quinta-feira, 22 de junho de 2017

Museu Mariano Procópio celebra 96 anos de sua inauguração oficial

JUIZ DE FORA - 22/6/2017 - 15:02

Foto: Carlos Mendonça

Embora estivesse aberto à visitação pública desde 1915 como acervo particular, a inauguração oficial do Museu Mariano Procópio aconteceu em 23 de junho de 1921. Este ano, são comemorados 96 anos da iniciativa. A intenção de seu fundador era inserir a instituição na memória nacional.

A data foi especialmente escolhida por Alfredo Ferreira Lage para celebrar o centenário de nascimento de seu pai, o comendador Mariano Procópio Ferreira Lage (1821- 1872), idealizador e empreendedor da primeira estrada de rodagem macadamizada do Brasil, a “União e Indústria”, ligando Petrópolis a Juiz de Fora, inaugurada em 1861, também no dia 23 de junho, com a presença do imperador Pedro II e sua família, de importantes políticos e convidados da corte.

No “Álbum de Juiz de Fora”, livro organizado por Albino Esteves, há passagens sobre a inauguração. Na época, a casa da família, conhecida hoje como “Villa Ferreira Lage”, era chamada Museu Ferreira Lage. Com o aumento de sua coleção privada, Alfredo começou a enfrentar desafios vivenciados por outros colecionadores. Além de um espaço adequado para acomodar os milhares de peças dos mais variados contextos, ele já se preocupava com o acesso e o resguardo dos objetos para que, após a sua morte, não se perdessem. A ampliação do acervo de Alfredo levou à construção de um prédio anexo, a galeria de Belas-Artes, inaugurada em 13 de maio de 1922. Trata-se da primeira edificação brasileira construída com finalidade de ser museu. O planejamento de arte, onde se destacam o lanternim e a claraboia, é de Rodolpho Bernardelli.

Neste ano, também comemora-se o aniversário de 81 anos de doação do Museu, seu acervo e o parque ao Município. Alfredo formalizou a doação sem nada exigir para si, nem para seus herdeiros, em 29 de fevereiro de 1936. Para o fiel cumprimento da doação, criou o Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio, que vem atuando como guardião da instituição.

A exposição “Esplendor das Formas: Esculturas do Acervo do Museu Mariano Procópio” fica na Galeria principal do Museu e recebe o público de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas. A visitação monitorada para grupos e instituições de ensino podem ser agendadas pelo telefone 3690-2027

* Informações com a assessoria da Fundação Museu Mariano Procópio pelo telefone 3690-2004
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário