvem de Órion, que se estende pelo centro da constelação de Órion e que contém também o anel de Barnard, a nebulosa cabeça de cavalo, a nebulosa De Mairan, a Messier 78, e a nebulosa da Chama. Formam-se estrelas ao longo de toda a nebulosa, depreendendo grande quantidade de energia térmica, e por isso o espectro predominante é o infravermelho.

A nebulosa de Órion é uma das poucas nebulosas que podem ser observadas a simples vista, até mesmo em lugares com certa poluição luminosa. Trata-se do ponto luminoso situado no centro da região da Espada (as três estrelas situadas a sul do cinto de Órion). 
A simples vista, a nebulosa aparece desbotada; entretanto, com telescópios simples ou simplesmente com binóculos, a nebulosa observa-se com nitidez.

A nebulosa de Órion contém um aglomerado estelar aberto de recente formação denominado cúmulo do Trapézio, devido ao asterismo das suas quatro estrelas principais. Duas delas podem ser observadas como estrelas binárias em noites com pouca perturbação atmosférica. As estrelas do cúmulo do Trapézio acabam de se formar, são muito novas, e fazem parte de um massivo aglomerado estelar com uma massa calculada em 4500 massas solares dentro de um rádio de 2 parsecs chamado Cúmulo da Nebulosa de Órion, um agrupamento de aproximadamente 2000 estrelas e com um diâmetro de 20 anos-luz. Este cúmulo poderia ter conteúdo faz 2 milhões de anos a várias estrelas fugitivas, entre elas AE Aurigae, 53 Arietis, ou Mu Columbae, que se movem atualmente com velocidades próximas aos 100 km/s.

Os observadores aperceberam-se de que a nebulosa possui zonas verdosas, além de algumas regiões vermelhas e outras azuladas. A tonalidade vermelha é explicada pela emissão de uma combinação de linhas de radiação do hidrogênio, , com um comprimento de onda de 656,3 nanômetros. A cor azul-violeta é o reflexo da radiação das estrelas de tipo espectral O (muito luminosas e de cores azuladas) sobre o centro da nebulosa. A cor verdosa foi uma preocupação para os astrônomos no início do século XX, pois nenhuma das raias espectrais conhecidas podia explicar o fenômeno. Especulou-se que estas linhas eram causadas por um elemento totalmente novo, e este elemento teórico foi chamado de "nebulium". Mais tarde, com maior profundidade no conhecimento da física dos átomos, concluiu-se que tal espectro verdoso era causado pela transição de um elétron sobre um átomo de oxigênio duplamente ionizado. Contudo, este tipo de radiação é impossível de reproduzir nos laboratórios, pois depende de um meio com umas características apenas existentes nas entranhas do espaço.

As imagens ópticas revelam nuvens de gás e poeira na nebulosa de Órion. A imagem de infravermelhos (direita) mostra as estrelas de formação recente brilhando na nebulosa. Crédito: C. R. O'Dell-Universidade Vanderbilt, NASA/ ESA.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nebulosa_de_%C3%93rion

domingo, 3 de março de 2013

Google homenageia Zenzile Miriam Makeba em doodle

04/03/2013 - Nascida há 81 anos

Miriam Makeba
Zenzile Miriam Makeba foi uma cantora sul-africana conhecida Como "Mama África" ​​e grande ativista pelos Direitos Humanos e contra o apartheid na terra natal. 

Nascimento : 4 de Março de 1932, Joanesburgo
Falecimento : 9 de novembro de 2008, Castel Volturno
Cônjuge : Stokely Carmichael (de 1968 a 1978) ,Hugh Masekela (de 1964 a 1966) , Sonny Pilay (de 1959 a 1959)

Músicas
Pata Pata  1967 Pata Pata
A canção Click 1991 África
Malaika 1994 Mais belas canções da África
África 1989 Welela

Na década de 1960, ela foi a primeira artista da África a popularizar a música Africana nos EUA e ao redor do mundo. 
Ela é mais conhecida pela música " Pata Pata ", a primeira gravada em 1957 e lançado em os EUA em 1967. 
Ela gravou e excursionou com vários artistas populares, como Harry Belafonte , Paul Simon , e seu ex-marido Hugh Masekela .

Atuava ativamente contra o sistema Sul-Africano de apartheid . Como resultado, o governo Sul-Africano revogou sua cidadania e direito de regresso. 
Após o fim do apartheid, ela voltou para casa. 
Morreu em 9 de Novembro de 2008, após realizar um show na Itália organizado para apoiar escritor Roberto Saviano em sua posição contra a Camorra, uma organização mafiosa na região de Campania .
Wikipédia

Cegonheira pega fogo na BR-365 e consome completamente 11 veículos novos

03/03/2013 
MÁBILA SOARES

Uma cegonheira pegou fogo no final da manhã deste domingo (3) e destruiu completamente 11 veículos novos. O incêndio foi na BR-365, km 370, na altura da cidade de Café Patense, localizada a cerca de 30 quilômetros de Patos de Minas, no Alto Paranaíba. O fogo pode ter sido causado por um curto circuito no painel. Ninguém se feriu.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a cegonheira saiu de Camaçari (BA) e levava os veículos para o interior de São Paulo. Ao perceber o fogo, o motorista pegou o extintor de incêndio, mas não conseguiu controlar as chamas. Segundo ele, o fogo se alastrou rapidamente por toda a cabine e, em pouco tempo, já tinha atingido os veículos que estavam atrás.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e quando chegou as chamas já havia consumido a carreta e os carros. A Polícia Rodoviária Federal também esteve no local e interditou a rodovia para que os bombeiros pudessem trabalhar. Um enorme congestionamento se formou nos dois sentidos da rodovia, mas por volta de 13h o tráfego foi liberado.

A hipótese mais provável para o incêndio é a de um curto circuito no painel, mas apenas o laudo da perícia é capaz de confirmar a suspeita.
http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=377321

Furtou bicicleta e morreu atropelado na BR-459 em Itajubá, MG

03/03/2013
Internauta registrou acidente neste domingo (3) e enviou pelo VC no G1.
Rapaz invadiu a rodovia na fuga após ser visto por dono da bicicleta.

Paulo Rogerio Ribeiro
Internauta, Itajubá, MG

Um ladrão morreu atropelado logo após furtar uma bicicleta na BR-459 no Bairro Estância em Itajubá (MG). O internauta Paulo Rogerio Ribeiro, de Itajubá (MG), registrou o acidente na tarde deste domingo (3) e enviou as fotos através do canal VC no G1. Segundo ele, logo após furtar a bicicleta de uma casa, o rapaz fugiu para a rodovia e acabou sendo atropelado, morrendo no local.
Bicicleta roubada pelo rapaz, que foi atropelado logo depois na BR-459. (Foto: Paulo Rogerio Ribeiro/VC no G1)

Nota da redação: De acordo com a Polícia Militar, o rapaz, que aparentava ter cerca de 25 anos, invadiu uma residência no Bairro Estância e furtou a bicicleta. Quando ele estava saindo do local, ele viu o dono da bicicleta na janela da casa. Ele fugiu do local em alta velocidade, e no desespero da fuga, acabou entrando repentinamente na rodovia. O motorista não teve tempo de parar e atropelou o rapaz, que morreu no local. A vítima ainda não foi identificada. O motorista acionou a polícia, foi ouvido e liberado em seguida.
Na fuga, ladrão invadiu a rodovia e foi atropelado por caminhonete em Itajubá (Foto: Paulo Rogerio Ribeiro/VC no G1)
Motorista atropelou ladrão na BR-459 em Itajubá (Foto: Paulo Rogerio Ribeiro/VC no G1)

Joaquim Barbosa pode ser o Beppe Grillo brasileiro na sucessão?

domingo, 03 de março de 2013 | 07:23


Paulo Nogueira (Diário do Centro do Mundo)

A frase mais importante que Joaquim Barbosa pronunciou na entrevista que concedeu a correspondentes internacionais diz respeito não à justiça, mas à política. Ou, mais especificamente, a 2014.

 
Uma possibilidade?

Perguntaram a JB se ele tinha planos políticos. Ele afirmou não ter o “physique du rôle”. Mas fez um acréscimo que faz pensar.

Essencialmente, ele disse que as pessoas estão cansadas dos “políticos tradicionais”. Daí, segundo ele, as máscaras de carnaval com seu rosto, que aliás não foram vistas nas avenidas, e a ventilação de seu nome para concorrer à presidência.

NA ITÁLIA

O cansaço com a política tradicional se mostrou verdadeiro na Itália, com a fenomenal votação dada a Beppe Grillo, um antigo comediante que conquistou o coração de uma massa copiosa de eleitores com seu discurso de que os políticos tradicionais não prestam.

E no Brasil? Barbosa poderia ser nosso Grillo? É presumível que ele gostaria, e não pouco. É um homem cuja ambição tem pernas lépidas.

Ela o levou, no passado, a abordar um homem que não conhecia – Frei Betto — em busca de apoio para chegar ao STF, num caso já clássico de caradurismo ilimitado. JB fez o chato – o que mais incômodo do que ser abordado por alguém que não conhecemos e que deseja nos usar de escada? — diante de Frei Betto sem embaraço.

VAI OU NÃO VAI

É presumível que o caso Grillo vá ser objeto de reflexões de Barbosa. Num resumo, ele teria dois fatos a considerar. Um diria a ele: vai. O outro diria: não vai.

O primeiro, o do vai, é que a mídia daria certamente um apoio estrondoso, quase incondicional a ele. O “caçador de marajás”, o bordão pelo qual a mídia ajudou a promover Collor rumo à presidência, seria reciclado. Talvez se tornasse, na versão 2014, o “caçador de corruptos”.

O segundo, o do não vai, é que Dilma não é Berlusconi. Basta ver seus índices de popularidade.

Haverá aí um combate entre a vaidade e a razão. Se a vaidade triunfar, JB disputará a presidência em 2014. Se a razão vencer, ficará onde estar.

A vaidade costuma bater a razão.
Fonte Tribuna da Internet

Diretório Nacional do PT vai contra governo e quer censurar a Imprensa

domingo, 03 de março de 2013 | 12:30

José Carlos Werneck

Seguindo fielmente a cartilha das ditaduras totalitárias, sejam elas de direita ou de esquerda, o Diretório Nacional do PT, reunido em Fortaleza, aprovou uma resolução intitulada “Democratização da mídia é urgente e inadiável”. que objetiva apoiar um projeto de lei de iniciativa popular para novo marco regulatório das comunicações.


Em português claro, tal resolução ,que é o “Sonho de Consumo” da ala mais radical e retógrada do PT, tem como objetivo censurar a liberdade de expressão, tão duramente conquistada por todos que lutaram contra as ditaduras que já mandaram no Brasil.

A idéia foi encampada por entidades como o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), mas no último dia 20, o Ministério das Comunicações anunciou o adiamento da implantação do novo marco regulatório, que há tempos, se encontra esquecido na pasta.

Felizmente, na última quarta-feira, Gilberto Carvalho,secretário-geral da Presidência, informou que tal proposição não consta na pauta do governamental. Como interlocutor político da presidente Dilma Rousseff,o ministro falou em nome da presidente da República, que se sabe é totalmente contrária à infeliz proposição.

No documento , o PT conclama o governo a “reconsiderar a atitude do Ministério das Comunicações, dando início à reforma do marco regulatório, bem como a abrir diálogo com os movimentos sociais e grupos da sociedade civil que lutam para democratizar as mídias no País”. Querem também “rever o pacote de isenções concedidos às empresas de telecomunicações” – no valor de R$ 60 bilhões, no contexto do Plano Nacional de Banda Larga -, “reiniciar o processo de recuperação da Telebrás” e “manter a neutralidade da internet”.

O texto ressalta que o oligopólio que controla o sistema de mídia no Brasil “é um dos mais fortes obstáculos, nos dias de hoje, à transformação da realidade do nosso País”.

INSISTÊNCIA

Em outra resolução,também,divulgada,sexta-feira, o partido destaca, que “a despeito das dificuldades para a instituição de um marco regulatório para a mídia, o PT continuará lutando pelo alargamento da liberdade de expressão no País”.

“Como um direito social, contra qualquer tipo de censura, restrição ou discriminação, e insistindo junto ao Congresso Nacional para que dê eficácia aos artigos da Constituição que disciplinam o assunto”.

Os petistas afirmam haver “necessidade de que as deliberações democraticamente aprovadas pela Conferência Nacional de Comunicação”, realizada em Brasília em 2009, sejam implementadas pela União, “em especial aquelas que determinam a reforma do marco regulatório das comunicações, mudanças no regime de concessões de rádio e TV, adequação da produção e difusão de conteúdos às normas da Constituição Federal, e anistia às rádios comunitárias”.
Fonte Tribuna da Internet

Blitz na Lei Seca flagra 15 motoristas embriagados em BH no fim de semana

03/03/2013 
Elemara Duarte - Hoje em Dia
Carlos Rhienck/Arquivo
Blitz foi realizada em vários pontos da capital mineira

Quinze motoristas foram flagrados sob efeito de álcool entre a noite de sexta-feira (1º) e a madrugada deste domingo (3), em blitz da Lei Seca, em Belo Horizonte. Eles deverão pagar multa, terão as carteiras de motoristas recolhidas e responderão processo. A Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) informou que foram abordados 435 condutores neste período. Sete pessoas abordadas não tinham habilitação para dirigir.
Outra operação da Lei Seca foi realizada na BR-256, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, entre sexta-feira e sábado. Nela, 120 motoristas foram submetidos a testes no bafômetro. 

Sete condutores foram autuados por estarem com teor alcoólico entre 0,05 e 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido (mg/l). Duas pessoas foram presas e cinco veículos apreendidos. Um motociclista que apresentou 0,45 mg/l e um motorista que apresentou teor de 0,83 mg/l, ambos foram encaminhados.

Policial militar é assassinado a tiros em bairro da Zona Oeste do Recife

03/03/2013 
Homem de 49 anos foi morto, no sábado (4), por suspeito não identificado.
Vítima trabalhava há 26 na corporação e deixou três filhos.

Do G1 PE
PM foi morto nesta rua da UR-7, na Várzea, no último sábado (2). (Foto: Reprodução/ TV Globo)

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) começou a investigar o assassinato de um policial militar de 49 anos, na comunidade da UR-7, bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife. Segundo a polícia, o homem foi morto no fim da tarde do último sábado (4), baleado por um suspeito ainda não identificado.

O DHPP informou que a vítima tinha saído de carro para fazer compras e, na volta, parou para conversar com conhecidos em um bar, quando um homem em uma moto efetuou três disparos. O crime ocorreu na Avenida Porto Seguro, por volta das 17h.

As informações iniciais da Polícia Militar apontam que duas pessoas estavam na moto. O DHPP trabalha com um suspeito, mas investiga o envolvimento de outra pessoa no crime. A motivação do homicídio ainda não foi esclarecida. A vítima trabalhava há 26 na corporação e deixou três filhos, de acordo com a PM.

Botafogo quebra escritas, bate o Fla por 2 a 0 e vai à final da Taça GB

03/03/2013
Julio Cesar abre o placar no primeiro minuto de jogo, Vitinho carimba a vitória no último, a primeira sobre Fla no Engenhão, pondo fim a jejum

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Uma vitória implacável do primeiro ao último minuto. Assim foi, de forma emocionante, o triunfo do Botafogo sobre o Flamengo por 2 a 0, neste domingo, no Engenhão. Com um gol de Julio Cesar logo no lance inicial e de Vitinho no fim (aos 48), garantiu vaga na final da Taça Guanabara e quebrou um jejum de quase três anos sem vencer o rival. Os últimos três pontos haviam sido em 18 de abril de 2010, nos 2 a 1 da cavadinha de Loco Abreu que garantiram a Taça Rio e o título carioca. Isso no Maracanã.

Ainda por cima, essa vitória é a primeira sobre os rubro-negros no Engenhão, justamente no dia do aniversário de Zico. E dois personagens, além dos autores dos gols, não podem ser esquecidos no triunfo alvinegro. O goleiro Jefferson, que puxou o contra-ataque para o segundo gol, de Vitinho. E o camisa 10 Seedorf, que com experiência comandou a equipe nos momentos mais críticos na partida.

A torcida alvinegra que compareceu ao Engenhão - cuja renda foi de 831.380,00, com público pagante de 17.554 pessoas e presente de 21.545 - já começou o domingo feliz por conta da vitória alvinegra sobre o Flamengo por 2 a 1 também no sub-20, também neste domingo.

Agora, ao Flamengo só resta a Taça Rio para ter esperanças de chegar à decisão do Campeonato Estadual. O time não perdia desde outubro, quando foi derrotado por 3 a 1 pelo Corinthians, no Campeonato Brasileiro.

Gol veloz
O primeiro tempo já terminara com vitória incontestável do Botafogo. Sob comando de Seedorf e Lodeiro, o time alvinegro foi superior desde o primeiro minuto, quando abriu o placar sobre uma equipe que sequer conseguiu dar um chute a gol em 45 minutos. E o Flamengo, que entrou em campo com o nome de Zico às costas na camisa - em homenagem aos 60 anos completados neste domingo -, tinha a vantagem do empate. Que virou pó graças a uma grande jogada do novo titular da lateral esquerda alvinegra.

Confirmado pelo técnico Oswaldo de Oliveira no lugar do negociado Márcio Azevedo, Julio Cesar entrou querendo matar um leão. E, após receber de Seedorf, partiu da esquerda para o meio driblando o primeiro, depois o segundo e o terceiro, até bater cruzado, sem defesa para Felipe: golaço alvinegro numa defesa que não via a bola entrar na rede havia quatro partidas.

Não poderia ser melhor para o Botafogo o começo. Após tomar a vantagem do rival logo no começo, a estratégia era botar a bola no chão e tentar conter um possível ímpeto rubro-negro. Ficou até mais fácil diante da pouca organização do Flamengo, que sentiu o duro golpe. Na tentativa de reagir logo, a opção era passar todas as bolas para Rafinha. A velocidade do camisa 11 não garantia, no entanto, sequência na jogada. Ainda por cima, Hernane passava a querer resolver sozinho - o que está longe de ser seu forte. E Carlos Eduardo pouco aparecia.

Bota soberano
Melhor, muito melhor, para a equipe alvinegra. Se o camisa 10 do Flamengo nada produzia e ainda sofria com os erros de passe e marcação de bson e Elias, Seedorf virava o jogo com a habitual inteligência e tinha em Lodeiro um grande parceiro. Marcelo Mattos fechava bem o meio-campo, Fellype Gabriel fazia o vaivém sem comprometer e Lucas subia bem pela direita. E Bolivar voltou a aparecer de surpresa na área adversária, em boa cabeçada que Felipe defendeu. Na frente, no entanto, Rafael Marques se atrapalhou sempre - furou até bicicleta.

Se tivesse um atacante melhor, o Botafogo poderia muito bem ter aumentado a vantagem. A defesa rubro-negra, lenta com Wallace e González, dava espaços, ao contrário da alvinegra. O Flamengo não conseguia chutar a gol. Sequer abria o jogo pelas laterais - Léo Moura voltava a fechar para o meio e João Paulo apoiava mal.

Aos 38 minutos, Oswaldo de Oliveira sacou Andrezinho, que se contundiu mas era o jogador com atuação mais fraca no meio-campo, para pôr Gabriel, aumentando mais ainda o poder de marcação. Um choque de cabeça entre González e Fellype Gabriel - sem graves consequências - esfriou mais ainda os times no fim da primeira etapa. Com uma vantagem alvinegra embalada por momentos inspirados do camisa 10, Seedorf.

Mexidas no Fla
Dorival Junior mexeu no Flamengo. Sacou os reforços mais badalados da temporada mas apáticos em campo - Elias e Carlos Eduardo - para pôr Renato Abreu e Rodolfo. E a primeira jogada de ataque do Flamengo na partida ocorreu aos quatro minutos, quando João Paulo cobrou falta pela esquerda para Renato cabecear. Jefferson fez a defesa.

Renato até melhorou um pouco o meio-campo do Flamengo. Mas Cáceres, lento, errava, e muito, na saída de bola. Do lado alvinegro, Lodeiro sobrava na partida. Numa falta levantada na área rubro-negra, Fellype Gabriel - outro muito bem na partida - por pouco não ampliou o placar. Felipe defendeu, mas o árbitro já dera falta do jogador alvinegro.

O técnico rubro-negro mexeu novamente. Tirou Cáceres e botou Gabriel, recuando Ibson. Pelas laterais, João Paulo e Léo Moura procuravam abrir mais as jogadas, mas encontravam na defesa Bolívar e Dória bem seguros. E, aos 20 minutos, houve um lance polêmico: Rodolfo arriscou chute próximo da meia-lua. A bola tocou no braço de Marcelo Mattos. O árbitro Graziani Maciel Rocha interpretou como bola na mão.

Emoção até o fim
O Fla cresceu um pouco na partida. João Paulo, mais acionado, fez bom cruzamento para cabeçada de Hernane. Jefferson espalmou e, no rebote, foi com o pé esquerdo para impedir o gol do atacante rubro-negro. Pouco depois, Gabriel, o rubro-negro, começou a aparecer na partida e por pouco não empatou ao bater com perigo de fora da área. Jefferson voou e fez a defesa mais bonita da partida.

Lodeiro, cansado, deu vez a Vitinho, que passou a usar a velocidade nos contra-ataques. A partida ficou lá e cá. Ibson obrigou Jefferson a outra grande defesa. Vitinho também deu trabalho para Felipe. Depois, teve mais duas chances, a última após entrar livre na área.

A partida, emocionante até o fim, teve o goleiro Felipe na área do Botafogo tentando o gol de empate. Jefferson salvou e puxou o contra-ataque para Vitinho, depois de perder várias chances, fazer o gol que levou a torcida alvinegra ao delírio. Nada mais justo para quem teve melhor organização em campo. Agora, é esperar o Vasco.